Prova M4 Fisiologia part 2

A highly detailed illustration of the human kidney anatomy, focusing on the nephron structure, highlighting parts like the proximal tubule, loop of Henle, and collecting duct, with educational labels showing fun<wbr>ctions related to renal physiology.

Prova M4 Fisiologia Parte 2

Teste seus conhecimentos sobre fisiologia renal com esta quiz desafiador! Ideal para estudantes e profissionais da área da saúde.

Ao participar, você irá explorar tópicos como:

  • Reabsorção de bicarbonato
  • Sistema renina-angiotensina-aldosterona
  • Influencia do ADH na produção de urina
  • Aspectos hormonais e celulares do rim
8 Questions2 MinutesCreated by AnalyzingKidney47
11 - Analise as seguintes afirmativas: I- No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de bicarbonato através do trocador Na+- HCO3- . II- No túbulo distal ocorre a maior parte da reabsorção de bicarbonato através da reabsorção de Na+ . III- No túbulo proximal, quando o sódio é reabsorvido, o H+ é secretado para o lúmen e se combina com o bicarbonato filtrado para gerar CO2 e H2O. Estes penetram na célula para formar HCO3-, resultando na reabsorção de bicarbonato. Está(ã) correta(s):
A) I e II
B) I, II e III
C) I e III
D) II e III
E) somente III
12 - Quando a concentração de H+ ultrapassa a quantidade de HCO3- filtrado, o H+ tem que ser tamponado pelo sistema tampão fosfato e amônia, gerando novo bicarbonato. Analise as afirmativas: I- Na porção final do néfron, o H+ é secretado por uma H+- K+ ATPase e o H+ secretado no lúmen se combina com o tampão fosfato (HPO42-) produzindo H2PO4- , que é eliminado na urina. II - Para cada H+ excretado na forma de ácido titulável é gerada uma nova molécula de bicarbonato que é reabsorvida. III - No túbulo proximal o metabolismo da glutamina produz amônia (NH3), que é convertida em amônio (NH4+), secretado para o lúmen em troca de H+ . IV - No túbulo proximal o metabolismo da glutamina também produz glicose e esta é metabolizada a CO2 e água, que se combinam formando novo bicarbonato. Estão corretas:
A) I, II e III
B) I, III e IV
C) II, III e IV
D) I, II, III e IV
E) I, II e IV
13 - Ordene de 1 a 5 as etapas da reabsorção de bicarbonato no túbulo proximal.
A. (3 ) No interior da célula o CO2 combina-se com a água formando ácido carbônico que se dissocia em H+ e HCO3- .
B. ( 4) O HCO3- é reabsorvido através da membrana basolateral para o sangue.
C. ( 1) Reabsorção de Na+ na membrana luminal e secreção de H+ para o lúmen do túbulo.
D. ( 2) O H+ no lúmen se combina com o HCO3- filtrado formando ácido carbônico que se dissocia em CO2 e água.
14 - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira em relação à concentração e diluição de urina. 1- TÚBULO PROXIMAL INICIAL 2- RAMO DESCENDENTE DA ALÇA 3- RAMO ASCENDENTE ESPESSO DA ALÇA 4- DUCTO COLETOR SEM ADH 5- DUCTO COLETOR COM ADH
A. ( 3) Filtrado hipotônico (100mOsm) por reabsorção ativa de soluto.
B. ( 1) Filtrado isotônico (300mOsm).
C. ( 2) Filtrado hipertônico (1.200 mOsm) por reabsorção de água.
D. ( 5) Urina hiperosmótica (concentrada).
E. ( 4) Urina hiposmótica (diluída).
15 - Em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona, estão corretas as alternativas, EXCETO:
A) O sistema é ativado sempre que ocorre perda de volume e de pressão arterial, como em uma situação de hemorragia ou desidratação.
B) A queda da pressão arterial estimula as células justaglomerulares a liberarem a renina que age sobre o angiontensinogênio produzindo a angiotensia I e posteriormente, pela ação da ECA, a angiotensina II.
C) A angiotensina II estimula o córtex da glândula adrenal a produzir a aldosterona, e esta estimula a reabsorção de soluto e água nos túbulos renais.
D) A angiotensina II provoca constrição da arteríola eferente para manter constante a taxa de filtração glomerular em uma queda da pressão arterial.
E) A angiotensina II provoca constrição da arteríola aferente aumentando a taxa de filtração glomerular em um aumento da pressão arterial.
16 - Analise as seguintes afirmativas: I - Em uma situação de privação de água ocorre diminuição da osmolaridade plasmática, estimulando os osmorreceptores no hipotálamo anterior a produzir o ADH. II - Em uma situação de ingesta excessiva de água ocorre uma diminuição na osmolaridade plasmática inibindo os osmorreceptores no hipotálamo anterior e consequente inibição da liberação do ADH. III- A estimulação dos osmorreceptores hipotalâmicos provoca sede e secreção do ADH. O ADH aumenta a permeabilidade das células do ducto coletor à água. IV- Em ausência do ADH a permeabilidade à água é baixa e ocorre a produção de urina hiposmótica. Estão corretas:
A) I, II e III
B) II, III e IV
C) I, II e IV
D) I, III e IV
E) II e III
17 - A doença que é caracterizada por uma ausência de sensibilidade dos rins ao ADH e produção de grande volume de urina diluída é:
A) diabetes insipidus central.
B) diabetes mellitus tipo I.
C) diabetes mellitus tipo II.
D) diabetes insipidus nefrogênico.
E) síndrome da secreção inapropriada do ADH.
18 - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: 1- Células da parte final do túbulo distal e ducto coletor reguladas pela aldosterona. 2- Unidade funcional do rim. 3- Local de reabsorção obrigatória da água. 4- Local de reabsorção facultativa de água. 5- Células modificadas na arteríola aferente produzem renina.
A. ( 2) Néfron.
B. ( 4) Ducto coletor.
C. ( 3 ) Túbulo proximal.
D. (5) Células justaglomerulares.
E. ( 1) Células principais.
{"name":"Prova M4 Fisiologia part 2", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Teste seus conhecimentos sobre fisiologia renal com esta quiz desafiador! Ideal para estudantes e profissionais da área da saúde.Ao participar, você irá explorar tópicos como:Reabsorção de bicarbonatoSistema renina-angiotensina-aldosteronaInfluencia do ADH na produção de urinaAspectos hormonais e celulares do rim","img":"https:/images/course5.png"}
Powered by: Quiz Maker