Metodologia de Pesquisa - Aula 03

Create an engaging and educational image representing research methodologies, showing a researcher analyzing data, books, and various research tools, with elements of both qualitative and quantitative analysis in a bright and inviting setting.

Metodologia de Pesquisa: Desafios e Práticas

Teste seus conhecimentos sobre metodologias de pesquisa com este quiz envolvente! Baseado em conceitos fundamentais e casos práticos, este questionário irá aprofundar sua compreensão sobre raciocínio, métodos de pesquisa e a aplicação desses conceitos em diferentes contextos.

O que você encontrará:

  • Questões relacionadas a raciocínios dedutivos e indutivos.
  • Reflexões sobre a aplicação de métodos em ciências sociais.
  • Exemplos práticos para ilustrar teorias.
13 Questions3 MinutesCreated by ResearchWizard42
Leia o artigo: http://pesquisaconsumo.blogspot.com.br/2010/06/estudos-multi-metodos-as-armadilhas.html A metáfora “na mão de macaco tudo vira prego” está melhor explicada, considerando o sentido geral do texto, em:
Quem só tem uma ferramenta pode fazer um trabalho melhor do que quem tem duas
O pesquisador pode distorcer os dados obtidos em pesquisas qualitativas abertas conforme seu entendimento e propensão. Para quem tem “martelo” na cabeça, todo objeto vira prego.
Os macacos imitam os humanos, logo a imagem significa que alguns cientistas são tão ignorantes quanto os macacos ao elaborar seus métodos
A alternativa que melhor corresponde ao sentido geral do texto é:
Recentemente, estudos têm apontado as facilidades trazidas pelo uso de diferentes teorias de referência ou métodos de investigação no contexto da pesquisa, mostrando que um mix de métodos sempre tornará o trabalho mais rico e preciso do que a utilização de um só.
Triangulação de técnicas é uma prática comum nas pesquisas atuais e consiste em mesclar estudos de natureza qualitativa e quantitativa de maneira a aproveitar o que cada um teria de melhor e, ao mesmo tempo, equilibrar as eventuais fraquezas de cada abordagem. Tal método tem mais virtudes que obstáculos e deve ser aplicado por estudantes e pesquisadores sem receios, pois viabiliza resultados mais exatos e confiáveis.
Não basta misturar estudos qualitativos e quantitativos de modo aleatório para parecer mais “completo”, “moderno” ou “de tendência. O planejamento e conhecimentos que vão além do superficial acerca das premissas ontológicas e epistemológicas da metodologia de pesquisa é essencial para que dois métodos incompatíveis não sejam empregados numa mesma pesquisa.
Sobre métodos de raciocínio: Imagine que você tenha de descobrir o que existe dentro em uma caixa fechada. Para responder à indagação (o que contém a caixa?), você coloca a mão numa pequena abertura e toca nos objetos. Percebe que ela está cheia de envelopes. Retira um deles e identifica que contém um papel com um número. Coloca a mão novamente, e retira outro objeto, trata-se de outro número. Repete a experiência e retira outro número. Depois de fazer isso por 10 vezes, observa que retirou 10 números. Naturalmente, em razão da amostra (10 envelopes com números em 10 tentativas) concluirá que a caixa está cheia de envelopes com números. Isso é uma inferência provável, não exata, pois não se sabe ao certo se há outros conteúdos nos envelopes restantes. Nessa conclusão você empregou raciocínio do tipo:
Intuitivo.
Dedutivo.
Dialético.
Indutivo
Um belo dia, pela manhã seu carro não dá partida. Esse passa a ser um problema relevante a ser solucionado. Diante disso, você começa a levantar hipóteses, indagando a si mesmo sobre o que pode estar errado, Pensa nas circunstâncias (contexto do problema). Está frio? O carro é a álcool? O rádio ficou ligado? Coloquei combustível? Depois de observar a situação e pesquisar o veículo, você descarta as hipóteses improváveis e supõe que seja problema na bateria (pois notou que o rádio ficou ligado e sempre que isso ocorre a bateria não funciona). Nesse caso, você deve testar a hipótese (troca a bateria) e observa se o carro funciona. Se não funcionar, continua testando outras hipóteses. Se funcionar, a hipótese foi confirmada. Para chegar a esta conclusão e resolver o caso, você raciocinou com base em um método. Trata-se da:
Dialética.
Fenomenologia.
Dedução.
Indução
Leia: I. Método é o caminho. É a ordenação necessária dos processos para se atingir um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos empregados na investigação e demonstração da verdade. É um procedimento passível de ser repetido, regular e explícito que serve para se alcançar um fim (Bunge). II. Método científico é "um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais (a) se propõem os problemas científicos e (b) colocam-se à prova as hipóteses científicas" (Bunge) III. Hoje existe um consenso nas ciências naturais acerca do método científico. Nas ciências sociais e humanas é possível pesquisar a partir de outros métodos, mas o conhecimento chamado “método científico” é necessário a todos aqueles que enveredam pelos caminhos da pesquisa em ciências naturais. Escolha uma opção:
Todas estão certas.
Apenas III está errada.
Apenas I está correta.
Todas estão erradas.
Sobre raciocínio, leia: I. Raciocínio é um processo mental em que as conclusões se apoiam em premissas (evidências). As premissas são os argumentos e a conclusão é a tese. As palavras "então” e “portanto” indicam a conclusão de um raciocínio. II. Raciocinamos quando somos capazes de relacionar os dados de uma tal forma que, a partir deles, ampliamos o que foi descoberto numa investigação. Desse modo, o raciocínio é uma maneira de ampliar o conhecimento sem recorrer a experiências adicionais. Pensando sobre aquilo que conhecemos, o raciocínio nos permite descobrir coisas novas e relacionadas. III. A partir de um argumento válido (evidência), ou seja, de uma premissa verdadeira, descobrimos uma conclusão igualmente verdadeira que é "inferida" como consequência destas evidências. Escolha uma opção:
Apenas III está errada.
Todas estão certas.
Apenas I está correta.
Todas estão erradas.
Leia os dois exemplos de raciocínio: I. Parte do geral: Argumento 1: Sempre que chove muito os bueiros entopem. Argumento 2: Hoje está chovendo muito. Conclusão: Tese: Então os bueiros vão entupir. II. Parte do particular: Premissas ou evidências: (O que se observou em situações específicas) Argumento 1 - O produto X provocou a morte do rato A Argumento 2 - O produto X provocou a morte do rato B Argumento 3 - O produto X provocou a morte do rato C Argumento 4 - O produto X provocou a morte do rato D Conclusão a que se chegou por inferência: Logo o produto X é venenoso para (todos os) ratos. Assinale a correta:
Dedução e indução.
Dedução e dedução.
Indução e dedução.
Indução e indução.
Leia o seguinte raciocínio: A moto está para o motociclista assim como a bicicleta está para o ciclista. Logo, o que vale para a bicicleta também deve valer para as motos, pois a relação que estabelecem com o os usuários é idêntica (meio de locomoção). Por meo desse raciocínio é possível transferir a regra (de uma situação conhecida) para uma situação nova. Trata-se da: Escolha uma opção:
Analogia.
Dedução.
Fenomenologia.
Indução.
Observe o seguinte raciocínio: Problema: Dois objetos com massa diferente chegam ao solo ao mesmo tempo? Hipótese: Dois corpos com massas diferentes lançados da mesma altura chegam ao solo ao mesmo tempo. Dedução de consequências da hipótese: Então, uma bola de chumbo e uma folha de papel lançadas em simultâneo de uma janela terão de chegar ao solo ao mesmo tempo. Submissão das consequências da hipótese a provas experimentais: Confronto das consequências deduzidas da hipótese com a experimentação para confirmar ou refutar a hipótese. Trata-se de raciocínio:
Hipotético-dedutivo.
Indutivo
Dedutivo
Dialético
Leia: É Preciso Aprender a Amar Que se passa para nós no domínio musical? Devemos em primeiro lugar aprender a ouvir uma música, uma ária, de uma maneira geral, a percebê-la, a distingui-la, a limitá-la e isolá-la na sua vida própria [...]. Não sucede assim só com a música: foi da mesma maneira que aprendemos a amar tudo o que amamos. A nossa boa vontade, a nossa paciência, a nossa justiça, a nossa suavidade com as coisas novas acabam sempre por ser pagas, porque as coisas, pouco a pouco, se despojam para nós do seu véu e apresentam-se a nossos olhos como indizíveis belezas: é o agradecimento da nossa hospitalidade. Quem se ama a si próprio aprende a fazê-lo seguindo um caminho idêntico: existe apenas esse. O amor também deve ser aprendido. Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência O texto apresenta um exemplo de raciocínio por: Escolha uma opção:
Fenomenologia
Indução
Analogia
Dedução
Além dos métodos de raciocínio, (como pensar) uma pesquisa envolve também outros métodos. São o “como fazer o trabalho?”, os meios de execução, procedimentos, planejamento. São as técnicas ou as etapas mais concretas da investigação. Trata-se dos métodos de: Escolha uma opção:
Procedimento
Raciocínio
Redação
Análise
Sobre métodos de procedimento, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Leia: ____________ (Boas): investiga acontecimentos passados, para verificar sua influência na atualidade. Segue uma cronologia. Muito utilizado no primeiro capítulo de monografias. Ex.: pesquisa do passado dos elementos constitutivos dos vários tipos de família, para descobrir as causas da decadência da aristocracia cafeeira. Combina com todos os tipos de raciocínio, desde que o pesquisador apresente a evolução de determinado instituto, lei ou teoria ao longo do tempo. ________________ (Tylor): considera semelhanças e diferenças entre grupos, sociedades, povos, épocas, fatos, normas, a fim de compreender o comportamento humano. Ex.: comparação do modo de vida rural e urbano no estado de São Paulo, geralmente opera-se com o método indutivo, inferindo da observação dos fenômenos comparados uma constante. Combina bem também com o método dialético. _______________ (Max Weber): semelhante ao comparativo, mas ao comparar fenômenos o pesquisador cria tipos ou modelos ideais. Ex: Compara todos os tipos de governo democrático, estabelecendo as características típicas ideais.
Histórico, hermenêutico e tipológico.
Histórico, comparativo e tipológico.
Tipológico, histórico e comparativo.
Dialético comparativo e estudo de caso.
Sobre métodos de procedimento, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: _______________estuda a lei, a doutrina e a jurisprudência, cabendo-lhe interpretar as normas elaboradas pelo legislador, investigando sua intertextualidade com outros instrumentos afins, buscando a aplicação equitativa das decisões judiciais e fazendo da analogia uma garantia de maior uniformização, assecuratória da segurança jurídica. _________________no caso de pesquisas científicas, refere-se ao estudo da interpretação de textos, especialmente na área da literatura, religião, direito etc. No Direito, por exemplo, é a operação que tem por objeto precisar o conteúdo exato de uma norma jurídica ambígua ou obscura, para sua adequação ao caso concreto. O verdadeiro objetivo desse tipo de pesquisa é determinar o sentido e alcance de uma lei ou de um texto. _______________Parte de acontecimentos particulares (empresas, instituições) para obter generalizações. Não é mera descrição. Envolve apresentação da situação (pode ser estudo de um processo), desdobramentos, aporte bibliográfico, análise. Combina bem com o método indutivo. Muito utilizado em sociologia, psicologia e administração. Escolha uma opção:
Doutrinário, hermenêutico e estudo de caso.
Estudo de caso, dogmático e hermenêutico.
Hermenêutico, comparativo e histórico.
Dogmático jurídico, hermenêutico e estudo de caso.
{"name":"Metodologia de Pesquisa - Aula 03", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Teste seus conhecimentos sobre metodologias de pesquisa com este quiz envolvente! Baseado em conceitos fundamentais e casos práticos, este questionário irá aprofundar sua compreensão sobre raciocínio, métodos de pesquisa e a aplicação desses conceitos em diferentes contextos.O que você encontrará:Questões relacionadas a raciocínios dedutivos e indutivos.Reflexões sobre a aplicação de métodos em ciências sociais.Exemplos práticos para ilustrar teorias.","img":"https:/images/course8.png"}
Powered by: Quiz Maker