COMPORTAMENTO OPERANTE
Operant Behavior Quiz
Test your knowledge on operant behavior and conditioning with this engaging quiz! Explore the principles of operant conditioning, reinforcers, and their impacts on behavior.
- 30 challenging questions
- Learn about reinforcement and extinction
- Understand human behavior through operant principles
1. O comportamento _________ é aquele que modifica o mundo, produz conseqüências e essas conseqüências modificam aquele que se comporta.
2. Essas _________produzidas pelo comportamento operante alteram a probabilidade de que ele ocorra no futuro novamente (resposta é fortalecida).
3. Todo comportamento _________é voltado a produzir essas conseqüências.
4. Enquanto comportamentos respondentes são reflexos e parte do que sentimos, o comportamento _________são ações, pensamentos, processos cognitivos, sonhos, etc.
5. Chama-se condicionamento operante o processo pelo qual uma resposta (comportamento) é _________ (tem aumento de chances de acontecer novamente) devido a conseqüência produzida.
6. O condicionamento operante pode ser dividido em reforçamento _________e coerção (reforçamento negativo e punição).
7. Reforçamento positivo é o condicionamento operante no qual as respostas são _________através da produção de conseqüências boas, úteis, agradáveis, interessantes, etc.
8. Por exemplo, a resposta de falar de uma criança é fortalecida por produzir _________como: incentivo dos pais e atendimento de seus pedidos e demandas.
9. A resposta de andar é também _________por consequências providas por outras pessoas e por si mesma, já que possibilita melhor domínio e exploração do mundo.
10. As consequências produzidas em um processo de ‘reforçamento positivo’ são chamadas de ‘_________ou reforços positivos’. São objetos de desejo, aquilo que buscamos, coisas boas, uteis, agradáveis em algum sentido.
11. O reforçamento positivo causa reações emocionais _________, como prazer e satisfação devido a essas consequência boas, uteis, agradáveis: alcançar esses objetos de desejo causa essas reações.
12. Aquele que reforça, ou seja, aquele que provê esses _________ (consequências boas, uteis, agradáveis), como pais e amigos ou instituições sociais como escola e religião passam a despertar essas mesmas reações emocionais agradáveis.
13. Assim, aquele que reforça torna-se um _________condicionado, ou seja, torna-se um objeto de desejo, algo que desperta esses afetos.
14. Esses _________condicionados são as coisas que gostamos, por exemplo. Eles podem ser desde pessoas, animais, objetos e coisas materiais até reforçadores sociais.
15. Mais exemplos de _________: alimentação, sexo proteção, abrigo, carinho, afeto, prestígio, dinheiro, etc.
16. Reforçadores sociais são consequências produto da interação com outros _________e que, destes dependem pra existir. Por exemplo, atenção, afeto, prestígio, submissão, etc.
17. Os reforçadores _________, ou seja, aquilo que se obtém das relações com humanos são os mais relevantes para o nosso desenvolvimento.
18. Assim, o condicionamento _________funciona dessa forma: respostas que produzem como consequência os reforçadores positivos (coisas boas, uteis, agradáveis, objetos de desejo) tem sua probabilidade de acontecer novamente no futuro aumentada. Esse é um processo de aprendizagem.
19. Da mesma forma que as respostas são aprendidas, elas podem ser desaprendidas pelo processo de extinção _________.
20. A _________operante ocorre quando a resposta é emitida sem a produção da consequências que a mantém, ou seja, a consequência ‘desejada’ não ocorre.
21. Por exemplo, o comportamento de birra que é mantido pela submissão dos cuidadores, logo, ao deixar-se de atender as vontades da criança (suspende-se as _________ reforçadoras positivas) quando ela faz birra, ensina-se a ela que assim não obterá o que deseja, e a birra vai se extinguindo.
22. No exemplo, temos o condicionamento _________: criança faz birra, produz o que deseja, logo, no futuro, quando desejar novamente, fará birra.
23. Em _________: criança faz birra, não produz o que deseja, logo, deixa de fazer a birra e ‘tenta fazer outra coisa pra conseguir o que quer ou desiste’. Assim, a resposta de birra desaparece e é chance para os cuidadores ensinarem alguma outra forma de pedir o que se deseja, por exemplo.
24. A extinção operante causa respostas emocionais de frustração, raiva e tristeza, por exemplo, e um aumento inicial de respostas de ‘busca’ por aquela _________, reforçador ou objeto de desejo que não está mais disponível.
25. A extinção acontece naturalmente na vida, quando algo que a gente faz já não traz o retorno desejado. Um relacionamento que não dá mais certo, uma amizade que se desfaz, um término, uma perda. Todos esses eventos envolvem perdas de coisas que são pra nós importantes, objetos de _________, reforçadores positivos e enfim, ocasiona em sofrimento.
26. O comportamento operante é uma categoria ampla, que engloba fenômenos _________como pensamentos, processos cognitivos e sonhos além da ação observável.
27. O pensamento é operante por, muitas vezes, se voltar a produzir aquilo que desejamos, que nos faz falta, ou seja, _________positivos.
28. Por exemplo, uma pessoa de dieta _____ aquilo que está privada (em falta) e então pode, sem perceber, ficar pensando no dia que pode quebra-la; a pessoa afastada de quem ama passa a, de forma voluntária ou involuntária, consciente ou inconsciente, a pensar nessa pessoa.
29. Prestar atenção produz como _________o de aumento de chances de um caçador capturar sua presa; relembrar permite contato com aquilo que deseja, seja por perda ou seja por ser uma lembrança agradável.
30. O sonho traz, da mesma forma que pensamento, aquilo que estamos em falta: sua ___________ é a produção daquilo que desejamos (reforçador positivo).
{"name":"COMPORTAMENTO OPERANTE", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Test your knowledge on operant behavior and conditioning with this engaging quiz! Explore the principles of operant conditioning, reinforcers, and their impacts on behavior.30 challenging questionsLearn about reinforcement and extinctionUnderstand human behavior through operant principles","img":"https:/images/course6.png"}