CONTROLE COERCITIVO
Domine o Controle Coercitivo
Teste seus conhecimentos sobre controle coercitivo e suas dinâmicas através deste quiz abrangente. Com 30 perguntas elaboradas, você poderá entender melhor os conceitos de punição, reforçamento e coerção em diferentes contextos.
Participe e descubra:
- O que é controle coercitivo?
- Como a punição influencia o comportamento?
- A diferença entre reforçamento positivo e negativo.
1. O controle _________ é ainda, comportamento e condicionamento operante. É a forma de controle definida pelo uso de punição positiva e negativa e reforço negativo.
2. A _________ é um processo simples de entender, e ele pode ser lido como punição positiva ou negativa
3. A punição _________ é o processo comportamental que consiste no surgimento(+) de uma consequência aversiva (estímulo aversivo) em função de uma resposta. Ela que tem a propriedade de redução de probabilidade de recorrência da resposta.
4. Já a punição _________ configura a retirada(-) de algo bom, útil e agradável como consequência, ou seja, a consequência é a suspensão ou retirada de um reforçador positivo, como o mesmo efeito de redução de probabilidade de recorrência da resposta.
5. Exemplos desses processos são as formas de castigo que pais costumam utilizar: castigos como retiradas de privilégios (punição negativa) ou castigos físicos (punição positiva). Conforme veremos, a análise do comportamento condena o uso de _________.
6. Esses processos não precisam ser administrados por alguém: consequências _________ para ações surgem mesmo que não administradas por alguém ou alguma agencia/instituição de controle.
7. O reforçamento negativo deve ser visto relembrando o reforçamento positivo. Reforçamento significa _________ da resposta.
8. Enquanto o reforçamento positivo fortalece uma resposta com a produção de uma consequência boa, útil agradável, o reforçamento negativo fortalece uma resposta com a _________ de estimulação aversiva.
9. _________ são coisas desagradáveis das quais querermos nos afastar. Quando a consequência produzida é o surgimento de um estímulo aversivo, temos uma punição; quando a consequência é a retirada da _________, temos o reforçamento negativo.
10. O reforçamento _________ é essa contingencias descrita como ‘ se você fizer isso, então evitará ou encerrará esse sofrimento (contato com estimulação aversiva).
11. Muito do que fazemos ou deixamos de fazer é simplesmente para evitar ou encerrar sofrimentos/estimulação aversiva e então, são respostas dentro de contingencias de _________. Por exemplo, tomar um remédio para encerrar a dor; uso de álcool para se livrar da tensão do cotidiano; evitar discordar de terceiros para evitar brigas, entre outros.
12. Agencias de _________ como a igreja, o estado, a escola, família e sociedade em geral estipulam regras do que se deve ou não fazer, pensar e sentir e utilizam-se de dessas formas de coerção para manter as pessoas nesses padrões.
13. Nós administramos censuras (_______) a outros que não se enquadram em nossos padrões e, ao mesmo tempo coagimos a nós mesmos a esse enquadre.
14. Contingencias de controle _________, ou seja, de reforçamento negativo e punição (seja positiva ou negativa) tem vários subprodutos indesejáveis e por isso são rejeitadas pela análise do comportamento.
15. A primeira delas é que coerção causa _________. Enquanto o reforçamento positivo traz reações de prazer e satisfação, a coerção gera medo, ansiedade, raiva, culpa, etc.
16. O segundo efeito é causar dois tipos de comportamentos que são produtos de _________, ou seja, encerram a estimulação aversiva: a fuga e a esquiva.
17. A _________ é a resposta que encerra o contato presente com a estimulação aversiva.
18. Como exemplo de ______: abrir um guarda chuva em um dia chuvoso, tomar um remédio para dor, mudar de um assunto desconfortável, sair de um ambiente conflituoso, distrair a cabeça de pensamentos desconfortáveis, correr atrás daquilo que se perdeu,
20. _________ podem ser expressas de várias formas: o sujeito passivo, que não confronta pra evitar punições de terceiros; pessoas que tentam sempre agradar o outro para não perderem seu afeto; pessoas evitam o erro e imperfeição com suas obsessões; evitam intimidade para não se magoarem; deixam de estudar e trabalhar devido a punições passadas, etc.
21. _________ e esquiva também se expressam em aspectos subjetivos: nossos pensamentos saem de uma realidade tediosa ou desagradável e liga-se a imaginação, como em uma aula desinteressante e até esquecimentos em situações traumáticas.
22. O controle coercitivo também torna comportamentos agressivos prováveis de ocorrer. Muitas vezes, a _________ é direcionada a quem coage, outras a familiares, objetos ou até a si mesmo.
23. Controle por coerção gera _______.
24. Coerção gera também_________, ou o termo técnico, ‘contracontrole’.
25. O _________ é uma forma de burlar a coerção. Como a coerção vem a obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer algo, o controla controle evita a perda e previne a punição.
26. Por exemplo o adolescente que finge dormir pra ir em uma festa, escapa a punição e alcança o que deseja. Esse é um exemplo de _________.
27. Ainda, enquanto o reforçamento positivo cria novos objetos de desejo, a coerção cria _________ novos. 1. Por exemplo, aquele que pune se torna, ele mesmo alvo de nossa evitação, fuga, raiva, e o que fizermos que evite o contato com essa pessoa é reforçado.
28. Os locais onde vivenciamos _________ são por nós evitados: a escola, a família, a religião, aquele local onde fomos mal atendidos, o local de um acidente que vivemos, um local que presenciamos uma violência.
29. Nesse ponto, a coerção cria estímulos _________.
30. A_________, por fim, não é eficaz em controlar o comportamento, visto que quando o agente punidor está ausente, aquele que vigia, então aqueles que são coagidos se comportam de outra forma. Por exemplo, o professor que sai da sala e os alunos bagunçam.
{"name":"CONTROLE COERCITIVO", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Teste seus conhecimentos sobre controle coercitivo e suas dinâmicas através deste quiz abrangente. Com 30 perguntas elaboradas, você poderá entender melhor os conceitos de punição, reforçamento e coerção em diferentes contextos.Participe e descubra:- O que é controle coercitivo?- Como a punição influencia o comportamento?- A diferença entre reforçamento positivo e negativo.","img":"https:/images/course1.png"}