A busca pela sustentabilidade e por materiais sustentáveis é um objetivo crucial para a preservação do ambiente que nos rodeia. O vidro, além de poder ser amplamente reutilizado é também um material reciclável. Nas últimas décadas, a reciclagem do vidro tem sido promovida pela sua recolha generalizada através do “ecoponto verde”, levando à diminuição dos recursos naturais que têm de ser explorados para o fabrico deste material, mas o vidro é reciclado pelo menos desde a Época Romana!

Queres fazer um vidro? Para isso tens de juntar quatro matérias-primas ou componentes principais. O formador é a matéria-prima explorada em maior quantidade e com grande impacto ambiental.

Areia siliciosa
Seixos de quartzo
Escolhe um formador
0%
0
0%
0
O fundente é necessário para baixar o ponto de fusão da mistura de cerca de 1750 ºC para 800-1000 ºC, uma temperatura que podia ser atingida na antiguidade. O tipo de fundente utilizado no fabrico de vidro variou ao longo do tempo, estando dependente da exploração de recursos naturais minerais, mas também vegetais.
Natrão (fonte de sódio mineral)
Cinza de planta halófita (tolerante a alta salinidade, rica em sódio)
Cinza de madeira (rica em potássio)
Escolhe um fundente
0%
0
0%
0
0%
0
Os estabilizadores são responsáveis por tornar o vidro mais estável e menos suscetível a alteração ou degradação pela água. Estas matérias-primas, em particular os calcários, são também explorados no âmbito de outras indústrias tal como a construção civil.
Conchas
Fragmento de calcário
Escolhe um estabilizador
0%
0
0%
0
O vidro pode ser incolor, mas pode também ter as mais variadas cores. Assim, ao adicionar diferentes recursos minerais, ou minérios, à mistura é possível dar cor – colorantes – ou retirar cor – descolorantes – ao vidro que é fabricado.
Cobalto
Cobre
Ferro
Ouro
Manganês
Antimónio
Sem (des)colorante
Escolhe um colorante ou um descolorante
0%
0
0%
0
0%
0
0%
0
0%
0
0%
0
0%
0
{"name":"A busca pela sustentabilidade e por materiais sustentáveis é um objetivo crucial para a preservação do ambiente que nos rodeia. O vidro, além de poder ser amplamente reutilizado é também um material reciclável. Nas últimas décadas, a reciclagem do vidro t", "url":"https://www.quiz-maker.com/QC52WQXEQ","txt":"A busca pela sustentabilidade e por materiais sustentáveis é um objetivo crucial para a preservação do ambiente que nos rodeia. O vidro, além de poder ser amplamente reutilizado é também um material reciclável. Nas últimas décadas, a reciclagem do vidro tem sido promovida pela sua recolha generalizada através do “ecoponto verde”, levando à diminuição dos recursos naturais que têm de ser explorados para o fabrico deste material, mas o vidro é reciclado pelo menos desde a Época Romana! Queres fazer um vidro? Para isso tens de juntar quatro matérias-primas ou componentes principais. O formador é a matéria-prima explorada em maior quantidade e com grande impacto ambiental., Escolhe um formador","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}
Powered by: Quiz Maker