1º Simulado CHQAO 2023
“Na fase primária-exportadora, a dinâmica espacial de cada economia regional era comandada pela demanda externa (por açúcar, minério, borracha ou café). Eram dinâmicas não necessariamente confluentes no tempo, por isso a economia açucareira do Nordeste podia ir mal enquanto a economia cafeeira do Sudeste ia muito bem”. ARAUJO, TB Dinâmica Regional Brasileira: rumo à desintegração competitiva. Recife: Bagaço, 1997, p.214. As características da economia brasileira no final do século XIX descritas acima estão melhor resumidas na seguinte alternativa
Desenvolvimento econômico de uma região em dependência direta do fracasso de outro.
Divisão territorial do trabalho como fruto da dinâmica da divisão internacional do trabalho.
Equilíbrio entre litoral e interior, devido ao fortalecimento das políticas de integração territorial.
Distribuição regular de riqueza nacional entre as regiões, refletindo no equilíbrio do poder político.
Ausência de complementaridade produtiva marcada pela formação de arquipélagos regionais.
O sistema de transportes constitui um elemento importante na economia nacional. Os custos de transportes incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais, sendo, portanto, um elemento determinante da competitividade das mercadorias. As redes de transportes implantadas no Brasil, nas últimas décadas do século XIX e início do século XX refletiam as necessidades do modelo agroexportador. O transporte ferroviário era predominante nesse período. Que mudanças na política de transportes foram adotadas a partir da década de 1930, com a mudança da economia brasileira para um caráter industrial.
A política de transportes passou a priorizar o transporte rodoviário, política que se consolidou com a criação da Petrobras e o desenvolvimento da indústria automobilística.
Com uma economia cada vez mais voltada para a exportação de recursos minerais, os investimentos nas hidrovias e ferrovias representam 70% dos recursos disponíveis.
As ferrovias foram modernizadas e ainda representam o principal modal da economia brasileira e via de escoamento da produção do interior do País.
As ferrovias foram modernizadas e ainda representam o principal modal da economia brasileira e via de escoamento da produção do interior do País.
Priorizou-se o transporte hidroviário, consorciado, com o objetivo de aproveitar o potencial dos rios brasileiros e facilitar o processo de escoamento da produção do interior para os portos.
Conhecido como o “Rio da Integração Nacional” esse rio recebe essa alcunha devido ao fato de cruzar vários estados brasileiros e compor a paisagem de duas regiões do Brasil (classificação do IBGE). Com a nascente em área de clima mais úmido, esse rio corta a caatinga (onde representa mais de 50% da oferta de água regional) para desaguar no Oceano Atlântico. O rio em questão é o rio:
Amazonas.
Paraíba do Sul.
Parnaíba.
São Francisco.
Doce.
A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país, fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Os dois países que não se limitam com o Brasil são:
Uruguai e Peru
Chile e Equador
Bolívia e Venezuela
Argentina e Chile
Peru e Colômbia
(Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país totalmente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical. Considere como afirmativas:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.
Apenas I, II e IV são verdadeiros.
Apenas I e II são verdadeiras.
Apenas IV e V são verdadeiros.
Apenas I, II, IV e V são verdadeiros.
Apenas I, II, II e V são verdadeiras.
“A população brasileira cresceu 0,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano, o Brasil tem 201,03 milhões, ou seja, 1,79 milhões a mais do que no ano passado (199,24 milhões). O crescimento é menor do que o observado entre 2011 e 2012, que havia sido de 0,93%. Segundo o pesquisador do IBGE Gabriel Borges, a tendência é que o ritmo de crescimento da população caia até 2042, ano em que a população brasileira para de crescer. “A população vai crescendo, cada vez menos, até 2042, quando começa a diminuir”, disse ele (...)”. (ABDALA, V. População brasileira cresce 0,9% entre 2012 e 2013. Agência Brasil , 29-08-2013. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br ). Uma possível consequência direta da progressiva diminuição do crescimento populacional do Brasil nos próximos anos é:
A redução do número de mortes
O envelhecimento populacional
A população da população economicamente ativa
O controle das migrações internas
O fim do crescimento habitacional nas metrópoles
Nos últimos anos, em virtude do grande nicho mercadológico aberto pelos biocombustíveis, vem se elevando no campo brasileiro uma questão mantida a respeito do aumento das culturas destinadas, principalmente, à produção de etanol. Em geral, a contestação a essa tendência apresenta como argumento:
A falta de espaços agricultáveis no território brasileiro para a produção desse tipo de cultura.
Os efeitos altamente danosos do cultivo de cana-de-açúcar aos solos existentes no país.
A suscetibilidade das erosões no meio agrícola causada pela agropecuária intensiva direcionada a esse mercado.
A retração da economia nacional e do PIB frente às oscilações frequentes dos biocombustíveis no mercado externo.
A diminuição da produção de alimentos no campo brasileiro, com riscos de ausência de oferta e elevação dos preços.
Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que, neste ano, a safra brasileira de soja deve crescer 25,3%, recuperando-se do mau desempenho causado pela seca em regiões produtoras em 2012. Como os preços da oleaginosa estão elevados no mercado mundial, em razão das previsões de queda na produção nos Estados Unidos, as exportações devem gerar receita recorde para o Brasil”. BBC Brasil, 09 jan. 2013. Adaptado. Os crescentes resultados da soja no contexto da história econômica recente da agropecuária brasileira são originários, sobretudo:
Da democratização ampla das propriedades rurais.
Da descentralização agrária em favor das cooperativas.
Do processo de redução de impostos rurais pelo governo.
Do aumento da produtividade e da atuação do agronegócio.
Da maior oferta de mão de obra no meio rural do país.
A expansão das cadeias produtivas de carne, grãos e algodão em direção às regiões Centro-Oeste e Norte vem aprofundando o processo de interiorização do país na última década. A constatação é da nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, composta por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro na última década”. (…) Revista Globo Rural, 14 dez. 2010. Adaptado. O processo acima descrito, no contexto das reconfigurações do espaço agrário do Brasil, deflagra:
O processo de redistribuição de terras
A expansão da fronteira agrícola
A ruralização ou expansão do meio agrário
A contração da produção para o mercado externo
O estímulo à desapropriação de terras improdutivas
(UFRJ) Para garantir a posse da terra, Portugal decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantada em certos trechos do litoral:
A produção açucareira.
Exploração do ouro.
Acolhida do pau-brasil.
A criação de gado.
O comércio de especiarias.
HISTÓRIA DO BRASIL - (Omni – adaptada) Aponte algumas características do Estado Novo (1937-1945):
Houve maior abertura política, os meios de comunicação protegidos se desenvolveram com liberdade e os trabalhadores desenvolveram um papel importante na estruturação das leis do país.
Foi um período marcado pela democracia, pelo baixo investimento nas fábricas e pela baixa nos preços das principais mercadorias produzidas no período.
Priorizou-se a exportação do café, houve incentivo à cultura, e diversos partidos políticos foram criados com a intenção de aumentar a representatividade da população em geral na política brasileira.
Os partidos políticos foram extintos, os sindicatos trabalhistas foram subordinados ao então presidente Getúlio Vargas, foram criados órgãos de censura de forma a controlar a opinião pública.
Nenhuma das alternativas acima.
Acontecimento que permitiu com que Getúlio Vargas assumisse a presidência do Brasil:
Revolta Paulista de 1924
Revolução Constitucionalista de 1932
Revolução de 1930
Intentona Comunista
Intentona Integralista
Uma mudança de estratégia política de Vargas aconteceu entre 1942 e 1943 e deu origem a uma nova forma de fazer política no Brasil. Com isso, Vargas passou a priorizar:
Uma burguesia
Os trabalhadores
Os interesses estrangeiros
Os militares
Os socialistas
Em 1943, um documento foi publicado por intelectuais brasileiros projetados o fim do Estado Novo e a democratização do Brasil. Essa era o:
Manifesto dos Coronéis
Carta do Povo Brasileiro
Manifesto dos Mineiros
Carta dos Liberais
Nenhuma das alternativas acima
(UFES) A Guerra do Paraguai, considerado o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de diversos paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:
Os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
Os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
Os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
Os brasileiros, que não tiveram grandes perdas com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;
Os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.
Proclamação do imperador D. Pedro II aos rio-grandenses, em 16 de julho de 1865. RIO-GRANDENSES1 – Sem a menor provocação, é por ordem do governo do Paraguai invadido pela segunda vez o território da nossa pátria. Seja seu único pensamento o vingardes tamanha afronta, e todos nos ufanaremos cada vez mais do brio e denodo dos brasileiros. A rapidez das comunicações entre a capital do Império e a vossa província permite a mim e aos meus genros, meus novos filhos, presenciar vossos nobres feitos. Rio-grandenses! Falo-vos como um pai que zela a honra da família brasileira, estou certo de que procedereis como irmãos, que se amam ainda mais quando qualquer um deles sofre. Palácio do Rio Grande, 16 de julho de 1865. D. PEDRO II. IMPERADOR CONSTITUCIONAL E DEFENSOR PERPÉTUO DO BRASIL. SCHNEIDER, L. A Guerra da Tríplice Aliança (Império do Brasil, República Argentina e República Oriental do Uruguai) contra o governo da República do Paraguai (1864-1870) . São Paulo: Edições Cultura, 1945, p. 342. Para compor as tropas do exército brasileiro na Guerra do Paraguai, D. Pedro II precisou criar um discurso nacionalista para estimular a participação dos brasileiros na guerra, além da importância do alistamento obrigatório. Entretanto, houve um corpo de voluntários que lutou na guerra. Como ficou conhecido esse corpo?
Força Expedicionária Brasileira.
Os Pracinhas.
Voluntários Paulistas.
Voluntários da Pátria.
Os Farrapos
O forte e bem treinado exército paraguaio venceu as primeiras batalhas durante a Guerra do Paraguai, impondo baixas e conquistando territórios. Porém, a partir de certo momento, passaram a sofrer derrotas, que comprometeram suas defesas. A primeira derrota dos paraguaios que ficou célebre foi a Batalha:
De Riachuelo
De Uruguaiana
De Tuiuti
Batalha de Humaitá.
Batalha do Rosário
A defesa ideológica do projeto Marcha para o Oeste, idealizado pelo governo Getúlio Vargas, foi realizada por um importante intelectual brasileiro do período. Estamos falando de:
Monteiro Lobato
Cassiano Ricardo
Sérgio Buarque de Holanda
Gilberto Freyre
Osvaldo de Andrade
No Brasil republicano, a história do trabalho assalariado se pautou por duas assertivas: I – “Questão de operário é caso de polícia. ” (Washington Luiz) II – “Questão de operário é caso de política. ” (Getúlio Vargas) Sobre essas duas afirmações é correto afirmar que:
O Brasil caminhou da República Oligárquica para a centralização de poder que, com a CLT de 1943, encontrou no trabalhador sua falecida.
O peleguismo, alegria na república dos Coronéis, foi substituído pela liberdade sindical, defendida com veemência pelo presidente Getúlio Vargas em 1937.
Questão de operário”, à época de Washington Luiz, significou o desejo de participação política dos operários, o que lhes foi negado por ser o voto censitário.
caso de política” significa que os operários também podiam participar da política, mas só através do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), fundado por Getúlio Vargas.
O governo de Washington Luiz perseguia operários que estavam no PCB (Partido Comunista Brasileiro), o que não aconteceu durante o Estado Novo, uma vez que Getúlio Vargas estendeu a todos os partidos o direito de participar da política
Num momento da história do império conhecido como “avanço liberal”, durante as regências, foram adotadas algumas medidas que concederam maior poder à representação local. (Sonia Guarita do Amaral. O Brasil como império)
Aponte entre as alternativas que apresentam duas reformas liberais:
Ato adicional – Reforma do Código de Processo Criminal.
Lei de Terras – Lei Saraiva Cotegipe.
Lei Rio Branco – Código de Processo Penal.
Tarifa Alves Branco – Lei Interpretativa do Ato Adicional.
Código de Processo Penal – Ato Adicional.
Português - Relacione as listas e assinale a alternativa correta: 1. Consoante de ligação 2. Variação de vogal temática 3. Vogal de ligação 4. Tema Vogal ( ) danço e eu ( ) soveteria ( ) gel a deira ( ) barra e s
4, 3, 1, 2
2, 1, 4, 3
2, 1, 3, 4
2, 1, 3, 4
1, 2, 3, 4
Português - Marque a alternativa com relação à classificação dos elementos mórficos destacados nas palavras:
Planejam – M – desinência número-pessoal
Vejo – O – desinência modo-temporal
Bonita – A – desinência de gênero.
Embelezar – EM – prefixo.
Lealdade – DADE – prefixo.
Os termos em destaque nas orações a seguir são, respectivamente: - Goiânia, capital de Goiás , é uma cidade linda. - Crianças , venham almoçar!
Vocativo; vocativo.
Aposto; aposto.
Vocativo; aposto.
Aposto; vocativo
Assinale a única opção que não apresenta um aposto:
A sintaxe, área da gramática, permite-nos estudar as relações entre palavras e orações.
Pedro, magoado e cansado, pediu o divórcio.
Monalisa, obra de Leonardo da Vinci, está exposta no Museu do Louvre em Paris.
Cancún, paraíso dos deuses, será meu destino de férias.
Revolta, tristezas, preocupações, tudo estava presente no velório.
Leia a frase: “João ___________ se divertirá muito na festa de amanhã.”. De acordo com o contexto, marque a alternativa cuja locução ou palavra completa dentro da lacuna:
De repente
As vezes
Bem-vindo
Sempre
Com certeza
Assinale a alternativa que possui um substantivo comum, simples e abstrato :
Girassol
Medo
Livro
Floricultura
Contrarregra
Indique a alternativa em que todos os substantivos são derivados:
( ) flor-de-lis – pratinho – sapato
( ) ferro – pedra – pão
( ) ferreiro – sapateiro – pedreiro
( ) livraria – livreiro – livro
( ) frota – esquadra – congresso
(Enem 2013) Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participaram do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e do Síndrome Metabólico. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam no veículo já fazem parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabetes”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado). Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações adquiridas no texto indicam que:
A falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituiu fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
A diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combina com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas proteínas para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
A maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado reduzido o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
Ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
A prática regular de atividade física é um importante fator de controle do diabetes entre a população adolescente, por provocar um aumento constante da pressão arterial sistólica.
(Enem) De vez em quando, nas redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos modificadas, barcos de todo tipo. O problema é quando a matéria é falsa. E, pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos humorísticos ou literários (sim, considero o “jornalismo ficcional” uma interessante forma de literatura), mas para alterar a imagem de algum partido ou de algum político, não importa de que posição ou tendência. Inventa-se uma arbitrariedade ou falcatrua, joga-se nas redes sociais e aguarda-se o resultado. Nesse caso, a multiplicação da notícia falsa (que está sempre sujeita a ser denunciada juridicamente como injúria, calúnia ou difamação) se dá em várias direções. Antes de curtir, comentar ou compartilhar, procuro checar as fontes, ir aos links originais. TAVARES, B. Disponível em: www.carta fundamental. com.br. Acesso em: 20 jan. 2015 (adaptado). O texto expõe a preocupação de uma leitora de notícias on-line de que o compartilhamento de conteúdo falso pode ter como consequência a:
Displicência natural das pessoas que navegam pela internet.
Desconstrução das relações entre jornalismo e literatura.
Impossibilidade de identificação da origem dos textos.
Disseminação de ações criminosas na internet.
Obtenção de maior popularidade nas redes.
A alternativa que apresenta vocábulo onomatopeico é:
Os ramos das árvores brandiam com o vento.
Zumbir! Este prato está saboroso.
A fera bramia diante dos caçadores.
Raios te partam! Voltando a si não pensei que dizer.
Mas o tempo urgia, deslacei-lhe as mãos
Estatuto dos Militares (E1) - (CHQAO 2020) São consideradas reservas das Forças Armadas, no seu conjunto: Escolha uma opção:
Os militares da reserva remunerada.
Brasileiros natos, que sejam voluntários.
Brasileiros naturalizados, que vivam no Brasil.
Os Corpos de Bombeiros Militares.
Os demais cidadãos em condições de convocação ou de mobilização para a ativa.
Estatuto dos Militares (E1) - O disposto no Estatuto aplica-se, no que couber exceto: Escolha uma opção:
Aos militares da reserva remunerada e reformados;
Aos alunos de órgão de formação da reserva;
Aos membros do Magistério Militar;
Aos Capelães Militares;
Aos bombeiros e bombeiros dos Estados membros.
Estatuto dos Militares (E1) - São considerados vagos os cargos militares abaixo, exceto: Escolha uma opção:
Entrado em gozo de férias;
Falecido;
Foram considerados extraviados;
Prisioneiros feitos;
Sido considerados desertores
Estatuto dos Militares (E1) - Suponha que um determinado Soldado tenha sido afastado do serviço ativo em virtude de incapacidade definitiva. A incapacidade desse militar pode ser decorrente das hipóteses abaixo, exceto:
Acidente em serviço.
Enfermidade contraída em campanha ou na manutenção da ordem pública.
Doença, moléstia ou enfermidade adquirida em tempo de paz, sem relação de causa e efeito a condições inerentes ao serviço.
Recebido em campanha ou na manutenção da ordem pública.
Tuberculose ativa e alienação mental, dentre outras moléstias que a lei indicam com base nas estratégias da medicina especializada.
Estatuto dos Militares (E1) - Imagine que um militar do Exército Brasileiro tenha deixado de comparecer à sua Organização Militar sem comunicar o motivo de impedimento, por um período superior a 24 (vinte e quatro) horas consecutivas. Nessa hipótese, o militar é considerado:
Ausente.
Desertor.
Extraviado
Desaparecido.
Ignorado.
CPM - Assim dispõe o art. 1º do CPM: Art. 1º Não há crime sem lei anterior que o define, nem pena sem cominação prévia legal. Nesse dispositivo podemos identificar diversos princípios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um deles:
Princípio da legalidade;
Princípio da anterioridade;
Princípio da taxatividade;
Princípio da insignificância;
Princípio da ciência
CPM - Quanto à retroatividade da lei penal, pode-se afirmar:
A lei penal retroage, independentemente dos efeitos que venham a causar;
É a regra no direito penal militar, sendo irretroativas apenas as leis que não foram recepcionadas pela CF/88;
É sinônimo de ultratividade, característica das leis induzidas e temporárias;
É exceção no direito penal militar, de modo que a regra é a irretroatividade, salvo se a lei for mais recompensadora
É a regra no direito penal comum, mas não no Direito Penal Militar.
CPM- O cabo armeiro Antônio determinou que seu auxiliar, Sd Moreno pegue algumas armas da reserva de armamento e as coloque no porta-malas do seu carro, pois iria consertá-las em casa no final de semana. Antes de cumprir a ordem, o Sd. Moreno questiona se não haveria problemas em tirar armas da reserva sem observância dos procedimentos legais, como o preenchimento de cautela, ao que o Cb Antônio responde que tudo já estava acertado com o S4 da unidade, capitão Silva. O Sd Moreno, ainda que não reputando totalmente correta a ação, proceda como ordenado. Na segunda-feira seguinte, ao inventariar a reserva de armamento, o ST Tinoco nota a falta das armas e leva o fato ao SCmt, TC Teixeira. Apurados os fatos, chegaram-se à conclusão de que o capitão Silva nada sabia sobre o ocorrido. Analise a situação em tela e assinale a alternativa correta.
O Cb Antonio praticou o crime de peculato, previsto no art. 303 do CPM;
O Sd Moreno também responderá pela subtração do armamento, pois a ordem que recebeu foi manifestamente ilegal;
Seja por não saber que estava colaborando para um crime, seja por que o Cb Antônio respondeu ao seu questionamento quanto à regularidade da conduta, o Sd Moreno não responderá pela subtração das armas;
O ST Tinoco também responderá pela subtração do armamento, pois é o responsável por toda a carga do Batalhão;
O capitão Silva deverá responder por sua omissão na guarda do material da Fazenda Nacional.
CPM - O Sgt Alan Bick estava de serviço de comandante da guarda no 83o DSUP na noite em que havia a observação das festividades de Natal na unidade. Após o encerramento do evento, o Sgt Alan Bick foi ao rancho e começou a consumir as sobras das bebidas que ali estavam, com o intuito de fazer o tempo passar mais rápido. Completamente embriagado, estava retornando ao Corpo da Guarda quando avistou um vulto e sem conseguir discernir o que via, sacou a pistola e deu vários tiros no Sd Álvaro, que veio a falecer. Sobre essa situação, pode-se afirmar:
O Sgt Alan Bick não responderá pelo fato, visto que estava embriagado e embriaguez é uma causa excludente de culpabilidade;
O Sgt Alan Bick não responderá pelo fato, visto que estava embriagado e embriaguez é uma causa excludente de ilicitude;
O Sgt Alan Bick responderá pelo fato, pois ainda que estava embriagado, a sua embriaguez não foi decorrente de caso fortuito ou força maior, e, por isso, não há excludente de culpabilidade;
O Sgt Alan Bick responderá pelo fato, pois ainda que estivesse embriagado, a sua embriaguez não foi decorrente de caso fortuito ou força maior, e, por isso, não há excludente de culpabilidade, mas incidirá uma causa de redução de pena;
O Sgt Alan Bick responderá pelo fato, pois ainda que estivesse embriagado, a sua embriaguez não foi decorrente de caso fortuito ou força maior, e, por isso, não há excludente de culpabilidade, mas incidirá uma atenuante.
CPPM - O capitão Inocente encontrou-se no rancho do 6º DSUP no dia 20.10.2020 quando foi atingido pelo seu pior inimigo, capitão Safo, que estava em serviço de Superior de dia na guarnição. O capitão Safo, saca a pistola e, com intenção de matar, atira contra o capitão Inocente, que é socorrido, e vem a falecer no hospital, no dia 25.10.2020, em razão dos ferimentos recebidos. Relativamente a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
O capitão Safo deverá ser denunciado pelo crime de lesão corporal, pois o crime é definido no momento da ação, e não do resultado, sendo que a ação apenas lesionou a vítima no momento em que foi praticada;
O capitão Safo deverá ser denunciado pelo crime de homicídio, agravado pela circunstância de estar em serviço (art. 70, II, l, do CPM), mesmo que, ao tempo do resultado, já não estivesse mais na condição de superior de dia da guarnição;
O capitão Safo deverá ser denunciado por crime de homicídio, mas sem a agravante pela circunstância de estar em serviço (art. 70, II, l, do CPM), pois, ao tempo do resultado, já não estiva mais na condição de superior de dia da guarnição;
O capitão Safo deverá ser denunciado pelo crime de lesão corporal, mas sem a agravante pela circunstância de estar em serviço (art. 70, II, l, do CPM), pois, ao tempo do resultado, já não estiva mais na condição de superior de dia da guarnição;
O capitão Safo deverá ser denunciado pelo crime de lesão corporal, agravado pela circunstância de estar em serviço (art. 70, II, l, do CPM), mesmo que, ao tempo do resultado, já não estivesse mais na condição de superior de dia da guarnição.
CPPM - O IPM é iniciado mediante portaria:
De ofício, pela autoridade militar em cujo âmbito de jurisdição ou comando haja ocorrido uma infração penal, atendida a autoridade do infrator;
Por autoridade militar superior, que, em caso de urgência, poderá ser feita por via telegráfica ou radiotelefônica e confirmada, posteriormente, por ofício, vedada a perdida;
Em virtude de requisição do Juiz Auditor;
A requerimento da parte ofensora ou de quem legalmente a represente, ou em virtude de representação devidamente autorizada de quem tenha conhecimento de infração penal, cuja repressão caiba à Justiça Militar
Quando, de sindicância feita em âmbito de jurisdição militar, resulta em preocupação da existência de transgressão disciplinar.
CPPM - O General de Divisão Javi Marra está em visita ao 78º BC, quando, durante a formatura, termina por agredir o soldado A. Loprado , por conta da sua péssima apresentação pessoal. Acerca dessa situação hipotética, assinale uma alternativa correta:
Caberá ao comandante da unidade, coronel Ary, determinar a instauração de IPM e a designação do oficial;
O próprio coronel Ary deverá ser o encarregado, já que é o militar mais antigo da OM;
O coronel Ary deverá oficiar o Comandante da Região Militar, para que esse determine a instauração do IPM, independentemente da sua ascendência hierárquica sobre o investigado;
O coronel Ary deverá oficiar o Comandante da Região Militar, para que esse determine a instauração do IPM, mas apenas se esse for mais antigo do que o investigado;
Sendo o infrator oficial general, caberá ao coronel Ary comunicar o fato ao Estado-Maior do Exército, para as providências cabíveis.
O Major Rondon recebeu de seu comandante, Cel Aurélio, a designação de oficial do IPM para apurar o desvio de mantimentos na unidade em que servem. Designou como escrivão o Tenente Nutella. Durante o curso das questões, foi ouvido o Tenente Aurélio, aprovisionador, que afirmou que os mantimentos faltantes foram retirados pelo TC Bráulio, SCmt que os levaram em seu veículo particular, para local ignorado. Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:
Tendo surgido expressões de participação de oficial mais antigo do que o encarregado, caberá ao Cel Aurélio determinar a substituição do encarregado por oficial mais antigo do que o agora investigado, como também do escrivão;
Tendo surgido expressões de participação de oficial mais antigo do que o encarregado, caberá ao Cel Aurélio determinar a substituição do encarregado por oficial mais antigo do que o agora investigado, determinando a anulação de todos os atos já praticados pelo Maj. Rondon;
Tendo surgido expressões de participação de oficial mais antigo do que o encarregado, caberá ao Cel Aurélio determinar a substituição do oficial mais antigo do que o agora investigado, preservando-se todos os atos já emocionados pelo Maj. Contra oficial mais antigo;
Tendo surgido expressões de participação de oficial mais antigo do que o encarregado, caberá ao Cel Aurélio determinar a substituição do oficial e do escrivão por oficiais mais antigos do que o agora investigado, preservando-se todos os atos já representados pelo Maj. Rondon antes do reflexo dos reflexos contra oficial mais antigo;
Tendo surgido expressões de participação de oficial mais antigo do que o oficial, e não havendo, foro o comandante, outro oficial mais antigo do que o SCmt na OM, caberá ao Cel Aurélio determinar que o responsável solicita o acompanhamento do IPM por um membro do MPM, anulando-se todos os atos já emocionados pelo Maj Rondon antes do reflexos contra oficial mais antigo.
CPPM - São atribuições do encarregado, segundo o CPPM EXCETO:
Ouvir o ofendido;
Ouvir o indicado;
Ouvir testemunhas;
Informar ao juiz auditor sobre a instauração do IPM;
Proceder ao reconhecimento de pessoas e coisas, e acareações.
CPPM - Tendo em vista as disposições constantes do Código de Processo Penal Militar, assinale a alternativa correta:
A menagem somente poderá ser concedida nas hipóteses de ocorrência de crime militar de deserção;
A menagem somente poderá ser concedida nas hipóteses de ocorrência de crime militar de abandono de posto;
A menagem somente poderá ser concedida nas hipóteses de ocorrência de crime militar de insubmissão;
Não se concede menagem a réu ou a indiciado civil;
A menagem poderá ser concedida pelo juiz nos crimes cujo máximo da pena privativa da liberdade não exceda a quatro anos, tendo-se,
Sindicância - Relativamente ao que existe a IG-09.001, assinale a alternativa correta:
A sindicância pode ser de natureza investigatória, quando por desconhecido a pessoa envolve no fato a ser investigado, ou processual, quando identificada a pessoa a ser investigada;
A sindicância, por ser um procedimento simplificado, assim como o IPM, não exige a observância do contraditório e da ampla defesa;
A sindicância processual tem lugar apenas quando a identificação do sindicado se dá já no início dos trabalhos;
Uma vez instaurada a sindicância investigatória, é vedada sua alteração para sindicância processual;
Seja na sindicância processual, seja na investigatória, a designação do sindicante deve recair sobre militar.
Mais antigo do que o investigado.
Sindicância - O Comandante do 45º BC recebeu a notícia de que um capitão da unidade faleceu em decorrência de complicações da COVID-19, tendo recebido o original da certidão de registro de óbito. Nessa situação, pode-se afirmar:
Para fins de verificação desse fato, o comandante deverá determinar a instauração de sindicância;
Instaurada a sindicância, o sindicado deverá ser oficial mais antigo do que o capitão falecido;
Nesse caso, sendo possível atestar o fato por meio de documentos idôneos, é dispensada a instauração de sindicância;
Em se tratando de morte de militar, deverá ser instalado o IPM competente;
Não seria possível que o SCmt determinasse a instauração de sindicância, ainda que em substituição do Cmt.
No comando da 17a Bda Inf Slv, serve o capitão Tupã e o Sgt Iracema, casados entre si. O Cmt da Brigada determinou a instauração de sindicância para apurar fato relacionado a certo desvio funcional do capitão Tupã. Sobre essa situação hipotética, pode-se afirmar:
O encargo de sindicante poderá recair sobre um dos tenentes da OM;
A Sgt Iracema, ainda que seja a única pessoa a presenciar os fatos, não poderá ser ouvida, dado seu parentesco com o sindicado;
A Sgt Iracema poderá ser ouvida, mas na condição de informante, sem prestar compromisso de dizer a verdade;
A sargento Iracema poderá ser ouvida, mas apenas se for arrolada pelo sindicante, não sendo possível ser arrolada pelo sindicado, por ser seu marido;
Ainda que na condição de informante, sem prestar compromisso, a Sgt. Iracema deve responder a todas as perguntas que lhe foram feitas.
Sindicância - Dispõe o artigo 2º das Instruções Gerais para a Elaboração de Sindicância no Âmbito do Exército Brasileiro, que:
A sindicância pode ser instaurada de forma oral.
A sindicância é o procedimento formal, apresentado por escrito, para apuração, quando julgado necessáriamente pela autoridade competente, de fatos de interesse da administração militar ou de situações que envolvem direitos.
O sindicante somente pode ser um oficial.
A sindicância é o procedimento formal, apresentado por escrito, ou de forma oral, de fatos de interesse da administração militar ou de situações que envolvem direitos.
RAE - é atribuição do Encarregado do Setor de Aprovisionamento
Gestão do material recebido pela OM, compreendido pela guarda, localização, segurança e preservação, a fim de suprir as necessidades;
Condução dos processos e procedimentos das contratações públicas e alienações realizadas pela OM, bem como pela elaboração dos termos de contrato;
Tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certo, até a homologação;
Gestão das atividades relacionadas à alimentação do pessoal e à segurança alimentar;
NRA (nenhuma das respostas anteriores);
RAE - Correlacione: a. Responsável pelo atingimento de metas protegidas. b. responsável pela execução das atividades contábeis e financeiras na OM, de acordo com os preceitos deste Regulamento e na forma da legislação específica. c. responsável por um conjunto de operações, do qual resultado produto ou serviço necessário à manutenção da ação do Exército ou concorrer para sua expansão ou aperfeiçoamento. d. responsável pela orientação, análise e proposta de solução para negociações de inconsistências nos registros contábeis dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, de acordo com a legislação específica. ( ) Dirigente Máximo ( ) Gestor de ação orçamentária ( ) Carregado do setor de contabilidade ( ) Carregado do Setor Financeiro
A - c - d - b
C - d - a - b
B-c-a-d
A - b - c - d
A - c - b - d
Questão 52 * Obrigatória RAE - Julgue a sentença abaixo assinalando (C) certo ou (E) errado : I - O Sr 2º Ten QAO, na função de Encarregado do Setor de Material da OM, foi movimentado por nivelamento. O prazo de passagem dos encargos da função atual, deverá ser de 08 (oito) dias úteis , concedido, a contar do dia útil imediato ao publicação em Boletim Interno. II- Em caso de afastamento súbito do comandante de subunidade, uma comissão nomeada terá o prazo de 08 (oito) dias para a realização da passagem de material e encargos. III- Na eventual substituição do Encarregado do Setor de Finanças, por qualquer prazo, administrado a transferência de re s responsabilidade relativa aos valores e respectiva escrituração, no prazo de 10 (dez) dias úteis . IV- O fiscal administrativo é responsável pelo assessoramento ao OD, nos assuntos de gestão patrimonial e, no que couber, orçamentária e financeira .
C - E - C - E
E - E - C - C
E - C - C - E
C - E - E - C
C - C - C - E
RAE - Nota Nr 005-Seç Adm – Eng, 31 Mar 2021 - PUBLIQUE-SE: Para Boletim Interno Em: 01/04/2021_JOAQUIM INFANTE – Cel Comandante do 45º BI Mtz MATERIAL DE COMUNICAÇÕES - COMISSÃO DE RECEBIMENTO E EXAME DE MATERIAL – Nomeação 1. Nomeio de acordo com o R3, a comissão composta pelos oficiais relacionados-dos, para sob a controle do primeiro, bloqueado o recebimento e exame do material constante da Guia de Remessa Nr 000023/ de 28/02/2012, do 51º D Sup, conforme Parte Nr 028-Almx, de 28 de março de 2012, do Enc Set Mat. - Cap CARLOS PONTE - Presidente - 2º Ten ALINE VIEIRA - Membro - 2º Ten ADALBERTO – Membro 2. Publique-se e arquive-se. Publicado no BI Nr 123 de 1º de abril de 2021. De posse das informações contidas no documento acima marque a alternativa incorreta:
O CREM poderá ser identificado para cada recebimento específico ou recebimentos em determinado período, nunca superior a 90 (noventa) dias;
O oficial do setor de material e o detentor direto do material em causa poderão integrar uma comissão, a designada do OD, que poderá ser assessorada por especialistas ou técnicos, civis ou militares, julgados necessários.
Todo e qualquer material destinado à OM será entregue nos almoxarifados ou depósitos, acompanhados, conforme o caso, da nota fiscal, guia de remessa, de transferência, de recolhimento, de fornecimento ou documento equivalente.
O CREM ou o agente executor fiscal do recebimento e exame terá o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentar ao fiscal administrativo o Termo de Recebimento e Exame de Material (TREM) ou o recibo passado no documento de recebimento, podendo este prazo ser prorrogado.
Quando houver independência para a OM, o recebimento e o exame de material poderão ser feitos no próprio local de procedimento, sendo feita a formalização imediata ao fiscal administrativo.
RAE - Marque uma alternativa independente:
Adiantamento ou suprimento de fundos - designação genérica para entrega de numerário ao servidor, precedida ou não de emp e nho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que, pela excepcionalidade, a assinada pelo Ordenador de Despesas (OD) e sob sua inteira responsabilidade, não pode subordinar-se ao processo normal de aplicação, assim considerada conforme legislação em vigor;
Administração Pública - administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive as entidades com personalidade jurídica de direito privado sob controle do poder público e as fundações por ele instituídas ou mantidas;
Administração Direta - a exercida pelos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios;
Administração Indireta - supervisionada por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, tais como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista;
Administração do Exército - conjunto formado por todas as organizações integrantes do Comando do Exército, nas quais os agentes designados praticam os atos necessários à gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, visando ao alcance dos Objetivos Estratégicos do Exército;
RAE - Marque uma alternativa independente:
A OM com autonomia administrativa é denominada UG no SIAFI
OM com autonomia administrativa plena é a que, ficando cadastrada no SIAFI com um Código de Unidade Gestora (CODUG), tem competência para realizar atos e fatos de gestão orçamentária, financeira, patrimonial e de pessoal, própria somente, bem como emitir e julgar direitos, cujo titular está sujeito à prestação de contas, em conformidade com o disposto no parágrafo único do art. 70 da Constituição Federal de 1988
OM com autonomia administrativa parcial é a que, permanecendo cadastrada no SIAFI com CODUG, encontra-se vinculada a uma OM com autonomia administrativa plena, para fins específicos, conforme determinado em portaria de concessão ou cassação de autonomia administrativa
OM sem autonomia administrativa é a que, não sendo UG, não executa qualquer ato de gestão, devendo estar vinculada a uma OM com autonomia administrativa plena, para o exercício de sua vida vegetativa;
NRA (Nenhuma das Respostas Anteriores).
RAE - De quem é a competência de atos de criação, localização de sede, subordinação, transformação e extinção de OM de valor unidade ou inferior?
Presidente da republica
Ministro de Estado da Defesa
Comandante do Exército
Estado-Maior do Exército
Comandante da Unidade
RAE - Marque a alternativa incidente quanto a acolhedora de competência:
A jurisdição de competência é utilizada como instrumento de descentralização administrativa para assegurar maior rapidez e objetividade às ações decisórias.
Em caso de omissão do prazo de vigência no ato de consumido, o mesmo será tomado como de 180 (cento e oitenta dias)
O ato de sofrimento pode ser revogado a qualquer tempo pela autoridade delegante
Para obter o maior efeito descentralizador, o ato de falecido poderá autorizar a subdelegação, à qual se aplicará todas as disposições sobre os falecidos.
O ato de triste deve indicar, com precisão, a autoridade delegada, a autoridade delegada, como atribuições objeto da vítima e, se for o caso, o prazo de vigência de acordo com a legislação em vigor.
RAE - A inclusão em carga de material e/ou conjuntos será realizado com o valor monitorado unitário, conforme o documento de origem, e com todas as especificações que garantiram a sua fácil identificação, obedecida a nomenclatura regulamentar existente. Marque uma alternativa alternativa:
Quando não existir artigo correspondente no comércio, as inclusões serão processadas após a fixação dos preços por comissão nomeada para esse fim, inclusive para os artigos cujos valores não constem de documento hábil;
Os bens em condições de uso e que não estar em carga serão incluídos no patrimônio, tendo por base o valor justo de mercado;
O material será registrado em moeda nacional e com dados de aquisição ou recebimento;
Outras situações referentes à inclusão de material em carga serão reguladas por legislação específica;
Os bens imóveis serão incorporados ao patrimônio com base no valor de mercado ou em outro documento apropriado, conforme legislação federal específica, acrescentado, quando for o caso, do valor das benfeitorias.
RAE - Das alternativas abaixo, marque a que não deve constar das guias de recolhimento:
Descrição de acordo com o catálogo vigente
Dados de expedição
Unidade de medida
Origem e destino do material
Valor de aquisição
RAE - Marque uma alternativa relativa à Administração Pública:
A subordinado pelos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios;
Representados por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, tais como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista;
Administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive as entidades com personalidade jurídica de direito privado sob controle do poder público e as fundações por ele instituídas ou mantidas;
Conjunto formado por todas as organizações integrantes do Comando do Exército, nas quais os agentes designados praticam os atos necessários à gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, visando ao alcance dos Objetivos Estratégicos do Exército;
Designação genérica para entrega de numerário ao servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que, pela excepcionalidade, a atendida pelo Ordenador de Despesas (OD) e sob sua inteira responsabilidade, não possa subordinar-se ao processo normal de aplicação, assim considerada conforme legislação em vigor.
Licitações e Contratos - De acordo com o Decreto 10.024, de 20 de setembro de 2019 , assinado a alternativa correta:
Este Decreto regulamenta a licitação, na modalidade de pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e contratação de serviços comuns, excluídos os serviços comuns de engenharia e de publicidade, e dispõe sobre o uso da dispensa eletrônica, no âmbito da administração pública Federal;
A utilização da modalidade de pregão, na forma eletrônica, pelos órgãos da administração pública federal direta, pelas autarquias, pelas fundações e pelos fundos especiais é facultativa.
Para aquisição de bens e contratação de serviços comuns pelos entes federativos, com a utilização de recursos da União de-correntes de transferências voluntárias, tais como convênios e contratos de repasse, a utilização da modalidade de pregão, na forma eletrônica, ou da dispensa a eletrônica será obrigatória, exceto nos casos em que a lei ou a regulamentação específica que dispuser sobre a modalidade de transferência disciplina de forma diversa como contratações com os recursos do repasse.
Não será admitida, em nenhuma hipótese, a utilização da forma de pregão presencial nas licitações de que trata o caput ou a não adoção do sistema de dispensa eletrônica, desde que fique comprovada a inviabilidade técnica ou a gestante para administração na realização da forma eletrônica.
NRA (Nenhuma das Respostas Anteriores).
Licitações e Contratos - No caso de contratação pela Administração Pública de serviço de coleta, processamento e eliminação de resíduos sólidos urbanos recicláveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, coletores por associações ou c o operativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidos pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde, é correto afirmar que se trata de hipótese de:
Inexigibilidade de licitação.
Exigibilidade de licitação.
Vedação de licitação.
Dispensa de licitação.
Licitação deserta
Licitações e Contratos - Conforme a Lei nº 8.666/93 (Lei de licitações e contratos administrativos), são hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação, respectivamente:
Contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública; e contratação de serviços técnicos relativos a pareceres, perícias e estimativas em geral, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização;
Contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendeu a ordem de classificação da licitação anterior e aceita as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido; e formação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso;
Contratação da coleta, processamento e geração de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, buscas por associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda; e contratação de serviços técnicos relativos a patrocínio ou defesa de causas tribunal ou administrativas, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização;
Contratação de serviços técnicos relativos à restauração de obras de arte e bens de valor histórico, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização; e contratação realizada por empresa pública e sociedade de economia compatível mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou entrega de serviços, desde que o preço contratado seja com o transferência no mercado;
NRA (Nenhuma das Respostas Anteriores).
Licitação e Contrato - É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto:
Convite;
Concurso;
Tomada de Preços;
Concorrência;
Leilão.
Licitação e Contrato - No caso de contratação de empresa para realizar obra emergencial de que está a necessitar hospital público, tem-se uma hipótese de licitação:
Extraordinário;
Obrigatória;
Vedada;
Inexigível;
Dispensável.
PREGÃO - Sobre a regulamentação do Pregão, Lei 10.520/102, assinale a alternativa CORRETA.
É vedada a exigência de garantia de proposta.
A fase preparatória do pregão será iniciada com a convocação dos interessados.
O pregão é uma modalidade de licitação restrita à aquisição de bens.
Para ser um procedimento mais célere, dispensa-se os documentos dos atos vocais inspirados.
Na fase externa, o prazo fixado para a apresentação das propostas será contado da consulta aos termos do edital.
Licitações e Contrato - Após procedimento licitatório, um município celebrou contrato de prestação de serviços com a empresa HIJ. O contra apresenta uma cláusula de vigência por prazo indeterminado e outras cláusulas que permitem ao município a aplicação de acolher ao contratado pela inexecução total ou parcial do ajuste, bem como a modificação e a rescisão do ajuste, unilateralmente, em determinadas situações. Nessa situação, o contrato é juridicamente.
Legal, uma vez que as cláusulas decorrem das desigualdades jurídicas das partes nos contratos administrativos;
Legal, uma vez que as cláusulas decorrem da supremacia do interesse público;
Legal, desde que a indeterminação do prazo de vigência seja motivada por uma situação imprevisível, devidamente justificada.
Ilegal, uma vez que os contratos administrativos não podem ser modificados ou rescindidos unilateralmente pela Administração Pública.
Ilegal, uma vez que é vedado o contrato administrativo com prazo de vigência indeterminado.
Licitações e Contratos - Segundo a Constituição Federal, ressalvados os casos especificados na legislação, são obrigados a contratar obras, serviços, compras e alienações mediante processo de licitação pública apenas:
Os órgãos da administração direta.
Como empresas públicas e como autarquias.
As pessoas de direito público de capacidade política, bem como as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações governamentais.
As pessoas de direito público de capacidade política.
As entidades da administração indireta
Licitações e Contratos - São princípios exclusivos da licitação pública:
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Publicidade, competitividade, vinculação ao edital e adjudicação compulsória.
Legalidade, publicidade, vinculação ao edital e adjudicação compulsória.
Competitividade, adjudicação compulsória, julgamento objetivo e eficiência.
Isonomia, impessoalidade, competição, julgamento objetivo e vinculação ao edital.
Licitações e Contratos - Em relação à Administração pública, assinale a alternativa correta.
A Administração Pública tem autonomia, o que permite realizar aquisições de bens ou serviços da forma que for mais conveniente, incluindo a compra direta, sem qualquer valor simbólico estipulado.
Para o processo de compra na Administração Pública, existe uma modalidade única de licitação utilizada para aquisição de bens ou serviços, que é a concorrência, sendo indicada para valores baixos e altos, valeu na lei.
Outra modalidade de licitação para aquisição de bens ou serviços é o pregão, sendo bastante vantajosa para instituição. Porém, essa modalidade apresenta limite de valor estimado de contratação e da disputa pelo fornecimento, podendo ser utilizada somente para valores muito altos.
Os órgãos governamentais procedem às compras por meio de licitação, que é um procedimento administrativo rígido por legislação específica, utilização para aquisição ou alienação de bens e serviços, com os objetivos.
NRA (Nenhuma das Respostas Anteriores).
{"name":"1º Simulado CHQAO 2023", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"“Na fase primária-exportadora, a dinâmica espacial de cada economia regional era comandada pela demanda externa (por açúcar, minério, borracha ou café). Eram dinâmicas não necessariamente confluentes no tempo, por isso a economia açucareira do Nordeste podia ir mal enquanto a economia cafeeira do Sudeste ia muito bem”. ARAUJO, TB Dinâmica Regional Brasileira: rumo à desintegração competitiva. Recife: Bagaço, 1997, p.214. As características da economia brasileira no final do século XIX descritas acima estão melhor resumidas na seguinte alternativa, O sistema de transportes constitui um elemento importante na economia nacional. Os custos de transportes incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais, sendo, portanto, um elemento determinante da competitividade das mercadorias. As redes de transportes implantadas no Brasil, nas últimas décadas do século XIX e início do século XX refletiam as necessidades do modelo agroexportador. O transporte ferroviário era predominante nesse período. Que mudanças na política de transportes foram adotadas a partir da década de 1930, com a mudança da economia brasileira para um caráter industrial., Conhecido como o “Rio da Integração Nacional” esse rio recebe essa alcunha devido ao fato de cruzar vários estados brasileiros e compor a paisagem de duas regiões do Brasil (classificação do IBGE). Com a nascente em área de clima mais úmido, esse rio corta a caatinga (onde representa mais de 50% da oferta de água regional) para desaguar no Oceano Atlântico. O rio em questão é o rio:","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}