Metodologia - Aula 02

A modern classroom setting with students engaged in discussions about research ethics, featuring books and scientific journals on a table.

Ethics in Research Methodology Quiz

Test your knowledge on the principles of ethics in research methodology with this engaging quiz! Understand the vital concepts that guide ethical research practices.

Key Topics:

  • Ethical principles in research
  • Consent and confidentiality
  • Plagiarism and academic integrity
  • Bioethics guidelines
  • Data collection ethics
12 Questions3 MinutesCreated by InquiringMind42
Sobre ética, leia: I. A ética estuda os princípios orientadores da ação humana. Tais princípios indicam condutas para que o homem proceda da melhor forma possível em cada situação (a pergunta ética é: qual a conduta ideal?). Pode ser traduzida como ‘conjunto de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades II. Para fazermos pesquisa, seja para uma monografia, uma tese ou um artigo, devemos ter em mente que o fim da ciência é contribuir com a evolução da humanidade. Toda pesquisa deve ter o bem humano, social e da natureza como fim. III. Pesquisas que causam ou criam malefícios, inventos nocivos e ferramentas de destruição são rejeitadas socialmente, mas ainda assim são consideradas científicas do ponto de vista ético desde que sejam realizadas com métodos científicos confiáveis. IV. Pesquisas envolvendo seres humanos devem seguir uma regra moral rigorosa, embora não exista legislação aplicável.
Apenas I e II estão corretas.
Todas estão erradas.
Apenas I e III estão corretas.
Todas estão certas.
A Resolução 196/96 (BRASIL, 1996) incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, quatro referenciais básicos da bioética: Escolha uma opção:
A. Lucro, não-maleficência, beneficência e direitos autorais.
Autonomia, não-maleficência, beneficência e justiça.
Autonomia, não-maleficência, beneficência e ecologia.
Direitos autorais, não-maleficência, beneficência e economia.
Sobre Consentimento Livre e Esclarecido, leia: I. A ética científica trata do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no qual os sujeitos envolvidos em uma pesquisa manifestarão a sua anuência à participação no estudo. II. O sujeito envolvido ou entrevistado declara que foi informado da justificativa, dos objetivos e dos procedimentos da pesquisa. III. O termo expressa a liberdade de participar ou não da pesquisa, sem quaisquer represálias atuais ou futuras. IV. O termo trata da impossibilidade de o sujeito se retirar da pesquisa já iniciada, retirando o consentimento dado, o que acarreta obrigação de indenizar o cientista. V. O termo assegura que o sujeito não será identificado e que se manterá o caráter confidencial das informações relacionadas com a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização. VI. Garante, ainda a liberdade de acesso aos dados do estudo em qualquer etapa da pesquisa e o acesso aos resultados da pesquisa.
Apenas I II e III estão corretas.
Apenas IV está errada.
Todas estão erradas.
Todas estão certas.
Sobre o plágio, leia e assinale a incorreta: Escolha uma opção:
A citação indireta, que ocorre quando o pesquisador se apropria da ideia alheia, mas muda algumas palavras ou quando resume a tese não constitui plágio.
As citações de trechos ou ideias alheias, ainda que em forma de resumo ou paráfrase, devem ser creditadas a seus autores e referenciadas no final do trabalho, conforme as normas da ABNT.
Informar no início de um trecho que aquele trabalho é baseado em outro não dá a um autor o direito de reproduzir literalmente o texto de outros sem as devidas aspas.
O plágio fere a ética científica e é crime. Acontece quando há cópia integral ou parcial de trabalho intelectual alheio, sem a devida menção ao autor.
Sobre a ética na coleta de dados, leia: I. Na fase de coleta, o pesquisador registra os dados obtidos. É preciso ser ético nesse momento, fazendo a coisa certa, mesmo que isso não seja favorável à demonstração de sua hipótese. Antes de interpretar, deve submeter os dados obtidos a uma análise crítica, observando falhas, distorções e erros. II. Na coleta de dados, o pesquisador deve ser imparcial e desapaixonado, precisa raciocinar com critério e lógica e ser muito honesto, evitando distorções. III. Uma vez selecionados os dados passíveis de análise e interpretação, os passos seguintes são: Classificação: significa a divisão dos dados em partes, dando-lhes ordem, colocando cada um em seu lugar. Tabulação: é o processo pelo qual os dados codificados são apresentados em tabelas e gráficos.
Apenas I está correta.
Todas estão erradas.
Todas estão certas.
Apenas III está errada.
Assinale a alternativa que não apresenta situações que provocam erro na coleta de dados e distorções nos resultados de uma pesquisa: Escolha uma opção:
Pressão do pesquisador; Más amostras; Definição errada.
Cifras parciais; Distorções deliberadas; Perguntas tendenciosas; Gráficos enganosos.
Consideração de todas as variáveis relevantes; amostras suficientemente grandes.
Números imprecisos; Estimativas por suposição; Porcentagens distorcidas; Generalizações.
Se a ética tem como principal preocupação as condutas ideais em uma pesquisa, então a metodologia:
Nada tem a ver com a ética.
Só tem importância quando o pesquisador não tem ética.
É mais importante que a ética.
É uma disciplina a serviço dela, já que define o que deve e o que não deve ser feito em pesquisas.
Sobre monografia, assinale a incorreta: Escolha uma opção:
Monografia é o trabalho que relata os resultados de uma pesquisa em graduação ou especialização. Tal relatório pode ter a forma ou ser denominado de TCC ou TFC.
A monografia requer um estudo científico sobre uma questão limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva.
O prefixo “mono” significa único. Monografia é o “trabalho escrito sobre um único tema”. É um documento que descreve determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos ou artísticos de modo completo.
A monografia é uma narração (texto que descreve fatos). Por isso não pode ser feita apenas com impressões ou opiniões pessoais.
Sobre a monografia assinale a incorreta: Escolha uma opção:
Exige projeto, pesquisa rigorosa e aplicação de métodos científicos! O pesquisador não escreve nada antes de estudar.
A monografia dirige-se à comunidade científica e não à população ou à sociedade.
Não se confunde com um texto de opinião ou um manual (tipo “como fazer?”).
A linguagem não deve ser técnica.
Sobre monografia, leia: I. Monografias, artigos e teses devem ser publicados em mídias impressas ou eletrônicas para que possam ser vistos, comentados e mesmo criticados por estudiosos. II. A monografia tem como objetivo contribuir com a ciência e com os outros estudiosos do assunto. Por isso deve ser elaborada com rigor e com todos os requisitos necessários para que possa ser posta ao alcance dos demais pesquisadores auxiliando na evolução dos estudos sobre o tema. III. Uma monografia deve oferecer a outros estudiosos dados corretos, completos, confiáveis e honestos para o prosseguimento e a atualização dos estudos na área. IV. O texto de uma monografia não segue regras, podendo ser elaborado de modo informal, dependendo do lugar. A codificação (uso de um modelo definido) não é essencial para a comunicação eficaz entre pesquisadores e garante a circulação necessária das pesquisas. Assinale a correta: Escolha uma opção:
Apenas I está correta.
Todas estão erradas.
Todas estão certas.
Apenas IV está errada.
Assinale V ou F: 1. Se a monografia não obedecer a forma prescrita para a estrutura, as citações e as referências (normas da ABNT), o texto perderá sua utilidade científica. Para circular entre seus pares (comunidade de pesquisadores) é preciso seguir à risca tais normas. Só assim um pesquisador interessado no assunto de sua pesquisa poderá, a partir dela, localizar as obras originais citadas e se aprofundar no assunto. 2. Monografia não é repetir o que já foi dito por outro, sem apresentar nada de novo em relação ao enfoque, aos argumentos, ao desenvolvimento ou às conclusões. 3. A monografia pode ser uma espécie de questionário com perguntas e respostas; semelhante ao que se faz em um exame ou deveres escolares. 4. A monografia não é manifestar opiniões pessoais, sem fundamentá-las com dados comprobatórios logicamente correlacionados e embasados em raciocínio. A sequência correta é:
1.V, 2.V, 3.V, 4.F
1.V, 2.V, 3.V, 4.V
1.V, 2.F, 3.F, 4.F
1.V, 2.V, 3.F, 4.V
Observe a seguinte sequência: Para fazer uma monografia o cientista... (1) Planeja a pesquisa (projeto). (2) Parte de um problema (questão). (3) Desenvolve o tema, lendo tudo que já se escreveu sobre o assunto, sempre buscando contribuir com algo novo (revisão da literatura). (4) Faz fichamento das leituras ordenando os dados coletados. (5) Realiza o que propôs de acordo com as normas consagradas pela metodologia. (6) Usa métodos claros para dar credibilidade ao trabalho e permitir que ele seja refeito e atualizado por outros estudiosos. (7) Coleta, investiga, observa e tabula dados (se a pesquisa for de campo, experimental ou baseada em questionários ou entrevistas). (8) Analisa os resultados, elaborando as conclusões. (9) Divulga o que descobriu oferecendo à comunidade científica uma colaboração relevante por meio de uma redação clara, técnica e objetiva. Escolha uma opção:
A sequência está incorreta, pois não é necessário usa métodos claros para dar credibilidade ao trabalho.
A sequência está incorreta, pois tudo começa com a identificação de um problema. Sem um problema definido não é possível começar um projeto.
A sequência está incorreta, pois não é preciso divulgar os resultados.
A sequência está correta.
{"name":"Metodologia - Aula 02", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Test your knowledge on the principles of ethics in research methodology with this engaging quiz! Understand the vital concepts that guide ethical research practices.Key Topics:Ethical principles in researchConsent and confidentialityPlagiarism and academic integrityBioethics guidelinesData collection ethics","img":"https:/images/course5.png"}
Powered by: Quiz Maker