3º Simulado Online CHQAO - Meta9001

No início do século XX era necessária uma grande quantidade de trabalhadores nas linhas de produção e as fábricas tiveram grandes transformações no espaço geográfico brasileiro. A respeito dessas mudanças, assinale a alternativa correta.
 
Embora tenha passado por importantes períodos de crescimento, como o da Primeira Guerra, a industrialização brasileira sofreu seu maior impulso apenas a partir de 1970, com a desconcentração industrial.
Na primeira parte do século XX, a ação do capital privado, seja nacional, seja estrangeiro, foi decisiva para impulsionar e diversificar os investimentos no parque industrial brasileiro, fornecendo os bens intermediários e os serviços de que os industriais privados necessitavam.
Durante o governo Getúlio Vargas foi implantado o Plano de Metas, onde uma das estratégias era consolidar o tripé da produção industrial nacional, formado pelas indústrias de bens de consumo não duráveis, de bens intermediários e de bens de consumo duráveis.
Durante o período militar (1964-1985), não houve ingresso de capital estrangeiro na indústria brasileira. O capital estatal ficou responsável pelo investimento nos setores de telecomunicações, extração de minerais e transportes.
De 1930 a 1956, a industrialização no Brasil caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens intermediários e de infraestrutura de transportes e energia.
A respeito das características da industrialização brasileira a partir da década de 1980, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao longo da década de 1980, a ciranda financeira e as altas taxas de tributação, com a consequente perda do poder de compra dos impostos, levaram a um período de estagnação na produção industrial e ao baixo crescimento econômico.
II. A abertura do mercado brasileiro aos bens de consumo e de capital, no começo dos anos 1990, exerceu forte influência no processo de industrialização brasileira e possibilitou modernizar o parque industrial e aumentar a produtividade, ao custo do aumento do desemprego estrutural.
III. A abertura econômica propiciou a redução no número de empresas multinacionais no Brasil, resultado do aumento da competitividade e da modernização do parque industrial nacional.
4. A privatização de empresas estatais e a concessão de exploração dos serviços de transporte, energia e telecomunicações a empresas privadas nacionais e estrangeiras apresentavam apenas aspectos negativos à industrialização brasileira.
São corretas apenas as afirmativas
I e II
I e III
II e IV
II e III
III e IV
A indústria brasileira ainda enfrenta vários problemas que aumentam os custos e dificultam a maior participação no mercado externo. Assinale abaixo a única opção que NÃO apresenta um desses problemas:
Preço elevado da energia elétrica, encarecendo a operação industrial.
Flutuação cambial, encarecendo ou barateando os custos de operação da balança comercial.
Baixo investimento público e privado em desenvolvimento tecnológico.
Problemas de logística, como deficiências e altos preços nos transportes, com predomínio no ferroviário.
Considerando a oferta de energia elétrica no Brasil, assinale a alternativa que apresenta a oferta segundo as fontes de maneira decrescente ( da mais utilizada para a menos utilizada ).
 
Hidráulica, solar e eólica.
Eólica, biomassa e hidráulica.
Hidráulica, biomassa e eólica
Biomassa, nuclear e gás natural.
Eólica, hidráulica e biomassa.
Podemos apontar algumas características da infraestrutura de transporte brasileiro:
I. O baixo custo da manutenção de rodovias e ferrovias e da conservação da frota de veículos.
II. A necessidade de aparelhamento e de modernização dos portos fluviais e marítimos. III. Necessidade de investimentos nos aeroportos e na infraestrutura de armazenagem de produtos para exportação, etc.
4. Desconcentração de ferrovias, aeroportos, portos e rodovias no Centro-Sul, região mais industrializada e populosa do país. São corretas as afirmativas personalizadas em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
(VUNESP/2014) Observe o gráfico a seguir: A leitura do gráfico permite afirmar que, em 2013, as relações comerciais entre o Brasil e o Mercosul
foram deficitárias para o Brasil.
foram superadas pelo comércio Brasil-Estados Unidos.
mostraram-se pouco expressivas.
Apresentaram superávit para o Brasil.
caracterizaram-se pelos baixos valores.
(FGV/2016) O gráfico 1 apresenta a dispersão geográfica das multinacionais brasileiras no mundo. O gráfico 2 apresenta a década da primeira internacionalização das empresas brasileiras. Entre os fatores que explicam a dinâmica de internacionalização das empresas brasileiras nas últimas décadas, está:
a abertura econômica para as empresas brasileiras atuarem no mercado regional sul-americano na década de 1970;
A assinatura de tratados de livre comércio do Mercosul com outros blocos econômicos, como o NAFTA e a União Europeia;
As políticas protecionistas, que restringem a entrada de produtos estrangeiros, mas incentivam a internacionalização das empresas nacionais;
a criação de linhas de crédito voltadas especificamente para a internacionalização produtiva de empresas brasileiras desde a década de 1980;
A abertura da economia brasileira, a partir da década de 1990, criou condições para a internacionalização das empresas brasileiras.

Além de dificuldades externas para a exportação de produtos agrícolas, há também fatores internos que reduzem opotencial de crescimento e a competitividade do Brasil no setor primário.

Assinale abaixo a única alternativa que NÃO contém um desses fatores:

Baixa carga tributária.
Deficiências no setor de transportes.
Baixa disponibilidade de crédito e financiamentos.
Falta de incentivo à formação de cooperativas
Pequena abrangência espacial de energia elétrica na zona rural
O conceito de ____________ é derivado do conceito de propriedade familiar, e, sendo assim, é uma unidade de medida, expressa em hectares, que busca expressar a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis e a forma e as condições do seu aproveitamento econômico . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
Estatuto da Terra
Reforma agrária
Agricultura familiar
Estrutura fundiária
Módulo rural
A respeito da produção agropecuária brasileira, analise as afirmativas a seguir:
IA estrutura produtiva do setor agropecuário brasileiro é bastante heterogênea e conta, de um lado, com forte participação da agricultura familiar e, de outro, com a presença de grandes conglomerados nacionais e estrangeiros, que se posicionaram entre os maiores do mundo.
 
II.Atualmente, as fronteiras agrícolas se expandem principalmente pelo Centro-Oeste e pelo interior da Amazônia, em regiões de relevo relativamente plano e de solos e climas diferenciados, com uso de corretivos e de irrigação.

III.O Brasil e outros países em desenvolvimento enfrentam restrições que os impedem de aumentar o volume de exportações em razão de medidas de protecionismo dos países mais ricos. Entre essas medidas destacam-se: barreiras tarifárias, embargos, cotas de importação, entre outros.

IV.A pecuária bovina brasileira vem passando, desde a década de 1980, por uma mudança estrutural, deixando de ser predominantemente intensiva, como é o caso do Sertão Nordestino, da região Centro-Oeste e da periferia da Amazônia.
São corretas apenas as afirmativas
I e II
I e III
II e IV
II e III
III e IV
HISTÓRIA DO BRASIL
Arte. 90. As nomeações dos deputados e senadores para a Assembleia Geral, e dos membros dos Conselhos Gerais das províncias, serão feitas por eleição, elegendo a massa dos cidadãos ativos em assembleias paroquiais, os herdeiros de província, e estes, os representantes da nação e província.
Arte. 92. São excluídos de votantes nas assembleias paroquiais:
I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais se não compreendem os casados, os oficiais militares, que foram maiores de vinte e um anos, os bacharéis formados e os clérigos de ordens sacras.
II. Os filhos de famílias, que estiveram na de seus pais, salvo companhia se servirem a ofícios públicos.
III. Os criados de servir, em cuja classe não entre os guarda-livros, e os primeiros caixeiros das casas de comércio, os criados da Casa Imperial, que não foram de galão branco, e os administradores das fazendas rurais e fábricas.
IV. Os religiosos e todos que vivam em comunidade claustral.
V. Os que não possuem renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio, ou emprego.
BRASIL. Constituição de 1824. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 4 abr. 2015 (adaptado).
De acordo com os artigos do dispositivo legal apresentado, o sistema eleitoral instituído no início do Império é marcado pelo(a)
I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais se não compreendem os casados, os oficiais militares, que forem maiores de vinte e um anos, os bacharéis formados e os clérigos de ordens sacras. II. Os filhos de famílias, que estiverem na companhia de seus pais, salvo se servirem a ofícios públicos. III. Os criados de servir, em cuja classe não entram os guarda-livros, e primeiros caixeiros das casas de comércio, os criados da Casa Imperial, que não forem de galão branco, e os administradores das fazendas rurais e fábricas. IV. Os religiosos e quaisquer que vivam em comunidade claustral. V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio, ou emprego. BRASIL. Constituição de 1824. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 4 abr. 2015 (adaptado). De acordo com os artigos do dispositivo legal apresentado, o sistema eleitoral instituído no início do Império é marcado pelo(a)
Voto indireto e perfil censitário.
Liberdade pública e abertura política.
ética partidária e supervisão estatal.
Caráter liberal e sistema parlamentar.
Depois da Independência, em 1822, o país enfrentou problemas que com frequência emergiram durante a formação dos Estados Nacionais da América Latina. Em muitas regiões do Brasil, essas divergências foram concomitantes de revoltas, inclusive contra o imperador D. Pedro I. Com a abdicação deste, em 1831, o país atravessaria tempos ainda mais turbulentos sob o regime regencial. REIS, JJ Rebelião escrava no Brasil: a história do Levante dos Malês em 1835. São Paulo: Cia. das Letras, 2003 (adaptado).
 
A instabilidade política no país, ao longo dos períodos mencionados, foi decorrente da(s)
Disputas entre as tendências unitarista e federalista.
Tensão entre as forças do Exército e Marinha nacional.
Dinâmicas demográficas nas fronteiras amazônica e platina.
Extensão do direito de voto aos estrangeiros e ex-escravos.
Reivindicações da ex-metrópole nas esferas comercial e diplomática.
Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela
Estímulos ao racismo.
Apoio ao xenofobismo.
Críticas ao federalismo.
Repúdio ao republicanismo.
Questionamentos ao autoritarismo.
Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha.
O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos.
Éramos um país essencialmente agrícola e tecnológico atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos.
O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundavam um padrão de vida “civilizado”, marca que distingue as classes cultas e “naturalmente” dominantes do povaréu primitivo e miserável. (... )
E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infra-estrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. Paulo Cantor. Evolução da economia e vinculação internacional.
Em: I. Sachs; J. Willheim; PS Pinheiro (Org.). Brasil: um século de transformação. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80. Levando-se em consideração as reivindicações acima, sobre a estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país
Se industrializou rapidamente devido ao desenvolvimento alcançado no período colonial.
Extinguiu a produção colonial baseada na escravidão e fundamentou a produção no trabalho livre.
Se tornou dependente da economia européia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países.
Se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introduzido no país sem trazer ganhos para a infra- estrutura de serviços urbanos.
Teve sua industrialização estimulada pela Grã-Bretanha, que investiu capitais em vários setores produtivos.
Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofreu em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota. REIS FILHO, DA O Estado à sombra de Vargas. Revista Nossa História, n. 7 de maio de 2004. O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a
Reação popular.
Intervenção militar.
Abertura democrática.
Campanha anticomunista.
Radicalização oposicionista.
O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendia construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto não tinha território seu foco principal. Não por acaso, foram criados então instituições encarregadas de fornecer dados aguardado para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938. LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado). A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de
Levantar informações para a preservação da paisagem dos sertões.
Controlar o crescimento exponencial da população brasileira.
Obter conhecimento científico das diversidades regionais.
Conter o fluxo migratório do campo para a cidade.
Propor a criação de novas unidades da federação.
Na imagem, encontre-se referências a um momento de intensa inspiração estudantil no país. Tal transporte se explica pela
Divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
Criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.
Adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.
Compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.
Violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.
Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras pouco importa, pois, como declarado Goebbels, “não falo para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”. CAPELATO, MH Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava
Conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
Ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
Aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
Estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
Alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.
A charge remete ao contexto do movimento que ficou conhecido como Diretas Já, ocorrido entre os anos de 1983 e 1984. O elemento histórico evidenciado na imagem é
A insistência dos grupos políticos de esquerda em realizar atos políticos ilegais e com poucas chances de serem vitoriosos.
A mobilização em torno da luta pela democracia frente ao regime militar, cada vez mais desacreditado.
O diálogo dos movimentos sociais e dos partidos políticos, então existentes, com os setores do governo interessados em negociar a abertura.
A insatisfação popular diante da atuação dos partidos políticos de oposição ao regime militar criados no início dos anos 80.
A capacidade do regime militar em impedir que as manifestações políticas acontecessem.
A partir dessas informações, relativas à história republicana brasileira, assinale a opção correta.
Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República.
A renúncia de Jânio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro.
Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas.
A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.
No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.
PORTUGUÊS RECURSOS HUMANOS Li que a espécie humana é um sucesso sem precedentes. Nenhuma outra com uma proporção próxima de peso e volume se iguala à nossa em termos de sobrevivência e sobrevivência. E tudo se deve à agricultura. Como controlamos a produção do nosso próprio alimento, somos a primeira espécie na história do planeta a poder viver fora de seu ecossistema de nascença. Isso nos deu mobilidade e sociabilidade que nos salvaram do processo de seleção, que limitou outros bichos de tamanho equivalente e que acontece quando uma linhagem genética dependente de um ecossistema restrito fica geograficamente instruído e só evolui como outra espécie. É por isso que não mudamos muito, mas também não nos extinguimos. (Luís Fernando Veríssimo)
 
Segundo o texto, o sucesso da espécie humana é medido:
Por sua capacidade de viver fora de seu ecossistema
Por sua sobrevivência e proliferação.
Por possibilidade de produzir seu próprio alimento.
Por sua inalterabilidade e resistência à extinção.
Por sua agricultura.
Dizer que a espécie humana “é um sucesso sem precedentes” equivale a dizer que:
Não há explicações possíveis para esse sucesso.
Poucas espécies tiveram sucesso semelhante.
Nada ocorreu antes que pudesse explicar esse fato.
Nenhuma outra espécie já atingiu tal sucesso.
Nosso sucesso é independente de nossos antepassados.
Precedente e procedente são palavras de forma semelhante, mas de significados distintos. A frase abaixo em que há ERRO no emprego da palavra destacada é:
A nova pesquisa deve fazer emergir resultados interessantes.
É necessário ter bom senso para julgar os questionários da pesquisa.
Muitas informações mostram descriminação racial em pequena parte da população.
Alguns pesquisadores são destratados pelos entrevistados.
Alguns entrevistados indicam sua naturalidade em vez de sua nacionalidade.
O termo destacado nos itens abaixo refere-se a algum termo anterior do texto; o item em que essa referência é esclarecida de forma ERRADA é:
Nenhuma outra (espécie) com uma proporção parecida...
se iguala à nossa (proporção) em termos de sobrevivência...
Isso (o fato de viver fora de nosso ecossistema de nascença) nos deu mobilidade...
...que (mobilidade e sociabilidade) nos salvaram do processo de seleção.
...e que (processo de seleção) acontece quando uma linhagem genética...
A Internet que você faz Uma pequena invenção, a Wikipédia, mudou o jeito de lidarmos com informações na rede. Trata-se de uma enciclopédia virtual colaborativa, que é feita e atualizada por qualquer internauta que tenha algo a contribuir. Em resumo: é como se você imprimisse uma nova página para a publicação dessatualizada que encontrou na biblioteca. Antigamente, quando precisávamos de alguma informação confiável, tínhamos a enciclopédia como fonte segura de pesquisa para trabalhos, estudos e pesquisa em geral. Contudo, a novidade trazida pela Wikipédianos coloca em uma nova circunstância, em que não podemos confiar integralmente no que lemos.Por ter como lema principal a escritura coletiva, seus textos trazem informações que podem ser editadas e reeditadas por pessoas do mundo inteiro. Ou seja, a proteção da informação não é determinada pela tradição cultural, como nas enciclopédias antigas, mas pela dinâmica da mídia. Assim, questiona-se a possibilidade de encontrar informações corretas entre sabotagens deliberadas e contribuições erradas. NÉO, A. Et al. A Internet que você faz. In: Revista PENSE! Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Ano 2, nº. 3, mar.-abr. 2010 (adaptado).
 
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação, como a  Wikipédia , trouxeram inovações que impactaram significativamente a sociedade. A respeito desse assunto, o texto apresentado mostra que falta de confiança na veracidade dos conteúdos registrados na  Wikipédia
Acontece pelo fato de sua construção coletiva possibilitar a edição e reedição das informações por qualquer pessoa no mundo inteiro.
Imita a disseminação do saber, apesar do crescente número de acessos ao site que a abriga, por falta de legitimidade
Ocorre pela facilidade de acesso à página, o que torna a informação vulnerável, ou seja, pela dinâmica da mídia.
Ressalta a crescente busca das enciclopédias impressas para as pesquisas escolares.
Revela o desconhecimento do usuário, impedindo-o de formar um juízo de valor sobre as informações.
Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que:
A quantidade de cigarros consumidos por pessoa, diariamente, excede o máximo de nicotina recomendado para os indivíduos, inclusive para os não fumantes.
Para garantir o prazer que o indivíduo tem ao fumar, será necessário aumentar as estatísticas de fumo passivo.
A conscientização dos fumantes passivos é uma maneira de manter a privacidade de cada indivíduo e garantir a saúde de todos.
Os não fumantes precisam ser respeitados e poupados, pois estes também estão sujeitos às doenças causadas pelo tabagismo.
O fumante passivo não é obrigado a inalar as mesmas toxinas que um fumante, portanto depende dele evitar ou não a contaminação proveniente da exposição ao fumo.
Indique a única oração em que o sujeito é indeterminado.
Faltam-me as palavras.
Fugimos de medo.
Disseram que era aqui.
Eu não disse que era aqui?
Há pessoas lá dentro.
Qual é a oração em que os termos destacados são objeto indireto?
Estou feliz com as suas notas.
Isso faz mal às crianças.
Seja fiel aos seus princípios.
Preciso de ajuda.
Soltou um grito de dor.
Identifique a alternativa em que o sujeito e o predicado estão classificados corretamente.
Identifique a alternativa em que o sujeito e o predicado estão classificados corretamente.
A família e os vizinhos chamaram a polícia. Sujeito composto: a família, os vizinhos, a polícia. / Predicado verbal: chamaram.
Ela é linda. Sujeito simples: ela. / Predicado verbal: é linda.
Ainda havia alunos na sala. Sujeito simples: alunos. / Predicado nominal: ainda havia na sala.
Falam pelos cotovelos. Sujeito oculto. / Predicado verbal: falam pelos cotovelos.
O termo destacado na oração “O prêmio foi recebido pelo representante da equipe” é:
Agente da passiva
Objeto indireto
Objeto direto
Complemento nominal
Sujeito paciente
Qual a oração que apresenta predicado verbo-nominal?
Virou celebridade.
Virou a taça de vinho em cima do chefe.
Andei o dia todo.
Ando tão cansada!
Todos saíram aborrecidos da palestra.
Em qual das alternativas o período é composto?
Já li, reli e vou ler outra vez.
Vou estudar à tarde.
Também gosto de salgados.
Quem fala primeiro?
Acabou!
Qual das alternativas apresenta a análise sintática correta da oração abaixo? A música cativou ouvintes de todas as idades.
Sujeito: ouvintes; predicado: cativou todas as idades
Sujeito: a música; predicado verbal: cativou ouvintes de todas as idades
Sujeito: a música; predicado nominal: cativou ouvintes de todas as idades
Sujeito simples: a música; predicado verbo-nominal: cativou ouvintes de todas as idades.
Sujeito composto: ouvintes; predicado: cativou todas as idades
Identifique a alternativa que apresenta a função sintática correta dos termos destacados. Mãe, a campainha tocou agora. Moro perto da escola. As minhas primeiras férias foram super divertidas.
Objeto direto, objeto indireto, sujeito
Adjunto adnominal, complemento nominal, sujeito
Adjunto adverbial, agente da passiva, aposto
Adjunto adverbial, complemento nominal, adjunto adverbial
Adjunto adverbial, agente da passiva, vocativo
(UNIP) Quando repeti isto, pela terceira vez, pensei no seminário, mas como se pensa em perigo que passou, um mal abortado, um pesadelo extinto; todos os meus nervos me disseram que homens não são padres. (Machado de Assis)
 
Na frase acima, os verbos destacados são:
Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo
Transitivo direto – transitivo direto – transitivo direto
Transitivo indireto – intransitivo – transitivo direto
Intransitivo – intransitivo – intransitivo
Intransitivo – transitivo direto – transitivo direto
Marque a alternativa incorreta:
Adiantamento ou suprimento de fundos - designação genérica para entrega de numerário a servidor, precedida ou não de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que, pela excepcionalidade, a critério do Ordenador de Despesas (OD) e sob sua inteira responsabilidade, não possa subordinar-se ao processo normal de aplicação, assim considerada conforme legislação em vigor
Administração Pública - administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive as entidades com personalidade jurídica de direito privado sob controle do poder público e as fundações por ele instituídas ou mantidas
Administração Direta - a exercida pelos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios
Administração Indireta - exercida por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, tais como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista
Administração do Exército - conjunto formado por todas as organizações integrantes do Comando do Exército, nas quais agentes designados praticam os atos necessários à gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, visando ao alcance dos Objetivos Estratégicos do Exército
Tendo por base o texto abaixo, considere o Regulamento de Administração do Exército (RAE), EB10-R-01.003, 1ª Edição, 2021, para marcar VERDADEIRO ou FALSO. A homologação da descarga de material controlado será processada pelo órgão gestor responsável, mediante solicitação da RM, Grupamento de Engenharia (Gpt E) ou Grupamento Logístico (Gpt Log) de vinculação da OM titulara, de acordo com legislação específica.
True
False
Da Distribuição às Frações da Organização Militar.As entregas dos suprimentos necessários às frações e dependências internas poderão ser feitas por:
I - Ordem de distribuição publicada em boletim administrativo da organização militar.
II - Ordem verbal do comandante em casos excepcionais.
True
False
Dos Princípios Básicos - O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não eram possíveis evitar ou impedir.
Nesse caso é correto afirmar de acordo com o Regulamento de Administração do Exército - EB10-R-01.003. Os casos de força maior isentarão de responsabilidade os agentes quando comprovados adequadamente.
True
False
Analise as assertivas abaixo e marque “V” para as sentenças verdadeiras e “F” para as sentenças falsas. ( ) Patrimônio Público - é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, recebidos ou utilizados pela OM, que representam um benefício presente ou futuro, inerente ao cumprimento da missão institucional do Exército Brasileiro. ( ) Órgão Gestor responsável - é a OM incumbida da execução das atividades de abastecimento, manutenção e controle de materiais de interesse do Exército. ( ) Órgão Provedor - são as OM de apoio do Comando do Exército e de assessoramento direto e imediato ao Comandante do Exército, responsáveis ​​por planejar e promover ações direcionadas à gestão dos recursos colocados à sua disposição. ( ) Autonomia Administrativa - é a competência atribuída a uma organização militar (OM) para a prática de atos e fatos contábeis e administrativos decorrentes da gestão de bens e valores da União e de terceiros. ( ) Termo Circunstanciado Administrativo (TCAdm) - é um instrumento de apuração simplificado, que pode ser utilizado como alternativa à sindicância, tendo como requisitos: prejuízo de pequeno valor; responsável pelo dano previamente identificado; ausência de ocorrências de conduta dolosa ou de má-fé, ainda que de forma subjetiva; e inexistência de documento normativo específico, que determine a instauração obrigatória de sindicância; Assinale a alternativa CORRETA: ( ) Termo Circunstanciado Administrativo (TCAdm) - é um instrumento de apuração simplificado, que pode ser utilizado como alternativa à sindicância, tendo como requisitos: prejuízo de pequeno valor; responsável pelo dano previamente identificado; ausência de ocorrências de conduta dolosa ou de má-fé, ainda que de forma subjetiva; e inexistência de documento normativo específico, que determine a instauração obrigatória de sindicância; Assinale a alternativa CORRETA: ( ) Termo Circunstanciado Administrativo (TCAdm) - é um instrumento de apuração simplificado, que pode ser utilizado como alternativa à sindicância, tendo como requisitos: prejuízo de pequeno valor; responsável pelo dano previamente identificado; ausência de ocorrências de conduta dolosa ou de má-fé, ainda que de forma subjetiva; e inexistência de documento normativo específico, que determine a instauração obrigatória de sindicância; Assinale a alternativa CORRETA:
V-V-V-F-F
V-V-V-V-F
F-V-V-F-F
V-F-F-V-V
F-F-F-V-V
O dirigente máximo, ainda que delegue competências a terceiros, é o principal responsável pela gestão da OM, tomando todas as providências de caráter administrativo necessárias ao desempenho das atividades fim e meio da OM; pelos atos e fatos administrativos honrados na sua OM; e pelo atingimento de metas protegidas. Assinale a alternativa INCORRETA:
A delegação de competência é utilizada como instrumento de descentralização administrativa para assegurar maior rapidez e objetividade às ações decisórias.
A delegação de competência, no âmbito do Comando do Exército, sempre será realizada para militar de menor precedência hierárquica que o delegante, respeitando-se a segregação de funções.
O prazo de vigência será de seis meses, quando não for indicado no ato da delegação.
O ato de delegação poderá ser revogado a qualquer tempo pela autoridade delegante.
Para obtenção de maior efeito descentralizador, o ato de delegação poderá autorizar a subdelegação, à qual se aplicam todas as disposições relativas à delegação.
Suprimento é o item de material administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado, necessário às OM. Analise as assertivas abaixo.
I- O fornecimento eventual é destinado a atender uma necessidade não prevista, emergencial ou ocasional.
II- As guias de fornecimento, de remessa, de transferência ou de recolhimento serão elaboradas, distintamente, para material permanente e de consumo.
III- Os suprimentos de alto custo, altamente técnicos, periculosos, materiais críticos e estratégicos, terão sua distribuição e desfazimento controlados pelo Órgão Gestor responsável.
IV- A classificação de um bem como controlado poderá ser temporária, razão pela qual as relações desses materiais devem ser mantidas atualizadas. Assinale a única alternativa CORRETA:
Apenas a III está correta.
Apenas a I e II estão corretas.
Apenas a IV está errada.
Apenas a II e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Correlacione os termos da coluna da esquerda com suas respectivas definições na coluna da direita.
I- Nível de abastecimento
II-Nível operacional
III-Nível mínimo
IV-Nível máximo
( ) Quantidade de material mantida em estoque em determinado Órgão Provedor ou OM.
( ) Soma das medidas referentes aos níveis mínimo e operacional e que, normalmente, não deve ser excedido.
(  ) Quantidade mínima de determinado fornecido a ser mantido em estoque.
( ) Quantidade autorizada, como estoque normal de trabalho, entre recebimentos sucessivos de suprimentos. Assinale a sequência CORRETA:
III-IV-I-II
I-IV-III-II
I-II-III-IV
IV-II-III-I
II-IV-I-III
Os materiais recolhidos ao almoxarifado ou aos depósitos da OM serão recebidos pelo funcionário do setor de material ou de depósito, devendo a quitação ser realizada no documento de recolhimento e ato registrado no sistema corporativo de controle patrimonial utilizado no Comando do Exército. Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação, levando em consideração o estado do material:
1ª Classe: material em uso e em bom estado.
2ª Classe: material em bom estado e sem uso.
3ª Classe: material inservível, sem matéria-prima aproveitável pelo Comando do Exército.
4ª Classe: material inservível, com matéria-prima aproveitável pelo Comando do Exército.
2ª Classe: material usado, podendo ser reutilizado, depois dos reparos indispensáveis.
Como a OM pode alienar, mediante licitação ou de acordo com legislação específica, a matéria-prima que não tenha previsão de ser utilizada, bem como os resíduos de oficina. Assinale a alternativa CORRETA:
Os materiais adquiridos por qualquer OM e que forem considerados inservíveis, não comportando reparo nem transformação, poderão ser alienados.
Os preços de referência a serem atribuídos aos bens patrimoniais destinados à alienação serão estabelecidos pelo Oficial de Manutenção da OM alienadora.
Materiais com mais de 15 (quinze) anos de armazenamento nos Órgãos Provedores devem ser alienados pela RM de vinculação.
Somente os Batalhões logísticos possuem autonomia para realizar Leilões.
Os resíduos de oficinas serão doados, sendo proibida a alienação de resíduos sólidos.
Todo militar ou servidor civil, investido em função, carga ou encargo, que vier a causar prejuízos ou danos à União, a pessoas físicas e/ou jurídicas ou ao serviço, terá sua responsabilidade administrativa, civil e/ou criminal, vinculadas às omissões ou atos ilegais em que incorrer ou praticar. Assinale a alternativa INCORRETA:
A responsabilidade será civil quando ocorrer prejuízo ou dano passível de reparação.
A responsabilidade civil não isenta o responsável da sanção administrativa e/ou criminal relativa ao evento.
Os débitos resultantes de responsabilidade civil não se anulam pela absolvição administrativa ou criminal, exceto quando, após trânsito em julgado, a decisão penal entender pela inexistência de fato ou de autoria da conduta danosa.
Os recursos interpostos pelos responsáveis para a suspensão de débitos que forem resultantes de apuração de responsabilidades sustam e interrompem os descontos que devem sofrer nas respectivas remunerações.
Os agentes que tenham negligenciado as providências de sua competência para adoção de medidas administrativas com vistas à caracterização ou elisão do dano, apuração dos fatos, identificação dos responsáveis, quantificação do dano e obtenção do ressarcimento, poderão vir a responder por responsabilidade solidária.
A imputação da responsabilidade decorrente dos efeitos da responsabilidade civil ou administrativa será aplicada aos agentes da administração por autoridade do escalão superior, pelo dirigente máximo da OM ou pelo Comandante do Exército. Assinale a alternativa INCORRETA:
A isenção de culpa, quando for o caso, só caberá ao responsável que tenha adotado providências de sua alçada, adequadas e oportunas, para evitar o prejuízo ou dano.
O fato de uma inspeção, verificação, apuração, prestação de contas ou tomada de contas considerar regular a situação de qualquer agente da administração não impede que este se torne responsável por irregularidades apuradas posteriormente.
A responsabilidade que resultar de perda, dano ou extravio de recursos, valores ou outros bens entregues aos auxiliares do agente, será a estes imputada, exceto se ficar comprovada a responsabilidade de seu chefe ou de outrem.
Quando, por ocasião de uma inspeção, forem apuradas irregularidades administrativas motivadas por desídia, condescendência, dolo ou má-fé de agentes da administração, a autoridade inspecionada deverá manter o cargo dos agentes implicados até a decisão final do TCU.
O militar ou servidor civil, no desempenho de qualquer função administrativa, será responsabilizado pelo cumprimento de ordem de natureza administrativa, que julgar ilegal ou prejudicial ao Estado, sem providências para resguardar sua responsabilidade.
Quando o dirigente máximo decidir, tendo por base a informação ou parecer de agente da administração, ambos compartilharão da responsabilidade. Assinale a alternativa CORRETA:
O dirigente máximo sempre será o responsável por prejuízos ou danos causados à União, em decorrência de atos praticados por agente da administração ou auxiliar.
Constatada qualquer divergência na conferência de bens, valores e recursos, na prestação de contas, na substituição de agente ou auxiliar, ou por ocasião de tomada de contas, será imputada, ao gestor de ação orçamentária, responsabilidade pelo ressarcimento dos prejuízos apurados.
O agente encarregado da gestão de bens, valores e recursos públicos ou de terceiros não responderá pelos recursos recebidos, até a prestação de contas.
Os agentes encarregados de conferir documento administrativo não serão responsabilizados pela exatidão dos cálculos e das quantias porventura inseridas em desacordo com a legislação em vigor.
Os militares e servidores civis, que subscreverem ou certificarem qualquer documento ou registro em sistemas informatizados utilizados no âmbito do Comando do Exército, são responsáveis pela autenticidade das informações neles contidas.
“O militar é um gestor público e é independente do seu posicionamento na escala hierárquica. Desde a incorporação, seleção ou registro, o Estado coloca bens e recursos à disposição dos militares para o cumprimento das missões constitucionais e subsidiárias do Exército Brasileiro. É necessário, portanto, que seus membros conheçam os fundamentos da administração militar para que tais recursos, sempre reduzidos, sejam judiciosamente aplicados no preparo e no emprego da Força”. No tocante à responsabilidade dos Agentes da Administração, assinale a alternativa CORRETA:
O fiscal administrativo é responsável por atos que resultam em alterações do patrimônio, emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento de fundos ou dispêndio de recursos da União ou pelos quais responda.
O gestor de ação orçamentária é responsável pelo assessoramento ao Ordenador de Despesas, nos assuntos de gestão patrimonial e, no que couber, orçamentária e financeira.
O encarregado da conformidade dos registros de gestão é o responsável pela certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial realizados pela OM e da existência de documentos hábeis que suportem as operações registradas. 17 Licensed to EVER
O encarregado do setor de material é o responsável pela condução dos processos e procedimentos das contratações públicas e alienações realizadas pela OM, bem como pela elaboração dos termos de contrato.
O agente de contratação é o responsável por tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e analisar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame, até a adjudicação.
O 1º Sgt Braddock desempenhou a função de sargenteante de uma Companhia do 88º Batalhão de Caçadores, sendo o mesmo responsável pela elaboração e controle da escada de serviço dos cabos e soldados daquela Subunidade. Valendo-se das suas atribuições previstas no Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (R-1), o sargenteante burlou a escala de serviço dos cabos, com o intuito de favorecer o cabo Rambo em relação aos demais pares, para receber seu interesse pessoal em namorar a irmã de John Rambo. A conduta reprovável do sargento, caracterizada a prática do crime contra o dever funcional de:
Estelionato
Prevaricação
Condescendência criminosa
Peculato
Violação de sigilo funcional
No Código Penal Militar (CPM) verifica-se no seu Título VII - “Dos Crimes Contra a Administração Militar”, onde encontra-se no Capítulo VI, os crimes transferências contra o dever funcional, EXCETUANDO-SE:
Peculato
Abandono de cargo
Condescendência criminosa
Violação de sigilo funcional
Abuso de confiança ou boa-fé
O Cmt do 100º Batalhão de Infantaria de Selva, na condição de autoridade competente, instaurou mediante portaria, uma sindicância para apuração de fatos de interesse da administração militar, tendo designado o S Ten MacGyver como sindicante do referido procedimento formal, com a tradução no Boletim da Organização Militar supramencionada. Após o início dos procedimentos atinentes à presente sindicância, o S Ten MacGyver suportou que, 01 (um) dos sindicados se tratou de Tubalcaim, que possuía 17 anos de idade. Com fulcro no exposto acima e, em consonância com a Portaria Nr 107, de 13 de fevereiro de 2012, assinale a opção CORRETA, atinente aos procedimentos com o sindicado menor de dezzoito anos:
se o sindicado for menor de 18 anos, só poderá prestar algum esclarecimento com a presença de 01 (um) representante do Ministério Público, ou 01 (um) advogado constituído, na forma da legislação civil e processual.
Se o sindicado for menor de 18 anos, poderá, conforme o caso, ser acompanhado ou assistido somente por seus pais, na forma da legislação civil e processual.
Se o sindicado for menor de 18 anos, poderá, conforme o caso, prestar declarações sem estar acompanhado ou assistido por seus pais ou responsáveis, na forma da legislação civil e processual.
se o sindicado for menor de 18 anos, deverá, conforme o caso, ser acompanhado ou assistido somente por seus pais, na forma da legislação civil e processual.
Se o sindicado for menor de 18 anos, deverá, conforme o caso, ser acompanhado ou assistido por seus pais ou responsáveis, na forma da legislação civil e processual.
De acordo com o que está descrito o Código Penal Militar (CPM), no seu artigo 123, está INCORRETA a seguinte afirmação:
Extingue-se a punibilidade pela retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso.
extingue-se a punibilidade pela morte do agente.
Extingue-se a punibilidade pela prescrição.
Extingue-se a punibilidade pela reabilitação.
Extingue-se a punibilidade somente pela morte do agente, pela prescrição e pelo indulto.
O civil Darth Vader, brasileiro, 44 anos, adquiriu no dia 06 de março de 2022, em proveito próprio e de forma consciente, um cunhete de munição contendo 2.000 (dois mil) cartuchos de calibre 7,62 mm, que foi subtraído em 02 de janeiro de 2022, pelo 2º Sgt Hagar, Auxiliar de Munições, Explosivos, e Manutenção de Armamento do 88º BI Pqdt, valendo-se da facilidade proporcionada pela função exercida naquela Organização Militar. Cabe ressaltar que, o delito praticado por Darth Vader, foi proveniente de um crime militar praticado pelo Sgt Aux Mun Expl. Diante do cenário apresentado pelo civil, está configurado o crime militar de:
Usurpação
Receptação
Apropriação Indébita
Corrupção Passiva
Corrupção Ativa
O 2º Ten QAO Antônio João, encarregado de uma sindicância, concluiu de forma tempestiva todos os trabalhos atinentes à presente sindicância, remetendo aos autos à autoridade instauradora. Recebidos os autos, a autoridade instauradora, no prazo de _________ dias úteis, dará solução à sindicância ou determinará que sejam feitas diligências complementares, fixando prazo de até _______ dias corridos, o qual poderá ser prorrogado, mediante decisão fundamentada, pelo prazo necessário à efetivação das citadas diligências. Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas:
Dez - vinte
Vinte - dez
Oito - vinte
Vinte - oito
Oito – dez

O Soldado Vai-Na-Onda estando escalado de serviço em sua Unidade Militar, como sentinela da hora em um posto fixo de observação avançada às margens do Rio Camaquã, em noite fria e chuvosa, após o início do seu quarto de hora, foi surpreendido pelo Sargento Pincel, rondante, dentro do PC do Pelotão de Manutenção, afastado do seu posto, sem ordem de superior, deitado e enrolado em um macio e espesso cobertor. À luz do que predispõe o Código Penal Militar (CPM), o supracitado militar praticou:

O crime de descumprimento de missão.
O crime de dormir em serviço.
O crime de recusa de obediência
O crime de abandono de posto.
O crime de insubmissão.
O Sargento Samuel Trawtman, militar da ativa do Exército Brasileiro, possuidor das Medalhas Marechal Hermes, Max Wolf Filho, Pacificador, Ordem do Mérito Militar, Osório e Corpo de Tropa, e dos Cursos e Ações de Comandos, Guerra na Selva, Básico Paraquedista, Guia de Montanha, e Curso Expedito de Mergulhador Autônomo, fruto de sua capacidade profissional passou a integrar em março de 2019, o 13º Contingente da Força de Pacificação na Maré, no Rio de Janeiro/RJ. Em 15/04/2019, sem qualquer autorização, o referido militar ausentou-se do seu local de trabalho.Vinte dias depois de desaparecido, sem qualquer tipo de notícia, o referido militar apresentou-se declarar ao destacamento da Força de Pacificação, alegando, mediante receituário médico, que, por sua enteada encontrar-se doente em casa, não conseguiu se comunicar.
Cometeu o crime de deserção especial, em razão da justificativa apresentada.
Cometeu o crime de deserção, porém terá uma atenuante especial, em razão da apresentação voluntária.
Não cometeu o crime de deserção, em razão da justificativa apresentada.
Não cometeu o crime de deserção, em razão da apresentação voluntária.
Cometeu crime de deserção, porém com agravante especial, em razão da justificativa apresentada.
O aluno José, recém-ingresso na Escola de Sargentos das Armas, durante suas primeiras instruções sobre o Estatuto dos Militares, estava com dúvidas sobre as formas de ingresso nas Forças Armadas. O Ten João, instrutor da matéria, explicouu ao aluno José que de acordo com o caput do Art. 10 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), o ingresso nas Forças Armadas é facultado, mediante __________, __________, ou __________, a todos os brasileiros que preencheram os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos da Marinha , do Exército e da Aeronáutica. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase:
Incorporação, Matrícula ou Nomeação.
Incorporação, Processo Seletivo Simplificado ou Nomeação.
Incorporação, Matrícula ou Prova de Títulos.
Requisição, Matrícula ou Prova de Títulos.
Requisição, Processo Seletivo Simplificado ou Nomeação.
O Ten João, chefe da equipe de exame de pagamento do mês, reuniu sua equipe para orientações iniciais dos trabalhos. Na reunião esclareceu algumas dúvidas dos integrantes, no que se referia às remunerações dos militares. Quanto a essa questão, e com base nos Art. 53, art. 53-A e Art. 54 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), o Ten José deu várias orientações aos membros da sua comissão. Dentre as alternativas abaixo, escolha a opção INCORRETA, a luz da legislação supracitada.
A remuneração dos militares da ativa é composta pelo soldo, gratificações e indenizações regulares.
Na inatividade, a remuneração é composta pelos proventos, constituídos de soldo, quotas de soldo e gratificações incorporáveis e por adicionais.
A remuneração dos militares ativos é encargo financeiro do Tesouro Nacional.
A remuneração dos militares inativos é encargo financeiro da Previdência Social.
O soldo é irredutível e não está sujeito à penhora, sequestro ou arresto, exceto nos casos previstos em lei.
De acordo com o que prescreve o Art. 15, Capítulo III, da Lei 6880, qual a definição de Círculos hierárquicos?
Conjunto de vínculos fraternais, bem como morais, que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço.
É um conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades cometidos a um militar em serviço ativo.
São manifestações essenciais do valor militar.
Âmbitos de convivência entre os militares da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem, em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.
Espaços destinados a amparar os beneficiários do militar falecido ou extraviado dispostos conforme legislação específica
O tenente QAO Fulano foi promovido no último dia 1º de julho. Porém, sua promoção foi excluída, já que fora oficialmente citada pelo Tribunal de Justiça, no qual era réu em um processo penal. O tenente fulano omitiu a informação de sua OM, declarando não estar na condição sub judice. Quando sua Unidade tomou conhecimento do fato, instaurou uma sindicância para apurar a situação. Segundo o Art. 88 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), a situação do Ten Fulano com sua promoção ilimitada é enquadrada como: Assinale a única opção CORRETA:
agregação
excedente
reversão
Comissionado
Adido
O ST Quirino, durante o IIB, estava ministrando uma instrução aos recrutas recém-incorporados, relacionada aos Deveres Militares. Como verificação da aprendizagem, ao final da instrução, pediu para que o grupamento citasse quatro exemplos de vínculos racionais, bem como morais, que ligam o militar à Pátria e ao serviço. De acordo com o Art. 31 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), assinale a alternativa correta que poderia ter sido citada pelos recrutas.
I) A dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e orações devem ser defendidas mesmo com o desejo da própria vida.
II) O culto aos Símbolos Nacionais.
III) A probidade e a lealdade enquanto fardado, ou em serviço.
IV) A disciplina e o respeito à obediência.
V) O cumprimento das obrigações e das ordens de maneira ponderada e seletiva.
VI) A obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA:
I – II – III – IV
II – III – IV – V
III – IV – V – VI
I – III – V – VI
I – II – IV – VI
Com base no art. 120 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), sujeita a declaração de indignidade para o oficialato, ou de incompatibilidade com o mesmo, o oficial que incidir nas hipóteses abaixo, EXCETO:
Quando assim se pronunciar o Tribunal Especial, em tempo de paz.
For condenado, em sentença transitada em julgado, por crimes para os quais o Código Penal Militar comina essas penas acessórias e por crimes previstos na legislação especial concernente à segurança do Estado.
Houver perdido a nacionalidade brasileira.
for condenado, por tribunal civil ou militar, em sentença transitada em julgado, à pena restritiva de liberdade individual superior a 2 (dois) anos.
For considerado culpado por Conselho de Justificação.
O 3º Sgt Padrão, militar de carreira do 184° Batalhão de Garantia da Lei e da Ordem, recém-egresso da escola de formação, em sua primeira missão, atuou nas Operações de GLO para manutenção da ordem pública em manifestação ocorrida no município vizinho à sua OM. Durante a execução dessa missão, o 3º Sgt Padrão foi ferido por um civil que participou do protesto. Como consequência, o 3º Sgt Padrão foi julgado incapaz definitivamente, tudo apurado e documentado conforme manda a lei. De acordo com o que prescreve o Art. 108 e arts. 110 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), o 3º Sgt João: Assinale a única opção CORRETA:
Será encostado a sua OM para fins de tratamento de saúde até o seu licenciamento na graduação atual.
será reformado se contar com mais de 1 (um) ano de tempo de efetivo serviço.
será licenciado.
será reformado com remuneração proporcional ao tempo de serviço
será reformado com a remuneração calculada com base no soldo de segundo-tenente
A esposa do ST Caxias estava com problema de saúde complexo que exigia cuidado e atenção que extrapolava sua competência individual para cuidar do caso, exigindo apoio de outra pessoa. Então, o ST Caxias decidiu solicitar uma licença seguindo a programação no § 1°, do Art. 67 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares) De acordo com o § 1° do art. 67 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), qual das licenças listadas abaixo é adequada para tratar do caso acima. Assinale a única opção
para tratar de interesse particular.
Para tratamento de saúde de pessoa da família.
Para tratamento de saúde própria.
Para acompanhar cônjuge ou companheiro.
Para maternidade, paternidade ou adoção.
Com relação ao julgamento das propostas em uma licitação, na forma da Lei 8.666/93, é CORRETO afirmar que:
O edital indicará, o critério para julgamento, com disposições claras e parâmetros subjetivos.
A administração poderá flexibilizar as normas e condições do edital, caso seja conveniente.
No caso de licitação do tipo “menor preço”, entre os licitantes considerados qualificados a classificação se dará pela ordem crescente dos preços propostos.
A Administração poderá celebrar o contrato com a preterição da ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório.
Serão desclassificadas as propostas com preços manifestadamente inexequíveis, mesmo que seja demonstrada sua viabilidade.
Considere as seguintes situações:
I – venda de móveis inservíveis.
II – escolha de trabalho técnico.
III – venda de produtos legalmente compreendidos.
As modalidades licitatórias completas para as situações descritas, de acordo com o artigo 22 da Lei 8.666/93, são respectivamente:
Concorrência, tomada de preços e concurso.
Leilão, pregão e concurso.
Convite, concurso e concurso.
Leilão, concurso e convite.
Leilão, concurso e leilão.
Se durante a fase externa do pregão, o licitante desatender às exigências para habilitação, que medida, segundo a Lei 10.520, de 17 de julho de 2002, deverá ser tomada pelo pregoeiro para que um licitante seja declarado vencedor:
Aceitar a oferta do licitante, uma vez que o objeto atende às especificações definidas pelo edital.
Anular o procedimento licitatório e efetivar a contratação direta, por dispensa de licitação.
Examinar as ofertas subsequentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital.
Anular o procedimento licitatório e efetivar a contratação direta, por inexigibilidade de licitação.
Abrir a oportunidade para que os licitantes apresentem novas propostas, independente de suas qualificações, até obter aquela mais vantajosa para a administração.
Analise as afirmativas a seguir:
I – Os contratos exigidos com clareza e precisão como condições para sua execução.
II – Os contratos decorrentes de dispensa de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.
III – A autoridade competente não poderá exigir prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.
IV – É permitido o contrato com prazo de vigência indeterminado.
V – O instrumento de contrato jamais poderá ser substituído por outros instrumentos hábeis, como a nota de empenho da despesa. Após análise das afirmações descritas, considere as normas da Lei 8.666/93, e assinale a alternativa CORRETA:
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens I e V estão corretos.
Apenas os itens II e V estão corretos.
Apenas os itens III e IV estão corretos.
Em relação ao procedimento licitatório do pregão previsto na Lei 10.520/02, considere as assertivas abaixo, julgando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.
( ) Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrente.
( ) Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade.
( ) É permitida a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
V, V, F, V
V, V, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V 25 Licensed to
V, V, V, F
O Capítulo II do Decreto 10.024/19 regulamenta aspectos relacionados à forma de conclusão, etapas, avaliação de julgamento das propostas e documentação referente ao pregão na forma eletrônica. Analisando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
O pregão, na forma eletrônica, será realizado quando a disputa ocorrer à distância e em sessão pública.
A abertura da sessão pública e envio de lances constituem uma etapa do pregão, na forma eletrônica.
A previsão de recursos orçamentários necessários é um dos documentos que deve instruir o processo relativo ao pregão, exceto na hipótese de pregão para registro de preços.
A última etapa do pregão, na forma eletrônica, é a habilitação.
Os critérios de julgamento empregados na seleção da proposta mais vantajosa para a administração serão as de menor preço ou maior desconto, conforme dispuser o edital.
A Lei 8.666/93 estabelece em seu artigo 66 e seguintes, como se deve dar a execução dos contratos administrativos. Segundo esse artigo, “o contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial”. Acerca da execução dos contratos, analise as assertivas a seguir: I – A execução do contrato deverá ser fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado. II – O contratado deverá manter preposto, aceito pela Administração, no local da obra ou serviço, para representá-lo na execução do contrato. III – Em se tratando de locação de equipamentos, o objeto será recebido provisoriamente, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com a especificação. IV – Poderá ser dispensado o recebimento provisório no caso de gêneros perecíveis. Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
I e II
I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
I, II, III e IV
Em relação as definições desenvolvidas no Art. 3° do Decreto 10.024/19, analise as afirmativas abaixo, julgando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Bens e serviços comuns são bens cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de padrões reconhecidos e usuais no mercado.
( ) Termo de Referência é o documento elaborado com base nos estudos técnicos preliminares.
( ) Estudo técnico preliminar é o documento que contém a definição precisa, suficiente e clara do objeto e indicação dos locais, das datas e dos horários em que poderá ser obtido o edital.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V, F, V
V, V, V
V, V, F
F, V, F
F, F, V
O Capítulo V do Decreto 10.024/19 dispõe sobre as questões relacionadas ao planejamento da contratação. Sobre o assunto, assinale a opção CORRETA:
O valor estimado ou valor máximo aceitável sempre possuirá caráter sigiloso
Os membros da equipe de apoio não poderão ser servidores do órgão ou da entidade promotora da licitação.
Caberá ao licitante interessado em participar do pregão, a forma eletrônica, remeter, no prazo estabelecido, exclusivamente via postal, os documentos de habilitação e a proposta.
Caberá a equipe de apoio conduzir os trabalhos do pregoeiro.
Caberá ao pregoeiro coordenar a sessão pública e o envio de lances.
{"name":"3º Simulado Online CHQAO - Meta9001", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"No início do século XX era necessária uma grande quantidade de trabalhadores nas linhas de produção e as fábricas tiveram grandes transformações no espaço geográfico brasileiro. A respeito dessas mudanças, assinale a alternativa correta., A respeito das características da industrialização brasileira a partir da década de 1980, analise as afirmativas abaixo. I. Ao longo da década de 1980, a ciranda financeira e as altas taxas de tributação, com a consequente perda do poder de compra dos impostos, levaram a um período de estagnação na produção industrial e ao baixo crescimento econômico. II. A abertura do mercado brasileiro aos bens de consumo e de capital, no começo dos anos 1990, exerceu forte influência no processo de industrialização brasileira e possibilitou modernizar o parque industrial e aumentar a produtividade, ao custo do aumento do desemprego estrutural. III. A abertura econômica propiciou a redução no número de empresas multinacionais no Brasil, resultado do aumento da competitividade e da modernização do parque industrial nacional. 4. A privatização de empresas estatais e a concessão de exploração dos serviços de transporte, energia e telecomunicações a empresas privadas nacionais e estrangeiras apresentavam apenas aspectos negativos à industrialização brasileira. São corretas apenas as afirmativas, A indústria brasileira ainda enfrenta vários problemas que aumentam os custos e dificultam a maior participação no mercado externo. Assinale abaixo a única opção que NÃO apresenta um desses problemas:","img":"https://www.quiz-maker.com/3012/CDN/89-4356137/industrializacao2.jpg?sz=1200"}
Powered by: Quiz Maker