Pedipaper – Guia de Visitação do BaZe
 
Temas_Site-2-monotorização

A Maia é um concelho que respira história, modernidade, negócios e eventos. Convidamo-lo a vir sorrir connosco e descobrir a cidade a pé seguindo as nossas sugestões.
Um passeio por edifícios, parques e locais históricos seguindo um caminho alinhado com o futuro, ancorado no BaZe – Laboratório Vivo para a Descarbonização, onde se testam soluções de mobilidade, eficiência energética, economia circular e ambiente e procedimentos e formas de fazer envolvendo a comunidade.
O “BaZe_Living Lab Maia" tem como objetivo preparar um ecossistema urbano que nos conduza a um balanço neutro em termos carbónicos. Conheça os principais pontos do percurso pelo Centro da Cidade, através de um passeio que será um jogo e um desafio à criatividade.
Esta é uma atividade de sensibilização, vocacionada para a participação individual, em grupo ou em família, incentivando à descoberta das experiências do BaZe - LvpD - Laboratório Vivo para a Descarbonização, e à partilha de fotografias, que poderão ser utilizadas nas redes sociais.
Terá questões de identificação, destinadas a gerir o jogo, e as repetivas classificações, assim como o concurso de fotografia que se lhe seguirá.
Essas questões são de natureza facultativa mas ao preenchê-las, está a autorizar-nos a usar os seus dados pessoais para os efeitos mencionados. Ao prosseguir está também a autorizar a utilização das imagens para este efeito.
Caso não se identifique, poderá continuar a jogar connosco, embora sem se habilitar às fases subsequentes, designadamente a relativa ao concurso de fotografia.
Ao longo deste desafio terá questões. Não se preocupe se não souber de imediato a resposta. Vá à sua descoberta. No limite, consulte o nosso endereço eletrónico, disponível aqui.
Cada resposta certa vale um ponto, e as imagens recolhidas, após seleção das mais interessantes sob o ponto de vista técnico a avaliar por fotógrafo profissional, uma por participante, serão alvo de um concurso de fotografia, que decorrerá entre 23 de setembro e 3 de outubro de 2022.
 
Nome:
Email:
O início de um percurso, quando se parte à descoberta de um território, deve começar pelo turismo. E é aqui que vamos dar início à descoberta, do interior da Loja Interativa de Turismo da Maia - Visitmaia. Comece o percurso e fotografe as árvores à frente com a Torre Lidador como pano de fundo.
Siga pela esquerda, ao longo do espelho de água em direção à linha de Metro. Ao chegar ao jardim, observe-o, fotografe-o e fique a saber que, com o objetivo de melhor gerir a água, com o apoio de ferramentas de previsão meteorológica, sensores e sistemas de monitorização adequados, foi instalado um sistema de gestão inteligente da água de rega, que aciona, em primeiro lugar, uma cisterna de aproveitamento das águas da chuva, e, em último recurso, a água da rede de distribuição, reduzindo o desperdício.
Contorne o jardim, em direção à paragem de autocarros, fotografe uma das 3 instalações que existem na Maia, de passadeiras inteligentes, que através de energia solar e de sensores de movimento, permitem iluminar a passagem dos peões em ambiente noturno, habilitando o atravessamento de forma mais segura e eficiente.
Continue em direção ao interior do parque de estacionamento e, no seu interior, dê-se conta de que nele foi realizada uma operação de substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED.
Diga-nos quantas lâmpadas foram substituídas no Parque Central.
Consegue dizer-nos qual foi a redução estimada de consumo?
Também ao nível da Iluminação Pública, e em articulação com o Plano de Substituição de luminárias da EDP Distribuição o município, até ao final de 2021 substituiu cerca de 10381 luminárias.
Também aqui registamos uma redução no consumo. Diga-nos qual.
Se continuar a caminhar pelo piso -1 do parque de estacionamento, em direção à rampa de saída, notará que instalamos carregadores de veículos elétricos. Sabe quantos?
Saia do parque de estacionamento pela rampa a Norte e terá, à sua direita, um edifício que, em poucos meses, acolherá o BaZe-Oficina – Fab Lab Repair Café, um espaço de demonstração, aberto à população e às iniciativas decorrentes do envolvimento dos cidadãos. À sua direita, tem outra das belas áreas ajardinadas deste espaço, onde pretendemos desenhar soluções de design segundo os princípios da Permacultura.
Enquanto isso, foram já instalados alguns Omniflow, um pequeno equipamento inovador de iluminação pública inteligente, 100% autossuficiente por aproveitamento de energia solar e do vento, cuja energia gerada tem a capacidade de alimentar a iluminação LED que, à noite, ilumina o espaço público.
Um deles, de um total de 9, está localizado aqui bem perto do sítio onde se encontra. Procure-o e envie-nos uma foto do mesmo.
A qualidade do ar que respiramos configura outro dos importantes indicadores de qualidade de vida de qualquer cidade. Foram instalados 4 sensores exteriores, para monitorização de situações diferenciadas. Este é um importante instrumento de monitorização que vai permitir a alteração de comportamentos urbanos e a adequação de medidas de condicionamento de fontes de poluição para a sua efetiva redução ou eliminação. Um deles também se localiza neste espaço.
Consegue dizer-nos em que outros locais do concelho foram instalados?
Sabemos que o automóvel é um dos principais responsáveis pela emissão de gases com efeitos de estufa, e pela degradação da qualidade do ar nas cidades. O tempo de circulação à procura de lugar de estacionamento muito contribui para isso. Com vista a preparar o espaço central para um melhor ambiente urbano, foi instalado um sistema de Smart Parking que visa, através da tecnologia de análise de imagem, captada através de 17 (dezassete) câmaras de vídeo, monitorizar o parqueamento à superfície na zona do centro da Cidade.
Procure uma dessas câmaras e envie-nos uma imagem da mesma.
Caminhe agora em direção ao Fórum da Maia e aprecie e fotografe, no jardim, a obra Focus da autoria de Moradavaga, resultante da Bienal de Arte Contemporânea da Maia. Tenha cuidado a passar a linha de metro da Estação Fórum Maia. Sim, aqui temos um excelente exemplo de mobilidade sustentável e do contributo positivo que podemos dar, usando transportes públicos. Vá atravesse, siga pelo passeio, pela direita até aceder ao Fórum da Maia, através da entrada voltada para a Estação Fórum Maia.
É hora de entrar no Fórum da Maia. Avise o segurança de que está a realizar o Pedipaper.
Vamos, é altura de visitar o BaZe-Oficina – Laboratório de Fabricação Digital, um espaço de desenvolvimento e execução de ideias/projetos, de carácter tecnológico ou artístico, através da disponibilização de ferramentas de fabricação digital. Aqui são desenvolvidas várias ações de capacitação da comunidade para a “Cultura Maker” (Design Thinking, Modelação 3D e Impressão 3D, Laser Cutter e Tinkering). Dê um exemplo de uma atividade já realizada.
Continue a explorar este espaço cultural e não deixe de subir à cobertura verde e perceber a dinâmica que a mesma traz à biodiversidade, à vida dos edifícios e à qualidade de vida dos cidadãos. Vá lá, toca a mexer, mais uma fotografia da cobertura verde e seguimos caminho.
À saída do Fórum, por Nascente, não deixe de reparar, à sua esquerda, no Jardim Comunitário, desenvolvido no contexto da Bienal de Arte Contemporânea da Maia de 2021, pela dupla de artistas - Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, um belo exemplo de arte e cultura ao serviço da educação para a sustentabilidade integral.
Seguindo em frente, repare no e-HUB, na possibilidade de carregar carros elétricos. Qual a capacidade máxima de carregamento em simultâneo?
Vá à Praça agora, desfrute das atividades desta celebração da Semana Europeia da Mobilidade Sustentável.
Deverá encontrar scooters elétricas, disponibilizadas no contexto da ação Veículos Elétricos e Modos Suaves e sensores de monitorização de tráfego, que captam a circulação dos veículos que atravessam a Praça.
Consegue descobrir onde se localizam?
Procure o Espaço Baze, descubra mais iniciativas, sobretudo o piloto da Plataforma Interativa e Integradora, e o papel que tem realizado na integração das soluções dos verticais tecnológicos e bem ainda de outras fontes de dados e alguns dos resultados das experiências que puderam ser vistas ao longo do percurso.
Tire uma foto connosco.
Siga em direção à Rua Padre António e, como este é um percurso circular, seguimos novamente pela direita, atravessando novamente a linha do metro. Atravesse junto ao Interface de Transporte Público e, de regresso ao ponto de partida, tire uma última foto. Agora do lado de fora do Visitmaia.
Prova superada com distinção.
{"name":"Pedipaper – Guia de Visitação do BaZe", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"A Maia é um concelho que respira história, modernidade, negócios e eventos. Convidamo-lo a vir sorrir connosco e descobrir a cidade a pé seguindo as nossas sugestões., Um passeio por edifícios, parques e locais históricos seguindo um caminho alinhado com o futuro, ancorado no BaZe – Laboratório Vivo para a Descarbonização, onde se testam soluções de mobilidade, eficiência energética, economia circular e ambiente e procedimentos e formas de fazer envolvendo a comunidade., O “BaZe_Living Lab Maia\" tem como objetivo preparar um ecossistema urbano que nos conduza a um balanço neutro em termos carbónicos. Conheça os principais pontos do percurso pelo Centro da Cidade, através de um passeio que será um jogo e um desafio à criatividade.","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}
Powered by: Quiz Maker