Literatura Brasileira - Professora Terezinha

A vibrant and artistic collage of Brazilian literature references, featuring iconic authors like José de Alencar and Raul Pompéia, with a backdrop of a 19th-century Brazilian cityscape.

Desvendando a Literatura Brasileira

Teste seus conhecimentos sobre a literatura brasileira com foco nas obras de José de Alencar e Raul Pompéia. Este quiz foi elaborado para estudantes, amantes da literatura e todos que desejam explorar as nuances das obras-primas do século XIX.

Desafios incluem:

  • Questões de múltipla escolha baseadas nas obras clássicas.
  • Análise crítica das temáticas abordadas.
  • Exploração do contexto social e histórico da literatura.
10 Questions2 MinutesCreated by ReadingMoon452
Romance de costumes, Senhora reflete criticamente a sociedade brasileira do Segundo Império, notadamente a urbana. Nessa, o casamento é mais um contrato financeiro que amoroso; o dote, o passaporte para a vida conjugal. Entretanto, o romance de José de Alencar mentem-se fiel aos princípios do Romantismo porque:
seus protagonistas redimem-se das transações vis, recuperando, no final da obra, a dignidade e a pureza comuns aos heróis da escola romântica.
O mau caráter de personagens como o velho Lemos é desmascarado e justamente castigado.
O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de:
O par romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem.
A união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.
Leia o trecho a seguir, de José de Alencar. “Convencida de que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão. Assim costumava ela indicar o merecimento relativo de cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem financeira, Aurélia contava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.” O romance Senhora, ilustrado pelo trecho:
Representa o romance urbano de Alencar. A reação de ironia e desprezo com que Aurélia trata seus pretendentes, vistos sob a ótica do mercado matrimonial, tematiza o casamento como forma de ascensão social.
Tematiza o adultério e a prostituição feminina, representados pelo interesse financeiro como forma de se ascender socialmente. Essa obra explora tanto aspectos do regionalismo nacional como os valores da vida urbana.
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre Senhora, de José de Alencar:
As personagens Aurélia e Seixas representam o domínio do indivíduo sobre o social, tema fundamental do Romantismo brasileiro.
O romance atende aos propósitos de representação da realidade brasileira contemporânea ao escritor, de vez que retrata oposições e valores da sociedade burguesa do Rio de Janeiro.
Assinale a alternativa incorreta, em relação à obra O Ateneu.
Em linguagem otimista, o narrador revela os muitos anos passados em uma instituição modelar de ensino, cujo diretor era severo, porém compreensivo com os alunos mais fracos e desamparados.
Entre os traços em comum entre esse romance e Menino de engenho há o fato de em ambos haver narrador de 1ª pessoa, e de os narradores irem para um internato.
Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, NÃO se pode afirmar que:
O romance é narrado num tom intimista, em terceira pessoa.
As pessoas são descritas, muitas vezes, de forma caricatural.
A respeito do autor de O Ateneu, disse Mário de Andrade: "Raul Pompéia, inconscientemente, foi a última e derradeiramente legítima expressão do barroco entre nós". Referia-se, com essas palavras, ao:
Requinte verbal da linguagem de Pompéia
Caráter moralista da narração.
Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
Tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem principal.
Apresenta todas as características do Realismo, exceto a influência do meio sobre o comportamento do indivíduo.
Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
Romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.
Romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do autor.
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão:
Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais.
Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.
{"name":"Literatura Brasileira - Professora Terezinha", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Teste seus conhecimentos sobre a literatura brasileira com foco nas obras de José de Alencar e Raul Pompéia. Este quiz foi elaborado para estudantes, amantes da literatura e todos que desejam explorar as nuances das obras-primas do século XIX.Desafios incluem:Questões de múltipla escolha baseadas nas obras clássicas.Análise crítica das temáticas abordadas.Exploração do contexto social e histórico da literatura.","img":"https:/images/course3.png"}
Powered by: Quiz Maker