DESENVOLVIMENTO HUMANO parte 3
Quanto as apresentações de violência na infância, podemos afirmar que:
Na violência psicológica, o agressor vale-se de ameaças, humilhações, exigências ou responsabilização acima das possíveis para a faixa etária e desenvolvimento, indiferença ou ainda de desrespeito. São atitudes aceitas pela sociedade, pois configuram uma forma adequada para educar.
A violência química pode ser facilitada pelas avaliações apressadas e superficiais de profissionais de saúde das queixas que não vêm da criança, mas, sim, de seus responsáveis, cuidadores ou mesmo educadores, sem a preocupação com os efeitos deletérios ao desenvolvimento físico, psíquico e social.
Na Síndrome de Münchhausen por procuração ou transferência, observa-se um pobre vínculo entre o agressor e a vítima, a qual não aceita a situação de "doente".
O atraso para a busca de atendimento no caso de fraturas em crianças não deve ser levantado como suspeita de violência física, uma vez que as fraturas doem mais intensamente na sequência do trauma e melhoram no passar dos dias.
Sobre "gestação na adolescência" assinale a alternativa INCORRETA:
Programas de saúde que tenham por objetivo reduzir a prevalência da gravidez na adolescência devem levar em consideração a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e, consequentemente, aos métodos contraceptivos.
A falta de um projeto de vida e expectativas de futuro, além da composição familiar disfuncional e vulnerável são fatores que concorrem para a gravidez na adolescência.
Algumas vezes a gravidez é desejada pela adolescente, sendo vista como forma de sentir-se incluída e aceita socialmente.
A gravidez na adolescência não consiste em um fenômeno homogêneo e independe do contexto social no qual a menina está
A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo que colabora com o alto índice de casos de gestação na adolescência.
Ainda a respeito da temática "gestação na adolescência" leia atentamente as assertivas e considere V as assertivas verdadeiras e F as falsas: 1. Conforme a Organização Mundial de Saúde, a gravidez na adolescência é considerada um grave problema de saúde pública e um fator predisponente para a perpetuação do ciclo de pobreza. 2. Estudos apontam que quanto mais bem informados são os adolescentes, mais postergam a iniciação sexual, cultuam o respeito aos outros e buscam projetos de vida. 3. Políticas públicas que implementem programas de promoção à saúde que visem a educação ao abordar sexualidade e saúde reprodutiva que alcancem o meio familiar e a escola se constituem ferramentas que pouco contribuem com a redução da prevalência da gestação entre as adolescentes. Marque a sequência correta:
V-V-V
V-V-F
V-F-V
F-V-V
F-V-F
F-F-V
F-F-F
De acordo com o diagnóstico das apresentações de violência na infância e adolescência, marque a opção correta: I - Síndrome do bebê sacudido ("shaken baby") é uma das formas de lesão abdominal por violência contra crianças, provocadas por sacudidas (uma ou mais) violentas do corpo da criança, que ocorre mais frequentemente até os dois anos de vida. II - Toda violência sexual constitui-se em crime pelo código Penal Brasileiro, e medidas de notificação e denúncia são necessárias no atendimento a uma criança ou adolescente em situação de risco para violência sexual, como a comunicação imediata ao Conselho Tutelar e também aos órgãos de segurança (delegacia) e justiça (Vara da Infância e juventude ou ainda ao Ministério Público). III - Considera-se estupro de vulnerável, de acordo com o Código Penal Brasileiro, qualquer ato sexual envolvendo crianças e adolescentes menores de 14 anos e qualquer outro que, por alguma razão de incapacidade física ou mental, não pode oferecer resistência. IV - Síndrome de Münchausen por procuração é definida como forma de violência na qual a criança ou o adolescente são levados para cuidados médicos de forma insistente e em frequência acima do esperado, com queixas vagas, não consistentes ou não compatíveis com patologias conhecidas, de sintomas e sinais inventados, simulados ou provocados por seus responsáveis ou cuidadores.
I, II e III estão corretas
II, III e IV estão corretas
I, III e IV estão corretas
Todas estão corretas
A puberdade é marcada por intensas mudanças físicas, biológicas e fisiológicas e tem um padrão previsível de evolução. Com relação a essa fase, assinale a alternativa em que há uma inadequação entre a idade e o estágio de Tanner:
Menina 8 anos, Tanner M4P2.
Menino 14 anos, Tanner G2P3.
Menino 12 anos, Tanner G3P3.
Menina 10 anos, Tanner M3P2.
Uma mãe leva o seu filho de 8 anos para uma consulta de puericultura. De acordo com as atuais recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto ao uso de telas, o pediatra deve realizar as seguintes orientações, marque a opção correta: I - Não permitir que fique isolado no quarto com televisão, computador, tablet, celular, smartphones ou com o uso de webcam, estimular o uso nos locais comuns da casa. II - Não utilizar telas durante as refeições e desconectar 1 - 2 horas antes de dormir. III - Limitar o tempo de telas ao máximo de 4 horas/dia, sempre com supervisão de pais/responsáveis.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
A obesidade na infância e adolescência é considerada uma pandemia, com elevados custos para os sistemas de cuidado à saúde em todo o mundo. Evidências indicam que atividade física durante a infância e a adolescência pode contribuir para o enfrentamento da obesidade. Em relação às evidências das principais diretrizes sobre a prática de atividade física para a população pediátrica, marque a opção incorreta:
Lactentes que conseguem andar sozinhas devem ser fisicamente ativos todos os dias, incluindo atividades leves como ficar de pé, movendo-se, rolando e brincando, além de atividades mais intensas como saltar, pular e correr.
A prática de atividade física na infância e adolescência auxilia no equilíbrio do balanço energético e, consequentemente, na prevenção e tratamento da obesidade nesta fase da vida.
Há evidências de que jovens com suporte dos país para a prática de atividades físicas são mais ativos, assim como pais mais ativos têm filhos mais ativos.
Ser fisicamente ativo todos os dias é importante para a promoção da saúde integral de crianças, não sendo uma orientação recomendada para bebês que ainda não começaram a se arrastar/engatinhar.
O álcool é a substância psicotrópica considerada droga legal mais utilizada por adolescentes no Brasil e no mundo. A respeito desse tema assinale a alternativa CORRETA:
A falta de suporte familiar, famílias disfuncionais, pais que fazem uso de drogas, que possuem atitudes permissivas perante uso de drogas, incapacidade de controle dos filhos pelos pais e consumo de drogas pelos irmãos não são fatores predisponentes a iniciação ou permanência do uso de drogas pelos adolescentes.
Acidentes automobilísticos causados pelo uso do álcool são a principal causa de morte entre osjovens. Entretanto o consumo de álcool não aumenta o risco de atividades sexuais sem proteção, violência sexual, maior exposição a infecções sexualmente transmissíveis e o risco de gravidez.
C. O acesso de crianças e jovens a propaganda do álcool não possui relação com a formação de hábitos e estímulo do consumo.
A timidez e/ou agressividade na escola, baixo desempenho escolar, dificuldade com as relações sociais, ingresso em grupos de comportamento inadequado influenciam na adesão dos adolescentes ao conasumo de drogas.
O consumo do álcool entre os adolescentes acarreta preocupação devido a maior tendência a impulsividade e atividades de risco. Porém nessa fase da vida ainda não há o risco do prejuízo ao desenvolvimento cerebral.
"Não há escolas sem bullying e não há estratégias capazes de extinguir esse tipo de comportamento entre os estudantes. No entanto, conhecer o problema e saber orientar adolescentes e famílias sobre seus riscos e consequências torna-se mais um ato de promoção da saúde que não pode ser ignorado pelos pediatras" (LOPES NETO, 2007). - A respeito do bullying, assinale a alternativa incorreta:
Promover atitudes que estimulem a cultura da diferença, onde todos os alunos sejam respeitados em sua singularidade, independentemente de suas condições sociais, físicas ou mentais configura uma estratégia preventiva.
5e houve bullying, a família não deve atribuir a culpa ao filho, porém pode minimizar o problema, dizendo que tudo não passa de brincadeira, aliviando o sofrimento do aluno-alvo.
No caso do aluno-alvo, os pais devem observar se apresenta sinais frequentes de trauma (ferimentos, hematomas), roupas rasgadas ao chegar em casa, pânico na hora de ir para a escola, sono agitado, alterações repentinas no humor, desculpas para não ir à escola, comportamento agressivo, tendência ao isolamento ou busca de novas amizades fora da escola.
Pode ocorrer em todas as escolas, independentemente das características socioeconômicas e culturais dos alunos.
Com relação as características psicossociais da adolescência, podemos afirmar que:
Na adolescência tardia há maior importância aos valores dos pares e menor tempo em relações íntimas.
Na adolescência média o comportamento é conforme os valores do grupo de amigos.
A adolescência inicial é marcada por aceitação dos valores dos pais.
A adolescência tardia tem por característica a dificuldade de aceitação de limites.
{"name":"DESENVOLVIMENTO HUMANO parte 3", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Quanto as apresentações de violência na infância, podemos afirmar que:, Sobre \"gestação na adolescência\" assinale a alternativa INCORRETA:, Ainda a respeito da temática \"gestação na adolescência\" leia atentamente as assertivas e considere V as assertivas verdadeiras e F as falsas: 1. Conforme a Organização Mundial de Saúde, a gravidez na adolescência é considerada um grave problema de saúde pública e um fator predisponente para a perpetuação do ciclo de pobreza. 2. Estudos apontam que quanto mais bem informados são os adolescentes, mais postergam a iniciação sexual, cultuam o respeito aos outros e buscam projetos de vida. 3. Políticas públicas que implementem programas de promoção à saúde que visem a educação ao abordar sexualidade e saúde reprodutiva que alcancem o meio familiar e a escola se constituem ferramentas que pouco contribuem com a redução da prevalência da gestação entre as adolescentes. Marque a sequência correta:","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/images/ogquiz.png"}