Atividade avaliativa 3º

Name:
Quais são os genótipos do tipo sanguíneo A+(heterozigoto para ambos os marcadores)?
I(a)I(a) DD
I(a)i DD
I(a)I(a) Dd
I(a)i Dd
Qual deve ser o genótipo de uma casal onde ambos são sangue B+, para ter descendentes O-
I(b)I(b) DD X I(b)I(b) Dd
I(b)I(b) Dd X I(b)I(b) Dd
I(b)i Dd X I(b)i Dd
I(b)i(b) Dd X I(b)I(b) Dd
Uma pessoa que possui sangue A+, nasce com quais anticorpos sanguíneos?
Ant-A e Ant- Rh(D)
Ant-B e Ant- Rh(D)
Apenas Ant-RH(D)
Apenas Ant-B
Apenas Ant-A
(…) “O resultado é péssimo se os anticorpos da mãe começam a entrar na circulação do feto. Normalmente são anticorpos incompletos, extremamente ativos, que causarão a hemólise. Apesar da anemia secundária, e eliminação do principal metabólito da hemoglobina (isto é, bilirrubina), aumenta a concentração dela no sangue até uns níveis de 18 mg%, o que, geralmente causará icterícia nuclear (o tecido nervoso tendo uma grande afinidade para a bilirrubina). Parece que somente a bilirrubina indireta é tóxica para os neurônios, impedindo a oxigenação deles. Desse jeito, a hipóxia, junto com a ação das aglutininas sobre os endotélios, causa um aumento da permeabilidade dos endotélios, extravasão de proteínas e síndrome edematoso.” (...) (http://www.misodor.com/DHPN.html) O fragmento de texto acima está relacionado com todas as indicações abaixo, EXCETO:
Incompatibilidade sanguínea materno-fetal.
Gestação de filhos Rh- por mães Rh+.
Doença hemolítica do recém nascido.
Eritroblastose fetal.
A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica perinatal, consiste na destruição das hemácias do feto (Rh+) pelos anticorpos da mãe (Rh–) que ultrapassam lentamente a placenta. Devido a uma destruição maciça das hemácias, o indivíduo torna-se anêmico, e a hemoglobina presente no plasma é transformada, no fígado, em bilirrubina. Em relação a essa condição, é correto afirmar:
A mãe (Rh–) só produzirá anticorpos anti-Rh se tiver uma gestação de uma criança Rh+ com passagem de hemácias para a circulação materna.
A mãe (Rh-) poderá produzir anticorpos anti-Rh devido a uma gestação de uma criança Rh+ cujas hemácias passaram para a circulação materna, comumente, por ocasião do parto, ou se receber uma transfusão de sangue incompatível (Rh+).
A mãe produzirá anticorpos anti-Rh que podem atingir todos os seus filhos Rh+, incluindo o feto que primeiro induziu a produção desses anticorpos.
No caso de mulheres Rh- que já tenham tido uma gestação anterior Rh+ e estejam novamente grávidas, é ministrada uma dose da vacina Rhogam por volta da 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto, o que evita, assim, que essa criança, caso seja Rh+, tenha eritroblastose fetal.
O tratamento de bebês que nascem com o problema pode incluir uma transfusão total de sangue. O bebê recebe sangue RH+, que já não terá mais suas hemácias destruídas pelos anticorpos da mãe presentes no recém-nascido.
O sistema sanguíneo ABO, que integra o sistema imunológico do homem, caracteriza-se por
Prescindir de enzimas específicas para a produção de antígenos.
Apresentar um padrão de herança quantitativa.
Depender de genes que se transmitem unicamente por via materna.
Produzir anticorpos não codificados geneticamente.
Constituir um exemplo de polialelia, resultando em quatro fenótipos básicos.
Quando os cônjuges apresentam apenas aglutinógenos do tipo A na membrana dos seus eritrócitos, seus descendentes só poderão ter sangue
A ou O.
Apenas A.
Apenas O.
A ou B.
A, B, AB e O.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Pessoas que pertencem ao grupo sanguíneo A têm na membrana plasmática das suas hemácias ........ E no plasma sanguíneo ........ . As que pertencem ao grupo sanguíneo O não apresentam ........ Na membrana plasmática das hemácias.
Aglutinina anti-B – aglutinina anti-A e anti-B – aglutinogênio
Aglutinogênio A – aglutinina anti-B – aglutinogênio
Aglutinogênio B – aglutinogênio A e B – aglutinina anti-A e anti-B
Aglutinina anti-A – aglutinogênio B – aglutinina anti-A e anti-B
Aglutinina anti-A e anti-B – aglutinogênio A – aglutinina anti-B
No que diz respeito a grupos sanguíneos, é correto afirmar que pessoas do grupo sanguíneo
O possuem aglutinogênios O nas hemácias e aglutininas anti-A e anti-B no plasma.
A possuem aglutinogênios A nas hemácias e aglutininas anti-B e anti-AB no plasma.
AB, que não têm aglutinogênios nas hemácias, são consideradas receptoras universais.
B possuem aglutinogênios B nas hemácias e aglutininas anti-A no plasma.
Uma pessoa do grupo sanguíneo AB sofre uma hemorragia e necessita de transfusão. Para que não ocorra aglutinação, o sangue do doador deve ter, em seus glóbulos vermelhos e no plasma, respectivamente: I. Aglutininas anti-A e aglutininas anti-B. II. Aglutinogênio A e aglutininas anti-B. III. Aglutinogênio B e aglutininas anti-A. Após analisar essas proposições, assinale a seguir a alternativa correta:
Somente a proposição I está correta;
Somente a proposição II está correta;
Somente as proposições I e II estão corretas;
Somente as proposições II e III estão corretas.
Considerando o Sistema ABO que classifica o sangue em A, B, AB e O, analise as afirmações abaixo: I. Em análise de hereditariedade, os alelos do sangue O são recessivos. II. Um casal em que o homem possui sangue tipo A e a mulher sangue tipo B, sendo ambos heterozigotos, pode ter filhos com sangue tipo A, B, AB e O. III. Sangue tipo O é considerado doador universal, pois não possui antígeno ou aglutinogênio em suas hemácias. IV. Um casal com sangue tipo O pode ter filhos com sangue tipo A ou B. As alternativas corretas são:
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
II, III e IV.
O genótipo IAi Rr corresponde ao fenótipo
AB +.
A –.
AB –.
A +.
O +.
{"name":"Atividade avaliativa 3º", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Name:, Quais são os genótipos do tipo sanguíneo A+(heterozigoto para ambos os marcadores)?, Qual deve ser o genótipo de uma casal onde ambos são sangue B+, para ter descendentes O-","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}
Powered by: Quiz Maker