3º série do E.M- Atividade avaliativa III- 2,0

Name:
Na espécie humana há diferentes tipos sanguíneos, e a informação referente aos sistemas ABO e Rh orientam as possibilidades de transfusão sanguínea entre os diferentes grupos. Se um casal – cuja mulher tenha sangue O negativo e o homem A positivo, do qual a mãe era O negativo como sua esposa – esteja planejando ter filhos, qual a probabilidade de vir a ter uma menina que seja “doadora universal”?
1/8
1/6
1
1/2
1/4
Gustavo, Diogo e Joana são irmãos, filhos da mesma mãe e do mesmo pai. Através da tipagem sanguínea, descobriram que Gustavo pode doar sangue para Diogo e Joana; porém, não pode receber sangue de nenhum deles. Diogo, por sua vez, pode receber sangue de Joana e Gustavo, pois não apresenta nenhuma aglutinina no seu plasma. Já o sangue de Joana possui somente aglutinogênio/antígeno A. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA.
Diogo pertence ao grupo O.
Gustavo pertence ao grupo AB.
Joana pertence ao grupo B.
Os pais pertencem aos grupos A e B.
Os pais pertencem aos grupos O e AB.
Os genótipos do sistema sanguíneo ABO são representados pelos seguintes alelos múltiplos: IA, IB e I. As informações logo abaixo foram disponibilizadas a um estudante de biologia que pretende fazer uma prova de seleção de monitoria de Genética para a qual ele terá que escolher a única opção falsa. Dentre as afirmações a seguir, assinale a FALSA.
Os alelos IA e IB são codominantes entre si e dominantes em relação ao alelo I.
Os alelos IA e IB podem se expressar em heterozigose e produzem, respectivamente, as aglutininas A e B.
O alelo I determina a ausência de aglutinogênios no sangue e expressa o tipo sanguíneo “O” somente pelo par recessivo ii.
É provável que uma mulher com sangue tipo “B” possa ter filhos com sangue do tipo “O”. Entretanto, basta somente que o tipo sanguíneo B seja expresso na forma homozigótica para que essa afirmação deixe de ser uma provável verdade.
O casal Gilberto e Ana Lúcia tem quatro filhos. Um deles, Thiago, pertence ao tipo sanguíneo “AB”, enquanto Ricardo e Júlia têm o tipo sanguíneo “A”. Ana Maria é a outra filha do casal. Sabendo-se que o pai de Ana Lúcia possui sangue do tipo “B” e tanto a mãe de Gilberto como a de Ana Lúcia possuem sangue do tipo “O”, a probabilidade de que Ana Maria tenha o tipo sanguíneo “O”, igual, portando, ao de suas avós, é de:
1/2
3/4
1/4
1/8
1.
Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A teve uma criança pertencente ao tipo B que sofreu eritroblastose fetal ao nascer. O pai da criança é receptor universal e também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo genótipo da mãe é de
1/2.
1/8.
3/4.
1/4.
0.
Um casal que acabou de ler a reportagem em que pessoas do grupo O e mulheres grávidas atraem mais os mosquitos ficou preocupado, já que planejam ter um filho em breve. Sabe-se que ele pertence ao grupo A, filho de pais também do grupo A, heterozigotos, e ela pertence ao grupo B, filha de pai do grupo B, heterozigoto, e mãe O. Consultaram um geneticista e perguntaram a probabilidade de terem uma menina pertencente ao grupo O. Assinale a alternativa que contém a resposta do geneticista.
1/4.
1/12.
1/8.
1/16.
1/32.
Um homem tem sangue AB e casa-se com uma mulher cujos avós paternos e maternos são do grupo O. O casal pode ter APENAS filhos
Do grupo O.
Do grupo AB.
Dos grupos AB e O.
Dos grupos A, B e AB.
Dos grupos A e B.
{"name":"3º série do E.M- Atividade avaliativa III- 2,0", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Name:, Na espécie humana há diferentes tipos sanguíneos, e a informação referente aos sistemas ABO e Rh orientam as possibilidades de transfusão sanguínea entre os diferentes grupos. Se um casal – cuja mulher tenha sangue O negativo e o homem A positivo, do qual a mãe era O negativo como sua esposa – esteja planejando ter filhos, qual a probabilidade de vir a ter uma menina que seja “doadora universal”?, Gustavo, Diogo e Joana são irmãos, filhos da mesma mãe e do mesmo pai. Através da tipagem sanguínea, descobriram que Gustavo pode doar sangue para Diogo e Joana; porém, não pode receber sangue de nenhum deles. Diogo, por sua vez, pode receber sangue de Joana e Gustavo, pois não apresenta nenhuma aglutinina no seu plasma. Já o sangue de Joana possui somente aglutinogênio\/antígeno A. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA.","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}
Powered by: Quiz Maker