QUIZZ CPC 04 (PARTE 3)

Create an educational and engaging image illustrating intangible assets, featuring abstract representations of digital assets, contractual rights, and financial symbols in a modern office setting.

Teste de Conhecimento em Ativos Intangíveis

Descubra seu conhecimento sobre ativos intangíveis e suas regulamentações de acordo com o CPC 04. Este quiz é uma excelente maneira de avaliar seu entendimento e identificar áreas que podem precisar de mais atenção.

Faça o quiz para:

  • Reforçar seu aprendizado sobre ativos intangíveis.
  • Preparar-se para certificações ou avaliações profissionais.
  • Desafiar seus conhecimentos na contabilidade moderna.
10 Questions2 MinutesCreated by LearningGuide457
Em relação ao ativo intangível gerado internamente, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1) - Ativo Intangível, assinale a afirmativa correta.
Os gastos com a pesquisa são contabilizados como ativo ou como despesa, dependendo da expectativa de rentabilidade futura.
Os gastos com desenvolvimento são sempre reconhecidos como ativo.
O custo deste ativo inclui os gastos diretamente atribuíveis, necessários à criação, produção e preparação para ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração.
A amortização é iniciada a partir do momento em que a fase de desenvolvimento estiver concluída.
O valor residual deste ativo não pode ser modificado.
De acordo com os termos do aludido CPC, entende-se por valor residual de um ativo Intangível o valorestimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
SIM
NÃO
No controle dos ativos intangíveis com vida útil definida é necessário considerar a definição do valor amortizável, que consiste no(a):
Alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil;
Custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual;
Montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação dada para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção;
Valor que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil;
Valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a dedução da amortização acumulada e da perda por desvalorização.
Segundo a NBC TG 04, o Ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado. Ainda sobre o assunto a NBC TG 01, orienta que a entidade deve testar a perda de valor dos ativos intangíveis com vida útil indefinida, comparando o seu valor recuperável com o seu valor contábil:
Somente quando verificar o valor de perda
Mensalmente e sempre que existem indícios de que o ativo intangível pode ter perdido valor
Quando detém o poder de obter benefícios econômicos futuros gerados pelo recurso subjacente e de restringir o acesso de terceiros a esses benefícios.
Anualmente e sempre que existem indícios de que o ativo intangível pode ter perdido valor
Somente quando identificar o valor de ganho.
Após o seu reconhecimento inicial, um ativo intangível deve ser apresentado ao custo, menos a eventual amortização acumulada e a perda acumulada
SIM !!
NÃO !!
Após o seu reconhecimento inicial, um ativo intangível deve ser apresentado pelo seu valor reavaliado, correspondente ao seu valor justo à data da reavaliação.
SIM !!
NÃO !!
A contabilização de ativo intangível baseia-se na sua vida útil. Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado, enquanto a de um ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado.
Sim !!
Não !!
O ativo intangível com vida útil definida deve ser submetido ao teste de irrecuperabilidade, enquanto que um ativo intangível com vida útil indefinida não deve submetido ao teste de irrecuperabilidade.
Sim !!
Não !!
A vida útil de ativo intangível pode ser muito longa ou até indefinida. A incerteza justifica a prudência na estimativa da sua vida útil, mas isso não justifica escolher um prazo tão curto que seja irreal.
SIM !!
NÃO !!
A vida útil de ativo intangível resultante de direitos contratuais ou outros direitos legais não deve exceder a vigência desses direitos, podendo ser menor dependendo do período durante o qual a entidade espera utilizar o ativo.
SIM !!
NÃO !!
{"name":"QUIZZ CPC 04 (PARTE 3)", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Descubra seu conhecimento sobre ativos intangíveis e suas regulamentações de acordo com o CPC 04. Este quiz é uma excelente maneira de avaliar seu entendimento e identificar áreas que podem precisar de mais atenção.Faça o quiz para:Reforçar seu aprendizado sobre ativos intangíveis.Preparar-se para certificações ou avaliações profissionais.Desafiar seus conhecimentos na contabilidade moderna.","img":"https:/images/course1.png"}
Powered by: Quiz Maker