SAÚDE COLETIVA
Saúde Coletiva: Quiz sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Teste seus conhecimentos sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) com este quiz informativo e abrangente. As DCNT são um desafio crescente para a saúde pública, e entender os fatores de risco, sintomas e prevenção é essencial para promover uma melhor qualidade de vida.
- 16 perguntas de múltipla escolha.
- Abordagens sobre diabetes, doenças cardiovasculares e muito mais.
- Recomendações atuais do Ministério da Saúde.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais DCNT são: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias, com quatro fatores de risco em comum, modificáveis. Assinale a alternativa correta acerca de um desses fatores de risco.
Fatores socioculturais
Condições socioeconômicas.
Doenças psicoemocionais.
Alcoolismo.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Diante do presente conceito, assinale a alternativa correta acerca de uma das principais DCNT:
Diabetes mellitus
Etilismo
Tabagismo
Síndrome da Imunodeficiência
As doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo. São fatores de riscos que impulsionam essas doenças, segundo o plano estratégico da Organização Mundial de Saúde, exceto:
Alimentos com agrotóxicos.
O uso do tabaco
Inatividade física.
Poluição do ar
Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um sinal ou um sintoma clássico de diabetes mellitus?
Poliúria
Polidipsia
Epistaxe
Perda inexplicada de peso
Polifagia
Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose. O Ministério da Saúde recomenda que a consulta de rastreamento para população-alvo de DM seja realizada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem da unidade básica de saúde, devendo os casos suspeitos ser encaminhados ao médico, em momento posterior, para confirmação ou não do diagnóstico.
Certo
Errado
Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose. Na rotina do Sistema Único de Saúde, recomenda-se que o manejo clínico do uso de insulina pela pessoa com DM do tipo 2 que necessite de múltiplas doses diárias seja prioritariamente realizado no ambulatório de especialidades.
Certo
Errado
Dentre as manifestações clínicas clássicas do diabetes e seus respectivos significados, pode ser citada a:
Polifagia: dificuldade para ingerir grande quantidade de alimento.
cetonemia: níveis aumentados de corpos cetonicos na urina.
Polidipsia: sede aumentada.
poliúria: aumento no intervalo entre as micções e débito urinário diminuído.
Letargia: erupção cutânea ocasionada pela retenção das escórias orgânicas.
O diabetes mellitus do tipo I é uma doença que acomete, na grande maioria, crianças e jovens. A complicação aguda do DM do tipo I, caracterizada clinicamente pela desidratação, respiração acidótica e alteração do nível de consciência é a:
Neuropatia diabética.
Vasculopatia diabética.
Cetoacidose diabética.
Alcalose metabólica.
retinopatia.
Aumentar a quantidade de exercícios físicos sem orientação ou sem ajuste na alimentação/medicação, pular refeições e os horários das refeições, comer menos do que o necessário são alguns dos fatores que podem ocasionar hipoglicemia em pacientes diabéticos:
Verdadeiro
Falso
Quem tem diabetes tem mais chances de ter pele seca, coceira e infecções por fungos e/ou bactérias, uma vez que a hiperglicemia favorece a desidratação ( a glicose rouba água do corpo):
Verdadeiro
Falso
A Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. De acordo com Portaria N° 483, de 1° de abril de 2014, qual sentença corresponde aos princípios da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas?
Acesso e acolhimento aos usuários com doenças crônicas prioritariamente na atenção básica.
Humanização da atenção, buscando-se a efetivação de um modelo centrado na doença crônica.
Articulação federativa entre os diversos gestores de saúde, mediante atuação fiscalizatória, responsável e centralizada.
Articulação entre os diversos serviços e ações de saúde, constituindo redes de saúde com integração e conectividade entre os diferentes pontos de atenção.
As doenças e agravos não transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. A respeito das DCNT é correto afirmar que:
as doenças cardiovasculares, crônicas, diabetes mellitus, neoplasias, insuficiência hepática e renal aguda são exemplos de DCNT.
O instrumento norteador da vigilância de DCNT é o plano de controle dos agravos causados por DCNT no Brasil (2011-2020).
dentre as ações executadas pela vigilância de DCNT, a caracterização da tendência temporal não deverá ser realizada, evitando assim impedir ações de baixo espectro.
os três componentes essenciais da vigilância de DCNT são o monitoramento dos fatores de risco, da morbidade e mortalidade das DCNT, e da avaliação das ações de assistência e reabilitação da saúde.
a vigilância de DNCT se configura como um conjunto de ações e processos que permitem conhecer a ocorrência, a magnitude e a distribuição das DCNT e de seus principais fatores de risco no país.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam um imenso desafio para a saúde e o desenvolvimento da humanidade. Elas são responsáveis por cerca de 36 milhões das mortes anuais e podem ainda ocasionar altas taxas de incapacidades, gerando sofrimentos aos pacientes e suas famílias. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde, em conjunto com outros ministérios, elaborou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT. Das opções a seguir, aquela que NÃO faz parte do Plano para DCNT é:
Redução da prevalência de tabagismo em 30%
Contenção do crescimento de obesidade em adultos
Aumento do consumo recomendado de frutas e hortaliças em 90%
Aumento da prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%
Sobre a fisiopatologia do diabetes mellitus tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. Os níveis de insulina endógena se apresentam aumentados. II. Há grande propensão ao desenvolvimento de cetoacidose. III. A elevação de ácidos graxos livres na corrente sanguínea contribui para a piora da resistência à insulina. Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas
III, apenas
I e II, apenas
I e III apenas
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Marque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as Falsas. ( ) Diabetes tipo I é resultado da destruição das células Beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, Beta levando à deficiência de insulina. ( ) Na Diabetes tipo II, há geralmente associação com aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos. ( ) A Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença dita "autoimune". ( ) Diabetes tipo 1, há uma grande influência genética agravada pela obesidade e sedentarismo. ( ) O cromo é essencial para a manutenção da glicose sanguínea, uma vez que potencializa a ação da insulina com a ativação da tirosina quinase localizada nos receptores insulínicos, tornando-os mais ativos pela ação da insulina. Com isso, a insulina consegue penetrar nesse receptor e carrear, com muito mais intensidade, a glicose que está circulando no sangue. Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
V – F – F – F – V.
V – V – V – F – F.
V – V – F – F – V.
F – V – F – F – V.
V – V – F – F – F.
{"name":"SAÚDE COLETIVA", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Teste seus conhecimentos sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) com este quiz informativo e abrangente. As DCNT são um desafio crescente para a saúde pública, e entender os fatores de risco, sintomas e prevenção é essencial para promover uma melhor qualidade de vida.16 perguntas de múltipla escolha.Abordagens sobre diabetes, doenças cardiovasculares e muito mais.Recomendações atuais do Ministério da Saúde.","img":"https:/images/course2.png"}
More Quizzes
Quiz
840
PICO AES FIPE - take the quiz
7418
Saúde
840
Teste de Controle da Asma (ACT_Asthma Test Control validado para português)
520
Quizz Grupo 5 - Direitos das pessoas com transtorno mental
10529
Indaiatuba está se tornando uma Ilha de Calor?
740
Teste os seus conhecimentos sobre Gestão de Resíduos
1050
Infertilidade
10510
COMO ESTÁ SEU CONSUMO DE ÁGUA?
13696
Quizz Violência no Adulto
1050
TDAH
6337
Quiz de Ergo
10510