HIV e HCV - Gilead

Nome completo:
Com relação ao perfil de interações medicamentosas dos DAAs utilizados no Brasil, escolha a alternativa correta:
A dose de Daclatasvir deve ser ajustada em todos pacientes coinfectados com HIV
Sofosbuvir, quando associado a Simeprevir, não tem interações medicamentosas
A combinação Veruprevir/Ritonavir, Ombitasvir, Dasabuvir não tem interação com amiodarona
Nenhuma das anteriores
O estudo SIRIUS é um estudo de fase 2 que avaliou o tratamento com Harvoni + RBV por 12 semanas vs Harvoni por 24 semanas em pacientes cirróticos experimentados (a Peg+RBV ou a PEG+RBV+IP), todos GT1. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
O estudo SIRIUS é um estudo de fase 2 que avaliou o tratamento de Harvoni por 12 ou 24 semanas e incluiu exclusivamente pacientes cirróticos: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS os pacientes foram estratificados em GT1a e GT1b Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS foram definidos como cirróticos pacientes com biópsia hepáfica F4 pela classificação de METAVIR ou Fibroscan >12,5 ou Fibrotest>0,75 e APRI>2. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS a maoir parte dos pacientes foi classificado como cirrótico através da elastografia por Fibroscan. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS, na análise dos polimorfismos basais, observou-se que cerca de 50% dos pacientes incluídos no estudo apresentavam RAVs de NS3A e cerca de 15% tinham RAVs de NS5A, tanto nos grupo tratado por 12 como no tratado por 24 semanas. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS, a RVS 12 foi de 96% e 97% entre os tratados com 12 semanas de HARVONI com ribavirina e os tratados por 24 semanas sem ribavirina, respectivamente. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS, a RVS12 entre os pacientes GT1b tratados por 12 semanas de HARVONI com Ribavirina foi de 93% e 96% entre os tratados por 24 semanas. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS, a RVS12 entre os pacientes GT1a tratados tanto com 12 semanas de HARVONI com Ribavirina como com 24 semanas foi de 98%. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo SIRIUS, a RVS12 entre os pacientes com carga viral acima 800.000 cópias tratados tanto com 12 semanas de HARVONI com Ribavirina como com 24 semanas foi entre 90-95% . Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Harvoni é uma combinação de Ledipasvir (70 mg), um inibidor da NS5A do HCV, e Sofosbuvir (400 mg), um análogo de nucleotídeo inibidor da polimerase NS5B. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Nenhum ajuste de dose do Harvoni® é necessário em pacientes com insuficiência renal leve ou moderada. A segurança do ledipasvir/sofosbuvir não foi avaliada em pacientes com insuficiência renal grave (taxa de filtração glomerular estimada [eTFG] <30 mL/min/1,73 m2) ou doença renal em estágio terminal (DRET) que requeira hemodiálise. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Há três contraindicações listadas na bula do Harvoni. São elas: Hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes, coadministração com rosuvastatina, e uso de medicamentos que são indutores potentes da glicoproteína P, ou P-gp, no intestino, incluindo rifampicina, rifabutina, Erva de São João (Hypericum perforatum), carbamazepina, fenobarbital e fenitoína. A coadministração destes agentes com Harvoni diminuirá significativamente as concentrações plasmáticas de ledipasvir e sofosbuvir, podendo resultar na perda de eficácia do Harvoni. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Casos de reativação do vírus da hepatite B (HBV), alguns deles fatais, têm sido relatados durante e após tratamento com agentes antivirais de ação direta. Triagem para HBV deve ser realizada em todos os pacientes antes do início do tratamento. Pacientes coinfectados com HBV/HCV devem ser monitorados e gerenciados de acordo com as diretrizes clínicas atuais. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Os estudo SOLAR 1 E SOLAR 2 foram estudos de fase 2 de 12 ou 24 semanas de LDV/SOF + RBV em indivíduos portadores dos genótipos 1 e 4 com doença hepática avançada. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Nos estudo SOLAR 1 E SOLAR 2 a maioria dos Eventos Adversos associados ao tratamento estavam relacionados a terapia com RBV. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Nos estudo SOLAR 1 E SOLAR 2 as taxas de RVS foram >= 86% em todos os grupos de indiv­duos com cirrose descompensada Child Pugh B Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2 mais de 60 % dos pacientes em todos os braços já haviam sido tratados previamente para o HCV:
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2 , 35% dos pacientes do braço pré-transplante apresentavam MELD>=15
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2 , a maior parte dos pacientes do grupo pós-transplante apresentavam grau de fibrose F0-F3 ou cirrose Child A.
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2, o braço dos pacientes pos-transplante já com cirrose descompensada denovo (n=114) a RVS dos pacientes Child B foi maior ou igual a 90% tanto nos tratados por 12 semanas como nos tratados por 24 semanas.
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2, o braço dos pacientes pos-transplante já com cirrose descompensada denovo a RVS dos pacientes Child C foi de 50% entre os tratados por 12 semanas e 78% entre os tratados por 24 semanas, embora o numero de pacientes nesse grupo tenha sido bem pequeno.
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2, a RVS no grupo de pacientes pos-transplante com cirrose CHILD B e C foram ambas acima de 85%.
Verdadeira
Falsa
Nos estudos SOLAR 1 e 2 cerca de 5% dos pacientes descontinuaram o tratamento precocemente por eventos adversos.
Verdadeira
Falsa
No estudo ION-3, O grau de fibrose apresentou influência nas taxas de RVS12. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION-3, pacientes naives não cirróticos tratados com LDV/SOF apresentaram RVS12 após 12 semanas de:
89%
96%
98%
100%
No Estudo ION-3 houve diferença significativa de RVS entre indivíduos com o GT 1a em comparação àqueles com o GT 1b. Esta afirma
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION 3, podemos afirmar que a adição de RBV às 8 semanas com LDV/SOF resultou em:
- Taxas de fadiga 14% maisaltas
- Taxas de irritabilidade 12% maisaltas
- Taxas de dor de cabeça e náusea 11% mais altas
- Taxas de erupção cutânea 8% maisaltas
- Taxas de anemia e insônia 7% maisaltas
 
Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION-3, qual foi a RVS 12 dos pacientes que receberam 8 semanas de LDV/SOF?
89%
90%
94%
99%
No Estudo ION-3, qual foi a RVS 12 dos pacientes que receberam 8 semanas de LDV/SOF + RBV?
93%
89%
98%
99%
No Estudo ION-3, qual foi a RVS 12 dos pacientes que receberam 12 semanas de LED/SOF?
93%
95%
96%
98%
No Estudo ION-3 não foi detectada nenhuma resistência ao SOFOSBUVIR. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
O Estudo ION-3 apresentou cerca de 3% de descontinuação de tratamento devido a eventos adversos. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION-3, a maior parte dos pacientes tinha fibrose grau 0-2 Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION-3, que comparou Harvoni 8 e 12 semanas, foram incluídos cerca de 13% de pacientes com fibrose grau 3 e 20 % com fibrose grau 4: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION_3, em relação a carga viral basal dos pacientes inclu­dos no estudo podemos afirmar que mais de 70% tinha HCV RNA>= a 800.000 UI/ml. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
O estudo ION-4 avaliou a segurança e a eficácia do Harvoni® entre indivíduos infectados com HCV com genótipo 1 e 4, e:
HAV
HBV
HIV
HPV
O ION 4 foi um Estudo de fase 3, de grupo único e aberto realizado nos EUA, Porto Rico, Canada e Nova Zelândia entre indivíduos coinfectados HCV/HIV, estratificado por GT 1 e GT 4, cirrose versus sem cirrose e virgens de tratamento versus experimentados. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Assinale a alternativa incorreta em relação ao Estudo ION 4:
Não houve descontinuação do tratamento devido a EA
Dois indivíduos recebendo 12 semanas de Harvoni apresentaram falha virológica durante o tratamento; determinou-se que as causas em ambos os casos estavam associadas a não adesão ao tratamento.
Nenhum individuo apresentou rebote virológico do HIV durante o estudo, bem como nenhuma mudança clinicamente significativa na contagem de células CD4 desde os níveis basais foi observada
Entre os pacientes cirróticos, 98% alcançaram uma RVS12 sem RBV.
No estudo ION-4, foram incluídos cerca de 20% de pacientes coinfectados HIV-HCV cirróticos: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION 4, RAVs da NS5A foram observadas em 10/12 indivíduos com falha virológica. Nenhuma variante S282T da NS5B foi observada em nenhum dos indivíduos com falha basal ou virológica. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION-2, pacientes cirróticos GT1b, tratados com Harvoni por 12 semanas sem ribaviriva, apresentaram RVS de 87%. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION-1, pacientes naives genótipo 1, após 12 semanas de tratamento com Harvoni®, sem ribaviriva, a taxa de RVS foi de:
93%
95%
96%
99%
No estudo ION-1, após 12 semanas de tratamento com Harvoni®, sem ribavirina, a taxa de RVS em indivíduos com cirrose compensada foi de:
89%
92%
94%
97%
O estudo ION-1 foi um Estudo de fase 3, randomizado, aberto, realizado nos EUA e na UE, e estratificado pelos subtipos GT 1a/1b e cirrose compensada/sem cirrose. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION -1 não houve diferença de RVS entre os subtipos GT1a e GT1b: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Marque a alternativa correta: No estudo ION-1 A adição de RBV às 12 semanas com LDV/SOF resultou em...
Taxas de fadiga mais altas
Taxas de insônia mais altas
Taxas de anemia mais altas
Taxas de náusea mais altas
Todas as alternativas estão corretas
O Estudo ION-1 teve os seguintes critérios de inclusão expandidos:
- Cirróticos incluídos, ausência de limite máximo de idade ou IMC, plaquetas ≥50.000/mm3, ausência de contagem mínima de neutrófilos
- Terapia de substituição opiácea permitida
Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Qual o percentual global de pacientes cirróticos incluídos no Estudo ION-1?
9%
16%
22%
30%
O Estudo ION-1 foi um ensaio Randomizado de Fase 3 com 12 e 24 semanas de LDV/SOF ± RBV em Indivíduos com o Genótipo 1 Virgens de Tratamento. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION-1 de modo geral, todos os subgrupos alcançaram RVS elevada em percentual semelhante ao da população global, incluindo aqueles indivíduos com características historicamente associadas à baixa resposta. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
O Estudo ION-2 foi um Ensaio Randomizado de Fase 3 com 12 e 24 Semanas de LDV/SOF ± RBV em Indivíduos com o Genótipo 1 Experimentados. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION-1 adicionar Ribavirina e /ou prolongar o tratamento para 24 semanas de Harvoni não resultou em aumento das taxas de RVS 12 de forma significativa: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
No estudo ION-1 pacientes com IMC>30kg/m2 apresentaram RVS semelhante   RVS global: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Marque a alternativa correta: O estudo ION-2 incluiu pacientes:
Que falharam com inibidor de protease
Cirróticos
Sem limite de idade
Sem limite de IMC
Todos os citados acima
No estudo ION-2, após 12 semanas de tratamento com LDV/SOF, a taxa de RVS geral foi de:
90%
92%
94%
99%
No estudo ION-2, indivíduos experimentados a algum IP + Peg/RBV assim como aqueles com resposta nula prévia, quando tratados com 12 semanas de Harvoni com Ribavirina, as taxas de RVS foram acima de 95%: Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
O Estudo ION-2 foi um Ensaio Randomizado de Fase 3 com 12 e 24 Semanas de LDV/SOF ± RBV em Indivíduos com o Genótipo 1 Experimentados. Esta afirmação é
Verdadeira
Falsa
No Estudo ION-2 a adição de RBV elevou os níveis de RVS e preveniu a recidiva. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Qual o percentual de pacientes cirróticos incluídos no Estudo ION-2 em todos os grupos?
9%
14%
20%
30%
Qual o percentual global de pacientes com falha prévia a IP no Estudo ION-2?
35%
53%
63%
70%
No Estudo ION-2, pacientes experimentados GT1b e GT1a, tratados com Harvoni por 12 semanas sem Ribaviriva, apresentaram RVS de 87% e 95%, respectivamente. Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
Com relação ao perfil de interações medicamentosas dos DAAs utilizados no Brasil, escolha a alternativa correta:
A dose de Daclatasvir deve ser ajustada em todos pacientes coinfectados com HIV
Sofosbuvir, quando associado a Simeprevir, não tem interações medicamentosas
A combinação Veruprevir/Ritonavir, Ombitasvir, Dasabuvir não tem interação com amiodarona
Nenhuma das anteriores
Em relação a Viekira Pak, marque Verdadeiro ou Falso para a seguinte afirmação:
 
“O combo 3D é composto por 3 produtos de barreira genética baixa/moderada, o que pode levar a uma resistência multi-classe para o seu paciente”.
Verdadeiro
Falso
Em relação a Viekira Pak, marque Verdadeiro ou Falso para a seguinte afirmação:
 
A eficácia do combo 3D difere entre os pacientes GT1A e GT1B: a resposta no paciente GT1A é inferior e o uso de Ribavirina é necessário em todos os pacientes com esse subtipo. A subgenotipagem algumas vezes é inconclusiva e pode ter um resultado não 100% confiável.
Verdadeiro
Falso
Mediante a seguinte objeção de um médico: “Viekira pode ser utilizado no Renal Crônico”, qual a melhor forma de contorna-la? Marque a alternativa correta.
O Combo 3D só está aprovado apenas para pacientes GT1, assim os seus pacientes GT2 e GT3 com insuficiência renal não podem utilizar o produto pois este não tem eficácia estabelecida nesses genótipos.
Pacientes com insuficiência renal crônica tem uma pior tolerância a Ribavirina, pacientes GT1A precisam utilizar Ribavirina com o combo 3D – O estudo RUBY de fase 2, que incluiu apenas 20 pacientes, apresentou uma pior resposta no paciente GT1A comparado a GT1B.
A eficácia e segurança de SOVALDI estão estabelecidas em pacientes renais crônicos graus 1, 2 e 3 e não é recomendado para os graus 4 e 5 (clearence <30). O PCDT recomenda que a utilização de SOVALDI nessa população seja feita com cautela.
Todas as alternativas estão corretas
Marque Verdadeiro ou Falso: No estudo ALLY-3, publicado por Nelson et al na Hepatology em 2015, os pacientes genótipo 3 cirróticos tratados com SOVALDI + Daclatasvir por 12 semanas obtiveram RVS 12 entre 60-65%.
Verdadeiro
Falso
No estudo ALLY-3 Plus, publicado por Leroy et al na Hepatology em 2016, os pacientes genótipo 3 cirróticos tratados com SOVALDI + Daclatasvir + Ribavirina por 12 semanas (n=18) obtiveram RVS 12 entre 80-85%:
Verdadeiro
Falso
O uso de SOVALDI em dose plena está recomendado para pacientes renais crônicos com clearance de creatinina > 30ml/minuto.
Verdadeiro
Falso
{"name":"HIV e HCV - Gilead", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Nome completo:, Com relação ao perfil de interações medicamentosas dos DAAs utilizados no Brasil, escolha a alternativa correta:, O estudo SIRIUS é um estudo de fase 2 que avaliou o tratamento com Harvoni + RBV por 12 semanas vs Harvoni por 24 semanas em pacientes cirróticos experimentados (a Peg+RBV ou a PEG+RBV+IP), todos GT1. Esta afirmação é:","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}
Powered by: Quiz Maker