AI
1-Para Sherman Kent, o Conhecimento é um dos vetores das Informações – Intelligence – e do mesmo fazem parte os produtos de Informações, que podem traduzir-se em Estudos, Relatórios ou Briefings.
Verdadeiro
False
2-No vetor Atividade, as Informações compreendem o conjunto de ações destinadas à promoção, casual, da pesquisa de notícias, que serão processadas de modo sistemático, para que seja difundido o Conhecimento a quem dele necessitar.
Verdadeiro
False
3-A doutrina NATO, define Informações/Intelligence como o produto resultante da aquisição orientada e do processamento de informação relativa a um ambiente operacional e capacidades e intenções dos atores, de modo a identificar ameaças e oportunidades a explorar pelos decisores
Verdadeiro
False
4-A Objetividade, enquanto um dos princípios das Informações, diz-nos que as notícias e informações não podem ser distorcidas de acordo com ideias pré-concebidas e, para além disso, devem responder de forma direta às necessidades de informação do decisor.
Verdadeiro
False
5-As Informações na Guarda Nacional Republicana foram criadas em 1972, através do Decreto-Lei n.º 264.
Verdadeiro
False
6-Os patrulheiros da GNR funcionam como sensores de pesquisa de informação que é essencial para assegurar um policiamento mais eficaz.
Verdadeiro
False
7-A grande quantidade de notícias existentes em fontes abertas obriga a uma definição de objetivos e seleção de fontes, por forma a que a informação produzida seja de valor e de confiança
Verdadeiro
False
8-A vantagem das fontes abertas sobre as fontes fechadas, está ao nível da capacidade de aquisição de informação sem criação de conflitos ou utilização de comportamentos e/ou ações ilegais.
Verdadeiro
False
9-O objetivo estratégico “DETETAR”, da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo, consiste em conhecer e identificar as causas que determinam o surgimento de processos de radicalização, de recrutamento e de atos terroristas. O domínio dos factos que potenciam a sua expansão permite a adoção de medidas que obstem ao seu surgimento e desenvolvimento.
Verdadeiro
False
10-No âmbito da área de interesse das informações “Radicalização, Extremismo violento e Terrorismo”, define-se um extremista violento por se envolver direta ou indiretamente em atividades violentas
Verdadeiro
False
11-No âmbito da atividade de informações e no que diz respeito à contestação social enquanto área de interesse, pode afirmar-se que os movimentos orgânicos se caracterizam por ter uma menor capacidade de mobilização de meios.
Verdadeiro
False
12-No âmbito da área de interesse, insegurança e violência associada ao desporto, são indicadores de risco baixo o desprezo pelas forças de segurança, uso da violência e a criminalidade organizada.
Verdadeiro
False
13-Para uma melhor compreensão do fenómeno e dos seus agentes, entende-se como importante categorizar as tipologias de terrorismo de acordo com a motivação que lhe está subjacente. As tipologias de terrorismo categorizadas são
A. Jihadista, Etno-nacionalista ou separatista, Extrema-direita e anarquista, Extremaesquerda e Causa específica;
B. Jihadista, Etno-nacionalista ou separatista, Extrema-esquerda e anarquista, Extrema-direita e extremismo violento.
C. Jihadista, Etno-nacionalista ou separatista, Extrema-esquerda e anarquista, Extrema-direita e Causa específica;
D. Todas estão corretas.
14-A Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo assenta nos seguintes objetivos estratégicos:
A. Detetar, Prevenir, Proteger, Perseguir e Reagir;
B. Detetar, Prevenir, Proteger, Perseguir e Responder;
C. Detetar, Defender, Proteger, Perseguir e Responder;
D. Detetar, Defender, Proteger, Perseguir e Reagir;
15-Na contestação social enquanto área de interesse da atividade de informações, os movimentos sociais são caracterizados por serem:
A. Tradicionais ou clássicos;
B. Tendencionalmente associados à conflitualidade laboral;
C. Tipicamente orgânicos;
D. Todas as alíneas estão corretas.
16-Durante o evento desportivo, deve ser dada especial atenção a que tipos de comportamentos:
A) Monitorização dos indicadores de risco bem como a recolha, registo de incidentes ou comportamentos desviantes associados ao evento.
B) Identificar de líderes, organizadores dinâmicos, ações desviantes, uso de pirotecnia, ações hostis contra jogadores, árbitros, dirigentes e forças de segurança.
C) Recolher dados sobre o comportamento de adeptos durante o evento.
D) Todas as opções estão corretas.
17-Nenhum dos indicadores de alerta de radicalização, pode confirmar, per si, que um processo de radicalização está, efetivamente, a ocorrer, sobretudo se verificados de forma isolada, devendo, por isso, ser dada especial importância à conjugação de indicadores.
Verdadeiro
False
18-A Divisão de Contrainformação e Segurança tem como competência: pesquisar, analisar e difundir notícias e informações com interesse para a segurança nos espetáculos desportivos.
Verdadeiro
False
19-O OSINT tem como objetivo:
A. A prevenção antecipada de ameaças ou possíveis ataques a empresas, organizações, governos, infraestruturas críticas, etc.;
B. Prevenção e análise de vazamento de informações
C. Prevenção e investigação no âmbito criminalidade online;
D. Pesquisa de organizações, pessoas, tendências, etc.;
E. Acompanhamento de notícias e tendências nas redes sociais…
F. Todas as opções estão corretas.
20-Durante a inserção de uma notícia deveremos de ter em consideração determinadas práticas para valorizar o seu conteúdo
A. Deverá existir especial atenção aquando do registo do NEO, quanto ao grau de urgência (Normal, Urgente e RELIM), devendo ser escrupulosamente o determinado no que concerne a notícias transmitidas por RELIM.
B. Adicionalmente, recomenda-se ainda que, em muitos dos casos, adotem um princípio de dupla verificação no que concerne a fontes, antes de inserir a notícia.
C. Apenas a alínea a. está correta
D. Ambas as alíneas a. E b. estão corretas
21-De entre os itens seguintes qual faz parte do interesse da atividade de informações:
A. Grupos organizados de adeptos;
B. Conhecer incidentes de violência no desporto;
C. Situações de violência conexa;
D. Adeptos considerados de risco;
22-Sherman Kent, na sua obra Strategic Analysis, de 1966, apresenta a conceção teórica das Informações – Intelligence de acordo com os vetores:
A. Conhecimento, enquanto resultado do processo de produção de Informações; Organização, materializada em estruturas funcionais que têm como missão principal a produção do conhecimento, e; Atividade, que consiste nas atividades desenvolvidas pela organização para a obtenção de conhecimento, assente no Ciclo de Produção de Informações.
B. Produto, enquanto resultado do processo de produção de Informações; Organização, materializada em estruturas funcionais que têm como missão principal a produção do conhecimento, e; Decisão, que consiste nas atividades promovidas pelo decisor para que seja finalizado o Ciclo de Produção de Informações.
C. Produto ou conhecimento, enquanto resultado do processo de produção de Informações; Estrutura ou organização, materializada em estruturas funcionais que têm como missão principal a produção do conhecimento, e; Processo ou atividade, que consiste nas atividades desenvolvidas pela organização para a obtenção de conhecimento, assente no Ciclo de Produção de Informações.
D. As alíneas a) e c) estão corretas.
23-A Repartição de Estudo e Cooperação Interinstitucional não tem a competência d
A. Análise de fenómenos sóciocriminais.
B. Elaboração de estudos sobre a realidade sociológica e criminológica.
C. Relatórios temáticos de informações sobre criminalidade e delinquência nas áreas de intervenção da Guarda.
D. Todas as opções estão corretas.
24-No âmbito do HUMINT são consideradas as seguintes técnicas de pesquisa:
A. História de cobertura; Disfarce; Manuseamento de meios eletrónicos e inquérito por questionário
B. RAPPORT; História de cobertura; Disfarce e OSINT
C. Leitura corporal e falada, RAPPORT; História de cobertura e interrogatório.
D. História de cobertura; Disfarce; RAPPORT e Leitura corporal e falada.
25-A Direção de Informações é a unidade orgânica nuclear do Comando Operacional da GNR responsável pela produção de Informações, pela Contrainformação, pela Segurança e pela Investigação Criminal.
Verdadeiro
False
26-As informações podem ser definidas como o produto resultante da aquisição orientada e do processamento de informação relativa a um ambiente operacional e capacidades e intenções dos atores, de modo a identificar ameaças e oportunidades a explorar pelos decisores
Verdadeiro
False
27-A Cooperação Policial Internacional pode ser levada a cabo em duas grandes áreas: a cooperação operacional e atividades não operacionais.
Verdadeiro
False
28-A “Área de interesse” - Proteção de Infraestruturas inclui a proteção de barragens, infraestruturas críticas, instalações militares da GNR e pontos sensíveis
Verdadeiro
False
29-As Informações permitem que o comandante possua uma vantagem sobre o adversário, e possa planear as operações aumentando o risco tático e as possibilidades de sucesso na conduta das operações.
Verdadeiro
False
30-São indicadores de alerta policial de radicalização: Aparência e identidade; Ideologia e narrativa; Comportamentos, hábitos e manifestações.
Verdadeiro
False
31-Um dos objetivos da Proteção da Força é reduzir os riscos constituídos pelo adversário às operações, às informações, ao pessoal, ao material e às instalações, para permitir, sem interferências, a condução das operações e as atividades de rotina.
Verdadeiro
False
32-Ao nível da Segurança, um dos exemplos que podemos englobar nas Áreas de Classe 1 são os gabinetes onde são arquivados, em permanência, documentos CLASSIFICADOS.
Verdadeiro
False
33-A recolha de informação junto de fontes humanas é essencial para assegurar um policiamento mais eficaz. Desta forma, os patrulheiros, no desenvolvimento das suas atividades policiais funcionam como sensores.
Verdadeiro
False
34-A grande quantidade de notícias existentes em fontes abertas obriga a uma definição de objetivos e seleção de fontes, por forma a que a informação produzida seja de valor e de confiança.
Verdadeiro
False
35-As Informações Operacionais situam-se ao nível das pequenas Unidades, sendo relevantes para o planeamento e condução de pequenas operações.
Verdadeiro
False
36-A atividade de informações de segurança interna compreende o conjunto de ações destinadas a promover, de forma sistemática, a pesquisa, a análise e o processamento de notícias e a difusão de informações que garantam a realização dos objetivos do Sistema de Segurança Interna.
Verdadeiro
False
37-A Divisão de Informações, da Direção de Informações, assume a responsabilidade do desenvolvimento de atividades de contrainformação e segurança, essenciais ao cumprimento da missão da GNR, nos âmbitos nacional e internacional, bem como de atividades no espectro da proteção da força, de infraestruturas críticas e da segurança das informações.
Verdadeiro
False
38-No contexto da Área de Interesse da Contestação Social, os movimentos orgânicos são caracterizados por uma maior capacidade de mobilização de meios.
Verdadeiro
False
39-Entende-se por “notícia” todo o dado processado de qualquer natureza (facto, documento ou material) que pode ser usado na produção de informações
Verdadeiro
False
40-A recolha de informação junto de fontes humanas só é desenvolvida pelos militares que desempenham funções na estrutura de investigação criminal.
Verdadeiro
False
41-As necessidades de informação (IR – Information Requirements), são quesitos abrangentes, definidos como itens de informação a respeito das características da área de operações e do adversário que não precisam ser pesquisados, uma vez que são parte integrante das bases de dados já existentes.
Verdadeiro
False
42-O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) é um organismo público que depende diretamente do Primeiro Ministro, cumprindo-lhe responder pela produção das informações necessárias à prevenção das ameaças à segurança interna e externa, à manutenção da unidade e integridade do Estado de direito democrático e à salvaguarda da independência e dos interesses nacionais.
Verdadeiro
False
43-As Informações Operacionais situam-se ao nível das grandes Unidades, sendo relevantes para o planeamento e condução de grandes operações.
Verdadeiro
False
44-Uma ocorrência, é todo o acontecimento que requer intervenção policial para a sua resolução, que culmina na elaboração de um registo sobre a mesma (Relatório de Serviço, NUIPC, NPCO, NPAV, etc.)
Verdadeiro
False
45-A Área de Interesse dos Fenómenos e Dinâmicas Sóciocriminais integra os fenómenos e dinâmicas mais relevantes para a Missão da Guarda, nomeadamente no que concerne às situações relacionadas com extremismos e radicalização.
Verdadeiro
False
46-As Informações Estratégicas situam-se ao nível do decisor político, servindo de base à adoção das medidas relativas à condução dos destinos do País a nível nacional e/ou internacional.
Verdadeiro
False
47-Em SIIOP-P, a tipificação dos crimes é efetuada com base no:
A. Código Processual Penal;
B. Modelo 262/Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ);
C. Código Penal;
D. Todas as opções estão corretas.
48-No âmbito da Teoria Geral das Informações, constituem níveis das Informações:
A- As Informações Estratégicas e as Informações Táticas.
B- As Informações Operacionais e as Informações Táticas.
C. As Informações obtidas em fontes abertas e junto de fontes humanas.
D. As Informações Estratégicas, as Informações Operacionais e as Informações Táticas
49-A Divisão de Informações da Direção de Informações é composta pelos seguintes órgãos:
A. Repartição de Análise e Centro de Informações.
B. Centro de Informações e Repartição de Estudos e Cooperação Interinstitucional.
C. Repartição de Segurança e Repartição de Processamento.
D. Repartição de Contrainformação e Repartição de Informações
50-Segundo Sherman Kent, para além do respetivo enquadramento legal, as Informações podem ser vistas segundo três vetores, nomeadamente:
A. Estrutura, Atividades e Produtos.
B. Órgãos de Pesquisa, Órgãos de Análise e Órgãos de Processamento.
C. Doutrina, Treino e Procedimentos.
D. Produtos, Atividades e Direção.
51-Os códigos associados a extremismos estão muitas vezes dissimulados do seu verdadeiro significado perante a sociedade comum, no entanto podem ser frequentemente encontrados em:
A. Tatuagens, roupas, grafitos e pinturas.
B. Endereços de correio eletrónico e nome de utilizador.
C. Logotipos, autocolantes, folhetos, carimbos, tarjas, bandeiras e joias.
D. Todas as opções estão corretas.
52-A NEP/GNR – 2.01 define e prioriza as “Áreas de Interesse”, com o objetivo de orientar a pesquisa e o processamento da informação, visando o produto para apoiar a tomada de decisão, aos diferentes níveis. São consideradas “Áreas de interesse” as seguintes:
A. Fenómenos/Dinâmicas Sócio criminais; Sistema de alarme; Contestação Social; Segurança; Insegurança e violência; Radicalização, Extremismo violento e Terrorismo.
B. Fenómenos/Dinâmicas Sócio criminais; Sistema de alarme; Contestação laboral; Cibercrime e Insegurança e violência; Radicalização, Extremismo violento e Terrorismo.
C. Fenómenos/Dinâmicas Sócio criminais; Cibercrime; Sistema de alerta; Contestação laboral; Segurança; Radicalização, Extremismo violento e Terrorismo.
D. Fenómenos/Dinâmicas Sócio criminais; Sistema de alerta; Contestação social; Ciberinteligência, Segurança; Radicalização, Extremismo violento e Terrorismo.
53-Os objetivos das medidas de Segurança Física são:
A. Impedir qualquer intrusão de pessoal nas áreas ou dependências onde são guardadas matérias classificadas, pelo ardil ou pela força.
B. Encorajar, retardar, impedir e detetar ações de pessoal desleal, suscetível de atuar em proveito de organizações hostis.
C. Não distinguir aqueles que têm acesso à IC, independentemente do princípio da necessidade de conhecer.
D. Todas as afirmações estão corretas.
54-Durante a utilização das redes sociais, os militares da GNR não devem adotar as seguintes práticas:
A. Utilizar o endereço de e-mail institucional.
B. Partilhar informação classificada ou dados sensíveis relacionados com matérias de serviço.
C. Exposição íntima e sexual.
D. Todas as afirmações estão corretas.
55-A designada Open Source Intelligence (OSINT) tem como objetivo:
A. A prevenção antecipada de ameaças ou possíveis ataques a empresas, organizações, governos, infraestruturas críticas, etc.
B. Pesquisa de organizações, pessoas, tendências, etc.
C. Acompanhamento de notícias e tendências nas redes sociais.
D. Todas as opções estão corretas.
56-Durante a inserção de uma notícia no SIIOP-P, deveremos de ter em consideração determinadas práticas para valorizar o seu conteúdo:
A. Deverá existir especial atenção aquando do registo do NEO, quanto ao grau de urgência (Normal, Urgente e RELIM), devendo ser escrupulosamente o determinado no que concerne a notícias transmitidas por RELIM.
B. Adicionalmente, recomenda-se ainda que, em muitos dos casos, adotem um princípio de dupla verificação no que concerne a fontes, antes de inserir a notícia.
C. Apenas a alínea a. está correta.
D. As alíneas a. E b. estão corretas.
57-A dimensão policial da Segurança Interna inclui...
As Informações, a Investigação Criminal e a Ordem Pública;
A Investigação Criminal, a Repressão e Prevenção;
As Informações, a Prevenção e a Ordem Pública;
As Forças e Serviços de Segurança, a Prevenção e as Informações.
58-A FIEP, Associação Internacional de Gendarmeries e de Forças de Polícia com estatuto Militar, constituída em 12 de maio de 1994, tem como membros fundadores
França, Itália, Alemanha e Portugal;
França, Espanha, Holanda e Bélgica;
Portugal, Espanha, Itália e França;
França, Itália, Estónia e Portugal;
Portugal, Alemanha, Bélgica e Espanha.
59-Os Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) têm por finalidade favorecer o adequado desenvolvimento da cooperação transfronteiriça em matéria policial e aduaneira. Três dessas entidades portuguesas competentes e presentes nos CCPA para efeitos do Acordo são __________________________.
GNR, PSP, Forças Armadas e Proteção Civil.
PJ, GNR e Polícia Marítima;
GNR, PSP, Polícia Municipal;
GNR, Proteção Civil e PJ;
60-A atividade de informações desempenha um papel importante na atividade operacional visto que ______________________.
Permite ter certeza;
Reduz as Incertezas;
Procura o que é propositadamente óbvio;
Define a modalidade de ação a tomar pelo Comandante.
{"name":"AI", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"1-Para Sherman Kent, o Conhecimento é um dos vetores das Informações – Intelligence – e do mesmo fazem parte os produtos de Informações, que podem traduzir-se em Estudos, Relatórios ou Briefings., 2-No vetor Atividade, as Informações compreendem o conjunto de ações destinadas à promoção, casual, da pesquisa de notícias, que serão processadas de modo sistemático, para que seja difundido o Conhecimento a quem dele necessitar., 3-A doutrina NATO, define Informações\/Intelligence como o produto resultante da aquisição orientada e do processamento de informação relativa a um ambiente operacional e capacidades e intenções dos atores, de modo a identificar ameaças e oportunidades a explorar pelos decisores","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}