Uso de Redes Sociais por agentes públicos

Considerando as dicas sobre Boas Práticas em Redes Sociais e os valores norteadores da ANA, qual conduta de agente público não seria adequada:
Compartilhar informações oficiais previamente divulgadas nos canais oficiais da ANA.
Comunicar a ASCOM sempre que vir algum comentário negativo, notícia falsa envolvendo programa, projeto, ações ou iniciativas envolvendo a ANA.
Responder, quando questionado, sobre assunto que guarde pertinência temática com as atribuições da ANA, indicando as fontes oficiais e a instância interna responsável pelo tema.
Enriquecer o debate, alimentando polêmicas e participando de comentários difamatórios ou preconceituosos.
Você está em uma viagem a trabalho. Qual conduta é capaz de agregar valor ao exercício da função pública?
Postagens sobre todas as atividades e experiências proporcionadas pela viagem (comida local, passeios e restaurantes visitados etc), visando atender ao princípio da transparência e ao dever de prestação de contas à sociedade.
Reclamações sobre a organização, contratempos administrativos e descontentamento com os temas abordados no evento: os problemas precisam ser resolvidos!
Destacar a importância da experiência para o aprimoramento das atividades profissionais e a melhoria dos serviços prestados para a sociedade.
Compartilhamentos de fotos com os brindes e presentes recebidos de representantes de interesses privados durante a viagem: tal situação não gerará questionamentos sobre a credibilidade do trabalho.
Durante o expediente, após finalização das tarefas na ANA, um colega fez algumas fotos na estação de trabalho para divulgar os doces e tortas que comercializa em paralelo com as atividades profissionais desenvolvidas na Agência. Diante desse cenário:
Não vejo problema em compartilhar nas redes sociais as fotos dos produtos na repartição pública, desde que o colega tenha cumprido previamente as responsabilidades profissionais.
Me prontifico a participar da produção de conteúdo, elogiando os produtos. Afinal, outros colegas compartilham fotos e conteúdos relacionados às atividades privadas e ninguém nunca questionou.
Acho importante compartilhar nas redes sociais todas as atividades exercidas pelo colega durante a jornada de trabalho: vamos desfazer a imagem de que servidor público não trabalha!
Considero inadequado tirar fotos de produtos na estação de trabalho. Além de identificar o local de trabalho, pode expor outros colegas e até o conteúdo de informações restritas ou sensíveis sobre os assuntos tratados pela ANA.
Duas áreas da ANA (X e Y) estão debatendo tecnicamente os resultados de um estudo que contempla informações estratégicas para posterior tomada de decisão da ANA. Um colega da área X levantou o assunto em postagem realizada na sua rede social. Diante dessa conduta, qual a postura esperada do colega da área Y ao visualizar a publicação, tendo em vista as boas práticas nas redes sociais:
Enviar várias indiretas questionando o colega nos comentários da postagem: faço o que for necessário para defender os interesses da ANA!
Contactar imediatamente o colega, no privado, alertando sobre a ausência de posição oficial sobre o assunto que possa ser compartilhada
Marcar a chefia nos comentários da postagem: não posso compactuar com a postura do colega e precisamos resolver logo o impasse.
Repreender o colega nos comentários da postagem, antecipando o entendimento ou a estratégia da ANA sobre o tema.
Em relação a postagens aleatórias envolvendo religião, piadas, tratamento discriminatório e desrespeitoso em redes sociais corporativas, qual das situações abaixo não é inadequada:
Devo compartilhar com meus colegas de trabalho a minha espiritualidade, crenças e fé: contribuo para um ambiente de paz!
Preciso descontrair o ambiente de trabalho: não vejo problema em compartilhar piadas e memes que eu considero engraçados.
Faço questão de destacar a beleza física de todas as mulheres ou homens que trabalham no meu setor.
Posso chamar o novo chefe da área pelo apelido de infância que poucos conhecem, desde que ele não se oponha.
Tenho orgulho de ser servidor público. Considero importante compartilhar a nova posição relevante que passei a ocupar na ANA com todos os meus contatos das redes sociais. Em relação às minhas postagens nas redes sociais, é adequado:
Não me preocupar com a imagem que transmito nas minhas postagens, as pessoas sabem diferenciar a minha posição no trabalho e as minhas opiniões pessoais.
Zelar pela boa reputação institucional, observando as boas práticas nas redes sociais.
Compartilhar minhas opiniões pessoais sobre todos os assuntos tratados na ANA: é importante para a minha atividade profissional ampliar meu networking!
Compartilhar as notícias que bem desejar. Cabe as pessoas checarem a veracidade da informação.
{"name":"Uso de Redes Sociais por agentes públicos", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Considerando as dicas sobre Boas Práticas em Redes Sociais e os valores norteadores da ANA, qual conduta de agente público não seria adequada:, Você está em uma viagem a trabalho. Qual conduta é capaz de agregar valor ao exercício da função pública?","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/CDN/95-4661290/uso-de-redes-sociais-por-agentes-p-blicos-2-.png?sz=1200"}
Powered by: Quiz Maker