LOG_2022

1 Joint Logistic Support Network (JLSN) consiste:
Nenhuma das afirmações está correta.
Num "sistema de nódulos logísticos interconectado determinados durante o processo de planeamento de operações.
Ambas as afirmações são corretas.
Numa "organização conjunta centrada na logística, gerada pela força, implantada, como componente, que desempenha responsabilidades de nível operacional, por meio de atividades conjuntas*. Operacionais e táticas.
2 Na NATO, o Force Logistics Coordinator (FLC) é:
Todas as anteriores estão corretas.
O principal conselheiro de Joint Force Commander (JFC) para os assuntos logísticos no mar.
A entidade que estabelece objetivos logísticos e executa a política logística implementada.
Responsável pelo apoio em terra à Força Naval.
3 No âmbito da Orçamentação e Finanças (Budget and Finance) da NATO, constatamos que:
Os Common Costs são elegíveis para serem suportados pela NATO.
Os Joint Costs são à partida considerados como partilhados por mais do que uma Nação.
Os custos efetuados pelas Nações, quando ao abrigo de um Memorandum of Understanding (MOU), são suportados pela NATO como Joint Costs.
O ressarcimento que a NATO efetua às Nações contribuintes depende do volume de Forças e a contribuição da Nação para o orçamento geral da Aliança.
4 O processo de projetar capacidades nacionais ou NATO para uma Joint Operations Area (JOA) em conformidade com as prioridades e requisitos de Joint Force Commander (JFC), consiste:
Num movimento operacional.
Num movimento nacional.
Num movimento nacional e estratégico.
Num movimento estratégico e operacional.
5 Na NATO, no âmbito da sustentação logística à Componente Naval, o Shore Support (Apoio em Terra) a uma Força Naval Multinacional - Multinational Maritime Force (MNMF) -, pode assumir as seguintes tipologias de apoio:
Apoio Regional ou Apoio Estendido.
Apoio Setorial ou Apoio Geral.
Apoio Local ou Apoio Geral.
Apoio Geral ou Apoio Direto.
6 Na NATO, no âmbito das atividades de Receção, Estacionamento, Movimento para a frente e Integração - Reception, Staging, Onward Movement and Intergration (RSOl) -, o Supremo Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE), é a entidade responsável por:
Determinar a ordem de chega das Forças ao Teatro de Operações.
Nenhuma das opções está correta.
Desenvolver o Plano Multinacional de Projeção de Forças - Multinational Deteiled Deployment Plan (MNDDP).
Elaborar o Plano de Receção, Estacionamento e Movimento para a frente - Reception, Staging and Onward Movement (RSOM).
7 A Integração é uma das fases do processo de Receção, Estacionamento, Movimento para a frente e Integração - Reception Staging, Onward Movement and Integration (RSOl) -, dirigida pelo J3, que normalmente tem lugar:
Nas áreas de estacionamento (Staging Areas - SAs).
Nos Pantos de Embarque (Port/Point of Embarkation - POEs).
Nos Pontos de Desembarque (Port/Point of Disembarkation - PODs).
No destino final (Final Destination - FD).
8 Na NATO, no âmbito da sustentação logística à Componente Aérea, quem presta o apoio logístico é:
Deployed/Deployment Operating Base (DOB).
Forward Logistic Site (FLS).
Forward Operational Base (FOB).
Theatre Logistic Base (TLB).
9 Na NATO, no processo de planeamento e desenvolvimento dos acordos de Apoio da Nação Hospedeira [Host Nation Support (HNS)] são estabelecidos diferentes documentos:
O Statement of Requirements (SOR) é da responsabilidade nacional e constitui o requisito oficial de HNS, bem como os fundos que serão atribuídos à HN.
Os Joint implementation Arrangements (JAs) são os documentos que iniciam todo o planeamento com a HN.
Os Technical Arrangements (TAs) providenciam à Hast Nation (HN) todos os requisitos de apoio funcionais necessários.
O Concept of Requirements (COR) é desenvolvido para ampliar o conceito e os procedimentos de HNS a todos os participantes.
10 Na NATO, no âmbito do planeamento logístico da Componente Aérea, existem três (3) aspectos críticos a considerar:
Infraestruturas aeroportuárias existentes na Joint Operations Area (JOA) e suas capacidades; Tripulações disponiveis; e, Aeronaves disponiveis.
Combustível (qualidade e quantidade); Munições (especificidade e criticabilidade); e manutenção (complexidade).
Volume de voos diários; Número de pedidos de CAS (Close Air Support); e.Congestionamento do Espaço Aéreo.
Disponibilidade de apoio por parte da Nação Hospedeira; Apoio da Componente Terrestre; e, Apoio Logístico fornecido por Contractors.
11 Nas atividades de Recepção, Estacionamento e Movimento para a frente - Reception Staging and Onward Movement (RSOM) -, da NATO, o processo reunir, alojar temporariamente e organizar o pessoal, equipamento e material em Unidades/Forças, preparando-os para o deslocamento seguinte, designa-se por:
Receção (Reception).
Projeção Estratégica (Strategic Deployment).
Estacionamento (Staging).
Movimento para a frente (Onward Movement).
12 Das opções seguintes, indique a que corresponde ao conceito de Receção, Estacionamento e Movimento para a frente - Reception, Staging and Onward Movement (RSOM):
"Fase intra-teatro do processo de projeção que transita Unidades, pessoal, material e equipamento, para um local seguro da JOA, em conformidade com a CRD (Commander's Required Date), desde os Portos de Desembarque (POD) até ao Destino Final (FD), e conduz uma transferência sincronizada de Unidades operacionais (prontas) numa Força que podem ser empregues pelo Joint Force Commander (UFC)
"Fase intra-teatro do processo de projeção que transita unidades, pessoal, material e equipamento, para um local seguro da JOA, em conformidade com a CRD (Commander's Required Date), desde os Portos de Desembarque (POD) até ao Destino Final (FD).
"Processo de recepção, descarga, reunião e transporte de pessoal, equipamento e material desde o ponto de desembarque do transporte estratégico (POD) a área de estacionamento."
*Processo de deslocar unidades, o seu pessoal e respetivo material, desde as áreas de estacionamento até ao Destino Final (FD)."
13 Das várias inspeções de verificação e controlo efetuadas pela ONU, a inspeção de chegada é realizada:
Após a chegada à área de missão e concluída no espaço de três meses.
Todas as opções estão incorretas.
Imediatamente após a chegada à área de missão e concluida até um mês.
Na primeira semana após chegada à área de missão.
14 A doutrina da NATO preconiza um conjunto de princípios, funções logísticas e modalidades de apoio:
São exemplos de modalidades de Apoio Logístico a Logistic Role Specialist Nation (LRSN), Logistic Lead Nation (LLN), Multinational Logistic/Medical Unit (MLU/MMU) e Multinational Integrated Logistic/Medical Unit (MILU/MIMU).
A Logística da NATO considera como funções logísticas, entre outras, as seguintes: Supply (of Material and Services) ((Re) Abastecimento de Material e Serviços), Movement (Movimento).
Autoridade, cooperação e coordenação, visibilidade, suficiência, eficiência, flexibilidade e simplicidade são alguns dos princípios da Logística da NATO.
Todas as afirmações anteriores estão corretas.
15 Na NATO a estrutura logística de uma Força Naval Multinacional divide-se em:
No Mar (Afloat Support - Apoio no Mar) e em Terra (Ashore Support - Apoio em Terra).
Regional e estendido.
Todas as anteriores estão incorretas.
Forward Logistic Site (FLS) e Shore Logistic Site (SLS).
16 No âmbito NATO "As Nações e a NATO devem assegurar, individual ou coletivamente, a provisão dos abastecimentos e serviços essenciais às forças atribuidas tanto em tempo de paz como em crise ou conflito." Esta afirmação constitui uma referência ao princípio da logística:
Provisão.
Suficiência.
Autoridade.
Responsabilidade Coletiva.
17 No âmbito da NATO, a Projeção Estratégica (Strategic Deployment) consiste:
Num movimento exclusivamente estratégico.
Num movimento intra-teatro.
Num movimento exclusivamente nacional.
Em dois movimentos: um nacional e outro estratégico.
18 No âmbito dos princípios da logística da NATO considera-se que:
Segundo o principio da eficiência devem ser desenvolvidas soluções multinacionais de forma a otimizar a pegada logística e eliminar duplicações.
De acordo com o princípio da suficiência as nações e a NATO devem assegurar, individual ou coletivamente a provisão dos abastecimentos e serviços essenciais às forças atribuídas tanto em tempo de paz como em crise ou conflito.
Deve haver uma integração da logística na estrutura de Comando e Controlo operacional, segundo o princípio da visibilidade.
Segundo o princípio da flexibilidade a NATO e as nações devem organizar e prestar o apoio logístico global em operações NATO.
19 No âmbito da NATO, a Nação que assume a responsabilidade de fornecimento de uma capacidade logística específica e/ou serviço, para toda ou parte de uma força multinacional, na área e período temporal definidos, é designada por:
Multinational integrated Logistic Unit (MILU).
Logistic Role Specialist Nation (Nação Especialista).
Logistic Lead Nation (Nação Lider).
Multinational Logistic Unit (MLU).
20 Na NATO, no âmbito das atividades de Receção, Estacionamento e Movimento para a frente - Reception, Staging and Onward Movement (RSOM) -, designa-se por Onward Movement (Movimento para a frente):
Nenhuma das opções está correta.
Ao processo de deslocar Unidades, o seu pessoal e respetivo material desde as Áreas de Estacionamento (Staging Areas) até ao Destino Final (Final Destination).
Ao processo de deslocar Unidades, o seu pessoal e respetivo material desde os PODs até aos respectivos Destinos Finais (FDs).
Ao processo de deslocar Unidades, o seu pessoal e respetivo material desde as Assembly Areas (AA) para as Marshaling Areas (MA).
21 Em missões e operações NATO, para fazer face às múltiplas tarefas de apoio sanitário, nomeadamente, evacuação, hospitalização, tratamento, etc., os meios e recursos sanitários encontram-se normalmente, organizados por níveis de capacidade (de ROLE 1 a ROLE 4). Das afirmações seguintes indique a que é verdadeira:
O ROLE 3 é um Hospital da Nação ou de algum país aliado.
O ROLE 1 é uma responsabilidade da NATO.
O ROLE 2 é caracterizado por dispor de capacidade de resposta cirúrgica inicial.
O ROLE 4 é projetável para uma Joint Operations Area (JOA).
22 No âmbito da NATO, a entidade responsável pela obtenção do transporte para a projeção e retração das Forças é o(a):
Sending Nation (SN) - Nação.
Joint Logistic Support Group Commander (ULSG COM).
Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE).
Joint Force Commander (JFC).
23 Na NATO, a função dos Forward Logistic Site (FLS) consiste em:
Garantir o apoio logístico à Componente Naval assegurando que todo o PMC (Passengers, Mail and Cargo) é processado e transferido o mais rapidamente possível.
Garantir ao Joint Force Commander (JFC) um porto de entrada (POD) seguro na Joint Operations Area (JOA).
Assegurar o apoio logístico à Componente Aérea assegurando todas as funções logísticas.
Garantir o apoio logístico à Componente Terrestre assegurando que todas as classes de abastecimento são distribuídas às Forças em 1.ª linha.
24 No âmbito da função/área funcional Orçamentação e Finanças (Budget and Finance) da NATO constatamos que:
Os custos efetuados pelas Nações, quando ao abrigo de um Memorandum of Understanding (MOU), são suportados pela NATO como Common Costs.
O ressarcimento que a NATO efetua às Nações contribuintes depende do volume de Forças e da contribuição da Nação para o orçamento geral da Aliança.
Os Joint Costs são considerados como uma partilha de custos por várias Nações utilizando uma entidade da NATO como a NSPA (NATO Support and Procurement Agency).
Os Common Costs são elegíveis para serem suportados pelas Nações.
25 No âmbito do Apoio Logístico de uma operação da ONU:
Para operações militares com duração superior a um ano as Nações são autossustentáveis nos seguintes bens/serviços: água, alimentação, combustíveis a granel, MEDEVAC, apoio da engenharia.
A retração é idêntica à projeção com a particularidade de que a ONU é responsável pelo encerramento do campo.
As Nações são financeiramente responsáveis pela projeção.
No planeamento as nações contribuintes visitam a Host Nation (Nação Hospedeira) e desenvolvem o Memorandum of Understanding (MOU), informando posteriormente a ONU.
26 Enquanto a ONU reembolsará as Nações pelos equipamentos (major equipments), na NATO o princípio geral é "costs lie where they fall".
Todas as afirmações anteriores estão corretas.
Os Common Costs são partilhados por algumas Nações, mas não são elegíveis para serem suportados pela NATO.
No dry lease, o apoio logístico é inteiramente fornecido pela ONU e o reembolso ao país é superior ao do wet lease.
No wet lease, a ONU paga uma quantia por cada item e respectiva manutenção, mas o país contribuinte assume a total responsabilidade pela manutenção do equipamento.
27 No âmbito da NATO, uma unidade modular, constituída por duas ou mais Nações que acordam, sob controlo operacional (OPCON) de um Comandante da Força ao nível da Força Conjunta ou de Componente, em garantir determinado apoio logístico a uma Força Multinacional, é designada por:
Multinational Logistic Unit (MLU).
Logistic Role Specialist Nation (Nação especialista).
Multinational integrated Logistic Unit (MILU).
Multinational Integrated Medical Unit (MIMU).
28 No âmbito da NATO, uma Nação que assume a responsabilidade global de organizar e coordenar um largo espetro de apoio logístico, para toda ou parte de uma força multinacional, é designada por:
Logistic Role Specialist Nation (Nação especialista).
Multinational integrated Logistic Unit (MILU).
Logistic Lead Nation (Nação lider).
Multinational Logistic Unit (MLU).
29 Na NATO, no âmbito da sustentação logística à Componente Terrestre, o reabastecimento baseado no sistema PULL, é mais adequado às Classes:
Classe 3, Classe 4 e Classe 5.
Classe 1, Classe 3 e Classe 5.
Classe 2 e Classe 4.
Classe 1 e Classe 2.
30 Na NATO, no processo de planeamento e desenvolvimento dos acordos de Apoio da Nação Hospedeira - Host Nation Support (HNS) - são estabelecidos diferentes documentos:
O Concept of Requirements (COR) enuncia todos os requisitos de apoio funcionais (segurança, transportes, telecomunicações, instalações, ..) necessários, não detalhando quantidades e período para utilização. É desenvolvido ao nível operacional.
Os Joint Implementation Arrangements (JIA) são desenvolvidos para vincular e clarificar o conceito, os procedimentos gerais e as responsabilidades para a provisão de HNS para todas as Nações participantes.
O Statement of Requirements (SOR) transforma o genérico em especifico, identificando as forças que serão apoiadas. É desenvolvido ao nível político.
Os Technical Arrangements (TA) incluem todas as obrigações financeiras, consistindo no verdadeiro contrato entre a HN e as Nações.
31 Na ONU, em termos de estrutura e organização, existe uma componente civil e militar. Na componente civil para além do Chief of Administrative Services (CAS), existe um Director or Chief of Mission Support (D/C MS) e um Chief of Service Delivery (CSD) com diferentes responsabilidades:
O CAS na dependência do D/C MS é o responsável pelas áreas administrativa, pessoal, financeira e de procurement.
O CAS na dependência do D/C MS é responsável pela gestão e apoio logístico.
O CSD é conselheiro do Head of Mission (HoM).
O D/C MS na dependência do CSD é o responsável pela gestão e apoio logístico.
32 No âmbito da NATO, uma unidade de constituição modular, constituída por duas ou mais Nações que acordam ao nível da força conjunta ou ao nível tático, em garantir determinado apoio logístico à força multinacional, é designada por:
Logistic Role Specialist Nation (Nação Especialista).
Multinational Logistic Unit (MLU).
Multinational integrated Logistic Unit (MILU).
Multinational Integrated Medical Unit (MIMU).
33 Na NATO, no âmbito da sustentação logística à Componente Naval, o conceito de Replenishment at Sea (RAS) - reabastecimento no mar -, consiste:
Processo de transferência de munições, combustível ou material com a embarcação em movimento.
Nenhuma das opções está correta.
Processo de trasfega de combustíveis e/ou lubrificantes entre dois navios fundeados.
Processo de transferência de munições, combustível ou material com o navio fundeado.
34 A Doutrina Logística da NATO estabelece alguns princípios:
A logística multinacional pode melhorar a eficiência e eficácia, gerando vantagens, como por exemplo, a redução dos custos e a otimização da pegada logística. No entanto, não incrementa a interoperabilidade.
A utilização de ferramentas de gestão comuns na NATO dificultam a visibilidade e transparência da informação logística.
A cooperação e coordenação entre a NATO e as Nações é essencial, cabendo à NATO assegurar a coordenação global da logística.
A responsabilidade é coletiva. As Nações não têm a responsabilidade última para equipar as suas forças e por assegurar, individualmente ou por acordos de cooperação, a provisão de recursos logísticos necessários para apoiar as forças atribuídas à NATO.
35 Na NATO, no âmbito das atividades de Receção, Estacionamento, Movimento para a frente e Integração - Reception Staging, Onward Movement and Integration (RSOl) -, o Joint Force Commander (JFC), é a entidade responsável por:
Nenhuma das opções está correta.
Coordenar a formação/constituição de Unidades Multinacionais de Movimento e Transporte.
Pelo movimento entre o(s) Pontos de Desembarque - Points of Disembarkation (PODs) - e os Destinos Finais - Final Destinations (FDs).
Elaborar o Plano de Receção, Estacionamento e Movimento para a frente - Reception, Stagina and Onward Movement (RSOM).
36 No âmbito da União Europeia (UE), o Mecanismo Europeu de Paz [European Peace Facility (EPF)], tem o propósito de:
Nenhuma das anteriores está correta.
Financiar a Política Externa e de Segurança Comum (PESC) nos domínios militares e de defesa.
Intermediar conflitos que oponham a UE e outros atores internacionais.
Contribuir para a segurança e estabilidade na região do mediterrâneo e leste europeu.
37 Na NATO, no âmbito das atividades de Receção, Estacionamento, Movimento para a frente e Integração - Reception Staging, Onward Movement and Intergration (RSOI) -, o Joint Logistic Support Group Commander (JLSG COM) é a entidade responsável por:
Elaborar o Plano de Receção, Estacionamento e Movimento para a frente - Reception Staging and Onward Movement (RSOM).
Determinar a ordem de chega das Forças ao Teatro de Operações.
Coordenar a formação/constituição de Unidades Multinacionais de Movimento e Transporte.
Nenhuma das opções está correta.
38 Por ponto de culminação logística entende-se o seguinte:
Corresponde à interseção entre a curva dos Recursos e a curva das Necessidades.
Nenhuma das afirmações é verdadeira.
É o ponto a partir do qual a eficácia das operações diminui comprometendo a execução das mesmas de acordo com o planeado.
Ambas as afirmações estão corretas.
39 Na NATO, no processo de planeamento e desenvolvimento dos acordos de apoio da nação hospedeira [Host Nation Support (HNS)] são estabelecidos diferentes documentos:
Os Joint Implementation Arrangement (JIAs) são os documentos que iniciam todo o planeamento com a Host Nation (Nação Hospedeira).
O Concept of Requirements (COR) transforma o genérico em especifico, identificando as Forças que serão apoiadas.
Os Technical Arrangements (TAs) são desenvolvidos para vincular e clarificar o conceito, os procedimentos gerais e as responsabilidades para a provisão de HNS para todos os participantes.
O Statement of Requirements (SOR) enuncia todos os requisitos de apoio funcionais (segurança, transportes, telecomunicações, instalações, ...) necessários, não detalhando quantidades e período para utilização.
40 Na NATO os abastecimentos estão organizados em diversas classes:
As munições pertencem à Classe V e são fornecidos pelo sistema pull.
Os Combustíveis e Lubrificantes (POL) são classificados na Classe Ill e são habitualmente fornecidos pelo sistema pull
Os artigos a fornecer por sistema push estão agrupados na Classe IV.
O reabastecimento dos artigos das Classes I, III e V é mais adequado ao sistema push, enquanto que, aos artigos das Classes Il e IV é mais adequado o sistema pull.
{"name":"LOG_2022", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"1 Joint Logistic Support Network (JLSN) consiste:, 2 Na NATO, o Force Logistics Coordinator (FLC) é:, 3 No âmbito da Orçamentação e Finanças (Budget and Finance) da NATO, constatamos que:","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}
Powered by: Quiz Maker