Quiz de Biofísica
Quiz de Biofísica
Teste seus conhecimentos em biofísica com nosso quiz desafiador! Este quiz abrange diversos temas, desde radiação até modelos atômicos, proporcionando uma experiência educativa e envolvente.
Você encontrará perguntas sobre:
- Testes de chama e modelos atômicos
- Efeitos da radiação no organismo
- Taxas de exposição e suas consequências
- Acidentes nucleares e suas implicações
2) A exposição à radiação de maneira equivocada e desprotegida pode trazer danos não só ao indivíduo exposto, mas também pode acarretar problemas em suas gerações futuras, dependendo da célula atingida pela radiação. Além disso, em alguns casos, elevados valores de doses absorvidas, medidos em Grays (Gy), podem provocar esterilidade ou até mesmo a morte do indivíduo acometido. Diante disso, analise as afirmativas listadas abaixo, classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa correta.
III. Do ponto de vista dos efeitos determinísticos, aqueles em que a severidade do dano é maior com doses elevadas e superiores a um limiar, após uma exposição parcial, a esterilidade definitiva nos homens ocorre com doses entre 6 Gy e 8 Gy e nas mulheres com doses a partir de 5 Gy.
3) (Tradução: “3 dias sem um acidente”). Homer é um personagem da série animada “Os Simpsons”, sendo um personagem marcado pelo seu jeito atrapalhado e engraçado de ser. Durante sua vida passou por vários empregos diferentes, mas foi na Usina de Springfield onde ele trabalhou por mais tempo e ficou marcado por diversos descuidos com materiais radioativos durante sua jornada na empresa. Na imagem, é possível perceber a forma displicente com que ele segura um suposto material radioativo, a ausência de cuidado com os equipamentos de proteção e um cartaz bem grande dizendo que o último acidente havia ocorrido há 3 dias, comprovando a recorrência desses acontecimentos na usina. Tais práticas são contrárias a um princípio básico da otimização da proteção radiológica, o qual estabelece que todas as exposições devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequíveis, conceito que pode ser resumido por um acrônimo de palavras que está corretamente exposto na alternativa:
4) Um indivíduo que trabalhava em uma fábrica efetuando a limpeza e a manutenção de máquinas emissoras de radiações constantes para esterilização de materiais foi exposto acidentalmente à atividade de um desses equipamentos industriais. Sabe-se que ele se manteve parado no mesmo local durante o intervalo de tempo analisado (o qual corresponde a 150 minutos), ou seja, a distância não é um fator relevante para o cálculo e que a taxa de dose descarregada nessa pessoa foi de 4 mSv/h. Com base nesses dados, calcule a dose recebida diretamente por esse indivíduo e relacione, de acordo com a tabela, a um tipo de exposição semelhante com essa mesma dose calculada.
Dose recebida após exposição (mSv) | Radiações semelhantes |
0,01 | Radiografia dental |
0,1 | Radiografia peitoral |
0,4 | Mamografia por raio-X |
1,02 | Radiação medida por hora em Fukushima (12/03) |
2 | Radiação que somos expostos ao ano |
9 | Radiação submetida a uma tripulação no voo Nova Iorque - Tóquio |
10 | Tomografia corporal |
100 | Limite de radiação anual para trabalhadores de uma central nuclear |
350 | Exposição dos moradores evacuados de Chernobyl |
400 | Radiação medida por hora em Fukushima (14/03) |
1000 | Exposição causa mal-estar e náuseas |
5000 | Letal para 50% da população exposta em um mês |
6000 | Trabalhadores de Chernobyl expostos morreram após um mês |
10000 | Letal em semanas |
5) Durante o passar dos anos, desde o surgimento das teorias sobre a existência do átomo, diversos cientistas se propuseram a realizar experimentos das maneiras mais variadas para comprovar suas ideias abstratas de como seria, realmente, a estrutura atômica e acarretava o descobrimento de outras partículas e ondas eletromagnéticas. Um desses experimentos, representado na imagem, foi o de Rutherford e consistia em bombardear um anteparo com uma fonte emissora de radiação, a qual deveria passar entre duas placas carregadas com cargas opostas, provocando o desvio ou não das partículas analisadas. Diante disso, analise a figura e marque a alternativa que representa corretamente o que representa, respectivamente, os números 1, 2 e 3.
7) Os raios-x são radiações de origem eletromagnética que se propagam no ar ou no vácuo, sendo produzida quando ocorre o bombardeamento de um material metálico de alto número atômico, por exemplo o tungstênio (Z = 74). Essa ação gera a produção de raios-x por freamento ou por ionização (também chamada de raio-x característico). O raio-x por freamento ocorre quando um elétron energizado passa próximo a esse núcleo de tungstênio, perdendo parte da sua energia na forma de energia cinética e desviando sua rota, mas também liberando uma parte dessa energia na forma de fótons de radiação, os quais podem ser mais ou menos energéticos dependendo da profundidade atingida por esse elétron no núcleo, tendendo sempre para um valor médio semelhante a uma curva de Gauss. Já o raio-x característico consiste na ionização de um átomo neutro com energia suficiente para ejetar um elétron de sua camada mais interna, fazendo com que elétrons mais externos saltem suas camadas e ocupem esse espaço mais interno e, dependendo da camada mais externa que esses elétrons sejam provenientes, serão obtidos diferentes níveis de radiação. Com base no que foi explicitado no texto, marque a alternativa que relaciona, corretamente, o gráfico com o tipo de raio-x indicado.
8) Paciente caucasiano, do sexo masculino, 61 anos, hipertenso, dislipidêmico, obeso, diabético, portador de hipotireoidismo e tabagista. Histórico de hérnia discal, dois IAM (infarto agudo do miocárdio) prévios. Atualmente em uso de AAS, clopidogrel, enalapril, selozok, levotiroxina e atorvastatina. Foi admitido no serviço de cirurgia plástica do Hospital Monte Sinai de Juiz de Fora/MG para reconstrução torácica devido à lesão extensa em dorso torácico à direita por radiação fluoroscópica. Submetido à angioplastia em junho de 2018, colocados quatro stents. Em agosto, notou surgimento de rubor e calor em dorso à direita, topografia coincidente à ocupada pelo fluoroscópio dos procedimentos hemodinâmicos.
<FARIA, Iarley Peron. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, Juiz de Fora – MG, p. 348 – 352, 2021. Acesso em: 28 ago. 2022.>
Diante do caso clínico exposto acima e das imagens fornecidas, classifique o efeito causado pela exposição à radiação por esse paciente quanto ao seu tempo de manifestação, ao seu tipo de exposição e às células atingidas, respectivamente.
9) Em acidentes com materiais radioativos perigosos, como o que ocorreu em 1986, no Brasil, mais especificamente na cidade de Goiânia, com o material Césio – 137, é preciso ter muito cuidado em relação a como será feito o velório de vítimas fatais. Isso porque, em muitos dos casos, o material radioativo que gerou a morte do indivíduo que está sendo velado ainda está sofrendo decaimento, ou seja, ainda possui capacidade de contaminar outras pessoas, fazendo com que aquele corpo vire um potencial emissor radioativo. Acerca desse contexto e seguindo o que é previsto pelas normas de radioproteção, assinale a alternativa que descreve o procedimento ideal que deve ser seguido em um provável velório dessa natureza.
10) Um senhor estava no supermercado fazendo sua feira quando se deparou com a seguinte mensagem no setor de hortifruti: “Alimentos tratados e higienizados por irradiação.”. No mesmo instante, o senhor solicitou que o gerente do estabelecimento se justificasse, pois, segundo ele, esses alimentos estavam contaminados e ofereciam risco à saúde humana, pois eram fontes radioativas. Do ponto de vista científico, a afirmação do senhor está