Imunologia
Imunologia: Teste Seu Conhecimento
Descubra o quanto você sabe sobre imunologia com este quiz desafiador! Este teste foi elaborado para aprofundar seu entendimento sobre o sistema imunológico, suas células e os mecanismos de defesa do corpo humano.
Aproveite para:
- Aprender sobre células do sistema imunológico
- Compreender diferentes tipos de imunidade
- Testar seus conhecimentos de forma interativa
Qual a célula mais intensamente parasitada pelo vírus HIV, que afeta o sistema imunitário dos infectados, tornando-os muito suscetíveis aos agentes infecciosos que usualmente não causam doenças?
Linfócito B.
Linfócito T citotóxico.
Linfócito T helper (auxiliar) (T4).
Linfócito Th17.
Natural Killer.
Quais as células que, quando ativadas por antígeno específico, proliferam e se diferenciam em plasmócitos que secretam grande quantidade de anticorpos?
Linfócito T citotóxico.
Linfócito T helper (auxiliar).
Linfócito T "virgens".
Linfócito B.
Macrófago.
Célula originada na medula óssea, desenvolvida no timo e que atua na resposta imune mediada por célula:
Neutrófilo.
Linfócito T.
Eosinófilo.
Basófilo.
Linfócito B.
O Sistema Imune é composto por diversas células que, num primeiro momento, estão localizadas na corrente sanguínea. No momento de uma invasão por agente patogênico em um determinado tecido, essas células passam do vaso sanguíneo para o tecido conectivo em que irá exercer sua função de defesa. A célula e a passagem são, respectivamente, identificadas como:
Macrófagos e fagocitose.
Glóbulos brancos e endocitose.
Leucócitos e diapedese.
Leucócitos e endocitose.
Basófilos e pinocitose.
Na espécie humana, a defesa contra agentes patogênicos e substâncias estranhas que entram pelo tecido epitelial, que caracteriza a barreira de proteção primária do nosso corpo, é função do sistema imune. Com relação a esse sistema, é CORRETO afirmar que:
A imunidade humoral é mediada por uma célula efetora, o linfócito T citotóxico.
A resposta imunológica é desprovida de mecanismos de autorregulação e memória.
Todas as células do sistema imune são produzidas e diferenciadas na medula óssea, e saem maduras, prontas para sua atuação na defesa do nosso organismo.
A imunidade celular é mediada por uma molécula efetora chamada de anticorpo.
Os antígenos são as moléculas estranhas ao nosso organismo que provocam uma reação imune.
A pele é uma importante barreira física e química pertencente ao sistema imune inato, cuja função é impedir a entrada de toxinas, alérgenos e microrganismos invasores no tecido epitelial. Como um de seus mecanismos de defesa, a pele produz lisozima, uma enzima antimicrobiana produzida pelas células da superfície epitelial. Além dos epitélios, essa enzima pode ser produzida por outras células do organismo. Assinale a alternativa que apresenta o tipo celular correto.
Células natural killer.
Células hematopoiéticas.
Ce̝lulas de Paneth.
Células parietais.
Células de Merkel.
A lisozima, uma enzima do tipo glicosidase, é uma das substâncias produzidas na superfície epitelial cuja função é quebrar seletivamente a ligação β(1, presente no componente peptideoglicano da parede celular bacteriana. No entanto, estudos experimentais evidenciaram que essa enzima é mais eficaz contra bactérias gram-positivas do que contra bactérias gram-negativas. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta para a maior eficácia observada contra bactérias gram-positivas.
Bacte̝rias gram-positivas têm a parede celular de peptideoglicano exposta; bacte̝rias gram-negativas têm uma camada externa de lipopolissacari̝deos recobrindo o peptideoglicano.
Bacte̝rias gram-positivas têm a parede celular de flagelina exposta; bacte̝rias gram-negativas têm uma camada externa de lipopolissacari̝deos recobrindo o peptideoglicano.
Bacte̝rias gram-negativas têm a parede celular de peptideoglicano exposta; bacte̝rias gram-positivas têm uma camada externa de lipopolissacari̝deos recobrindo o peptideoglicano.
Bacte̝rias gram-positivas têm a parede celular de peptideoglicano exposta; bacte̝rias gram-negativas têm uma camada interna de lipopolissacari̝deos recobrindo o peptideoglicano.
Bacte̝rias gram-positivas têm a parede celular de peptideoglicano exposta; bacte̝rias gram-negativas têm uma camada externa de lectina recobrindo o peptideoglicano.
A imunidade inata é composta por células fagocitárias e células granulares, além de barreiras físicas e químicas. Parte das barreiras químicas consiste em substâncias com ação microbicida secretadas tanto pelas células do sistema imune quanto pelos tecidos lesados. As afirmativas a seguir se referem aos peptídeos antimicrobianos, secretados pelas células epiteliais e pelos fagócitos. Analise-as atentamente: I. Três importantes classes de pepti̝deos antimicrobianos dos mami̝feros são as defensinas, as catelicidinas e as histatinas. II. As ce̝lulas epiteliais secretam esses pepti̝deos nos li̝quidos que banham a superfi̝cie das mucosas, e os fago̝citos os secretam nos tecidos. III. As defensinas são uma classe ancestral evolutivamente conservada de pepti̝deos antimicrobianos e atuam rapidamente, rompendo a membrana celular de bacte̝rias, fungos e a membrana do envelope de alguns vi̝rus. IV. Acredita-se que o mecanismo de ação das defensinas envolva a inserção da região hidrofóbica na bicamada da membrana e a formação de um poro que produz um vazamento na membrana. V. Os organismos multicelulares produzem apenas um número restrito de defensinas. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s)
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas III e V.
Apenas IV.
Apenas V.
A pele, como um componente da imunidade inata, tem a função de proteger o organismo contra a invasão de microrganismos e a sensibilização por alérgenos. Sendo o maior órgão do corpo humano, e estando exposta a diferentes estímulos antigênicos, a pele precisa apresentar diferentes estratégias para proteção do organismo. A seguir estão listadas algumas dessas formas de defesa: I. betadefensinas; II. ácidos graxos; III. junções ocludentes; IV. Microbiota normal; V. pepsina. Assinale a alternativa que apresenta apenas formas de defesa da pele relacionadas com a imunidade inata.
I, II, III, IV e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, II e V.
I, II, III e IV.
O tecido epitelial não é encontrado apenas como um revestimento externo, que se chama de "pele". Ele está presente nos vasos sanguíneos e como revestimento de vísceras e órgãos. Em todos esses casos, ele atua como uma barreira natural do sistema imune e, conforme o local do organismo em que se encontra, produz substâncias antimicrobianas específicas. Nas alternativas a seguir, assinale aquela que completa corretamente a frase: As __________ constituem outra classe de pepti̝deos antimicrobianos e são constitutivamente produzidas pelas glândulas paratireoide, sublingual e submandibular da cavidade oral.
Fosfolipases.
Selectinas
Histatinas
Ficolinas
Criptidinas
Em se tratando de imunidade adaptativa, analise as afirmações: I- Podemos chamá-la de imunidade natural. II-Pode ser caracterizada devido a sua especificidade e apresenta uma notável característica de memorizar com quais antígenos nosso corpo já entrou em contato. III- As células que compõem a imunidade adaptativa são da linhagem mieloide. IV- Apenas os seres vertebrados apresentam imunidade adaptativa.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I está incorreta.
Apenas I, II e III estão incorretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Como podemos chamar os linfócitos que não tiveram contato com antígenos?
Linfócito T efetor.
Linfócito B efetor.
Natural killer.
Naïve
APC
Assinale a alternativa que representa as classes de linfócitos:
Linfócitos B, linfócitos T e defensinas.
Linfócitos, basófilos e leucócitos.
Linfócito T, linfócito B, APC e NK.
Linfócito B, linfócito T auxiliar, linfócito T citotóxico, linfócito T regulador e célula natural killer (NK).
Nenhuma das alternativas.
O complexo maior de histocompatibilidade (MHC) de classe II é responsável pela ativação de:
Basófilos
CD8
Anticorpos
APC
CD4
As imunoglobulinas produzidas pelas células B e pelas células plasmáticas são divididas em cinco classes ou isotipos. Assinale a alternativa que representa as isoformas apresentadas pelos anticorpos.
IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
IgA, IgD, IgE, IgG e IgC.
IgA, IgF, IgE, IgG e IgM.
IgA, IgD, IgE, IgG e IgN.
IgR, IgD, IgE, IgG e IgM.
Sobre as características da IgG, leia as afirmativas a seguir: I. É um anticorpo bivalente com a mais alta afinidade pelos antígenos. II. Presente em todos os líquidos extracelulares. III. Atua nas respostas alérgias, promovendo a liberação de histaminas pelos mastócitos. IV. Atravessa a placenta e fornece imunidade para o feto e recém-nascido. V. É a imunoglobulina mais abundante na resposta passiva mediada pelo leite materno. Estão corretas as alternativas:
I, III, IV e V.
I, II e IV.
II, III, IV e V.
II e IV.
III e V.
Para responder a essa questão, leia as seguintes afirmativas: I - Os anticorpos IgG patógeno-específicos constituem uma importante resposta de defesa do organismo humano, graças a uma enorme diversidade de reconhecimento antigênico, (...) II - (...) ocorrem rearranjos nos genes das imunoglobulinas em linfócitos B, que garantem essa diversidade. Pode-se afirmar que:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
Sobre as forças que participam da interação antígeno-anticorpo, assinale a alternativa correta:
A afinidade é a soma total das forças de interação, levando a valência em consideração.
Quanto maior for a constante de dissociação de um imunocomplexo, maior será a força de interação entre antígeno e anticorpo.
A valência é o somatório das forças de interação.
A afinidade é a medida da interação entre uma região CDR e seu epítopo específico, enquanto a avidez é relativa a todas as regiões CDR presentes em um anticorpo, considerando, assim, a valência.
A interação entre antígenos e anticorpos se dá por meio de ligações covalentes, não reversíveis e, portanto, não pode ser desfeita.
Os anticorpos monoclonais são produzidos em laboratório contra um antígeno específico. Esses anticorpos podem ser utilizados:
Para diagnóstico, incluindo a detecção de hormônios e proteínas, mas sua produção não é padronizada, o que acarreta em grande variabilidade de resultados.
Para tratamento, mas precisam ser anticorpos policlonais.
Como soros policlonais antiofídicos.
Ccomo tratamento para doenças como artrite reumatoide, agindo como anti-inflamatório.
Como tratamento para doenças como o linfoma não-Hodgkin, nas quais irão interagir com proteínas presentes em excesso, estimulando a morte celular.
A principal forma de produção de anticorpos monoclonais é o uso de hibridomas. Sobre essa tecnologia, julgue as seguintes afirmativas: I. A produção do anticorpo específico é feita pelo linfócito B fusionado à célula de mieloma. II. Os linfócitos B são deficientes para a produção de nucleotídeos. III. As células de mieloma apresentam capacidade ilimitada de divisão celular. IV. O meio seletivo de crescimento irá separar somente os linfócitos B específicos que produzem anticorpos de alta afinidade. Estão corretas as alternativas:
I e IV
II e IV
I e III
Somente III
III e IV.
As ce̝lulas T virgens (T0) são assim ditas quando ainda não foram apresentadas a antígenos. O processo de apresentação de antígenos envolve células da imunidade inata, como as células apresentadoras de antígeno (APCs), que fagocitam, processam e apresentam o antígeno para as células virgens T0 nos linfonodos. No entanto, nem todas as células T virgens apresentam potencialidade de se tornar uma célula citotóxica. Assinale a alternativa que apresenta uma célula com esse potencial.
Eosinófilo.
Célula dendrítica.
Linfócito CD4.
Célula Natural Killer (NK).
Linfócito CD8.
Há diferentes tipos de linfócitos T e cada um deles apresenta uma função específica. Os linfócitos T citotóxicos causam morte direta das células que interagem com eles. Qual é o principal objetivo de defesa do linfócito T citotóxico?
Defesa frente a vírus intracelulares.
Defesa frente a parasitas.
Defesa frente a vírus extracelulares.
Opsonização de patógenos.
Sinalização da resposta imune adaptativa humoral.
Há diferentes subpopulações de células T CD4 após sua ativação, sendo cada uma delas funcionalmente distinta. Essa variação é provocada pela ampla variedade de patógenos e injúrias teciduais com as quais o sistema imune precisa lidar e eliminar para manter a homeostase. Umas dessas subpopulações de células são os linfócitos Th2. Assinale a alternativa que aponta corretamente a função efetuada por essa subpopulação celular.
Está relacionada com a resposta extracelular frente a bactérias.
Está relacionada com a autoimunidade.
Auxilia no controle das infecções por parasitas e desencadeia a resposta humoral.
Está relacionada ao controle de bactérias que podem causar infecções intravesiculares em macrófagos.
Está associada à estimulação da atividade bactericida dos macro̝fagos.
Da mesma maneira que as células T se tornam efetoras, é necessário que haja um controle da resposta adaptativa para evitar a indução de danos, tais como as doenças autoimunes. Uma subpopulação de células T CD4 está envolvida nesse processo de modulação da resposta imune adaptativa. Assinale a alternativa que aponta corretamente o subtipo de células T responsável por essa função.
Reguladoras
Citotóxicas
NK
Auxiliar
CD8
Há outra população de linfócitos que é fundamental na resposta adaptativa por participar da imunidade humoral e também permitir o surgimento de memória imunológica. Essas células são os linfócitos B, estimulados a produzir diferentes classes de anticorpos pelos linfócitos T auxiliares. Assinale a alternativa que aponta corretamente o mecanismo pelo qual ocorre a ativação do linfócito B.
Por meio da secreção de citocinas.
Granzimas
Perforinas
Complemento
Interferon-G.
As imunoglobulinas são proteínas circulantes produzidas pelos vertebrados em resposta à exposição a estruturas não próprias. São amplamente variáveis, têm capacidade de reconhecimento e são os mediadores primários da imunidade humoral contra todas as classes de microrganismos. Qual isotipo representa a principal imunoglobulina do sistema imune adaptativo?
IgA
IgM
IgG
IgD
IgE
Sobre os isotipos de anticorpos, os locais onde são encontrados e suas funções, leia as seguintes afirmativas: I. Anticorpos da classe IgE interagem com os mastócitos e estão envolvidos na resposta alérgica e na defesa contra vermes. II. As IgG são o isotipo de anticorpo mais abundante nos líquidos do corpo, inclusive sangue e linfa. III. As IgA são os primeiros anticorpos secretados durante uma resposta primária à infecção. Está(ão) correta(s):
I.
I, II e III.
II e III.
I e III.
I e II.
Na imunidade adaptativa humoral, após a ativação do linfócitos B, é gerada uma glicoproteína com função de eliminação dos microrganismos extracelulares invasores. Sobre a resposta mediada por anticorpos, analise as afirmativas a seguir: I. As IgG opsonizam os microrganismos, facilitando a fagocitose. II. A IgG e a IgM ativam o sistema complemento através da via clássica e dos produtos do complemento, promovendo a fagocitose ou a destruição direta dos microrganismos. III. A IgA pode ser encontrada nas secreções das mucosas, tendo como principal função a neutralização de microrganismos presentes no lúmen dos tratos respiratórios e gastrintestinal. IV. A IgG materna é transportada ativamente através da placenta e protege o recém-nascido até que o sistema imunológico do lactente amadureça. V. Alguns plasmócitos secretores de anticorpos migram até a medula óssea e vivem durante anos, continuando a produzir baixos níveis de anticorpos. Assinale a alternativa correta.
Apenas a V está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II, III e V estão corretas.
Os anticorpos são glicoprotei̝nas compostas de uma unidade ba̝sica de quatro cadeias polipepti̝dicas. Essa unidade consiste em duas cadeias pesadas e duas cadeias leves. As cadeias polipepti̝dicas dos diferentes anticorpos variam muito quanto à sequência de aminoa̝cidos, e as diferenças nas sequências estão concentradas na região aminoterminal de cada tipo de cadeia, conhecida como a região varia̝vel. Qual é a característica apresentada pelos anticorpos em virtude da variabilidade na região aminoterminal?
Memória
Seleção clonal.
Especificidade.
Opsonização
Neutralização
A estrutura dos anticorpos também pode ser estudada por meio dos fragmentos que surgem a partir da digestão enzimática. Como se chamam os fragmentos gerados a partir da ação de proteases vegetais sobre um anticorpo, os quais demonstram as funções efetoras e de ligação ao antígeno?
Fab e Fc.
Epítopo e Fc.
Epítopo e Fab.
Cadeia pesada e cadeia leve.
Cadeia leve e região constante.
O processo de maturação e a diferenciação das células T naíves ocorre no órgão denominado Timo, onde as APCs apresentam peptídeos pelo MHC I e II, que agirão como coestimuladores para que os linfócitos T passem a expressar a porção CD, se ocorrer falha nesse processo e o linfócito T auto-reativo reconhecer o próprio como não próprio. De acordo com o enunciado, marque a alternativa correta sobre o processo de eliminação, no qual a célula deve sofrer após reconhecimento do MHC com antígenos próprios.
Morte celular por autofagia.
Morte celular programa por necrose.
Morte celular por apoptose.
Morte celular por anergia.
Morte celular por anoxia.
O complexo principal de histocompatibilidade (MHC) é um conjunto formado por moléculas presentes na membrana celular das APCs. Ele é extremamente importante no processo de maturação e diferenciação dos linfócitos T nos órgãos linfoides, pois pela apresentação de peptídeos ligados aos MHCs, ocorre a ativação dos receptores de células T (TCRs) para ligação e a diferenciação dos linfócitos T CD em células T CD8+ e T CD4+. Em relação aos ligantes dos subtipos de MHC às células T específicas, marque a opção correta:
O MHC de classe I é expresso nas células T CD8+.
O MHC de classe II está presente nos linfócitos T CD4+ e B.
O MHC de classe I se liga aos antígenos apresentados pelas células T CD8+ e T CD4+.
O MHC de classe II apresenta os antígenos das células T CD8+ para as T CD4+.
O MHC de classe I ativa as T CD8+ pela apresentação de antígenos ao TCR.
Com os avanços nas pesquisas desenvolvidas contra o câncer, entender que o tumor não é apenas uma massa de células aberrantes faz com que possamos compreender melhor o processo de desenvolvimento e patogenia tumoral. Atualmente, sabemos que o tumor está rodeado por diversos tipos de células do sistema imune. Essas células circulantes formam o microambiente próprio tumoral, que está relacionado à tentativa de morte das células tumorais. Sobre as células natural killer presentes no microambiente tumoral, marque a resposta certa em relação às suas funções:
A NK se liga na célula tumoral que não expressa MHC I por um ligante próprio e consegue eliminá-la.
A NK se liga no MHC II da APC para realizar a morte celular.
A NK se conecta ao MHC presente na célula tumoral com objetivo de realizar a morte celular.
A NK apresenta os seus ligantes para os linfócitos T que irão eliminar o tumor.
A NK a presenta o MHC I para a célula tumoral que irá sofrer morte celular.
O HLA desempenha um papel fundamental no reconhecimento e apresentação de antígenos do doador e na identificação do grau de compatibilidade do entre doador-receptor. Se não houver histocompatibilidade, ou não for significativa, os antígenos do doador irão desencadear um processo de rejeição do enxerto no paciente transplantado. Sobre o HLA, marque a alternativa correta: I - A prova cruzada é o teste utilizado para diagnóstico genético dos HLA I e II. II - A genotipagem é realizada para localizar o HLA no braço curto do cromossomo 6. III - Compatibilidade entre HLA-DR é mais significativa que HLA-A e B para sobrevida do enxerto. IV - O enxerto alogênico é transplantado com 100% de histocompatibilidade com o receptor.
Alternativas I e II.
Alternativas II e III.
Alternativas III e IV.
Apenas III.
Apenas IV.
Os pacientes que foram submetidos a transplantes alogênicos necessitam fazer uso de drogas imunossupressoras para evitar a rejeição. No entanto, no pré-operatório, também são administradas medicações como os bloqueadores de IL-2 de forma profilática, para evitar que os anticorpos possam ser formados no pós-operatório e causar danos a longo prazo. Com relação ao enunciado, marque a resposta correta:
Causa rejeição hiperaguda.
Causa rejeição aguda.
Causa rejeição crônica.
Causa hipersensibilidade.
Causa rejeição por apoptose.
Quanto ao sistema complemento, podemos afirmar que: I. Pode ser ativado apenas pela ligação antígeno-anticorpo e, por isso, faz parte da resposta imune adaptativa. II. Representa uma forma de proteção inata, pois as proteínas do complemento estão presentes no sangue ao nascer e podem defender o organismo mesmo antes de ele ativar a imunidade adaptativa. III. Tem como objetivo destruir microrganismos invasores por lise celular, ativar o processo inflamatório e eliminar complexos imunes. Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa III está correta.
O sistema imune tem inúmeras formas de combate aos agentes nocivos ao nosso corpo, que podem interagir entre si. Sejam células ou produtos químicos produzidos, a eficiência desse intrincado sistema é impressionante. O sistema complemento é uma das engrenagens do sistema imune. No que ele consiste?
É uma cascata de aminoácidos.
O complemento reveste a superfi̝cie das bacte̝rias e das parti̝culas virais extracelulares, tornando-as mais facilmente fagocita̝veis.
Sem essa cobertura proteica, muitas bacte̝rias são mais facilmente fagocitadas, em especial aquelas que são recobertas por espessas ca̝psulas de polissacari̝deos.
É uma cascata proteica que tem como principal objetivo produzir anticorpos.
É uma cascata proteica contendo menos de 30 proteínas insolúveis que circulam na forma ativa pelos nossos tecidos.
Um organismo afetado por uma infecção bacteriana ou viral irá ativar o sistema complemento por clivagem por qual proteína?
C1
C4
C3
C5
C9
O sistema complemento é composto por mais de 30 proteínas, que, quando ativadas, desencadeiam um evento em cascata. Elas podem ser ativadas por meio de três vias, que são:
Vias clássica, alternativa e paralela.
Vias clássica, alternativa e da lectina.
Vias clássica, alternativa e da selectina.
Vias clássica, secundária e da lectina.
Vias inicial, alternativa e da lectina.
No tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna, dá-se ênfase ao transplante de células-tronco hematopoiéticas alogênicas e ao fármaco eculizumabe, um anticorpo monoclonal humanizado que bloqueia a ativação do complemento terminal no nível _____ e previne a formação do complexo de ataque à membrana. Marque a alternativa que corretamente completa a frase.
C3
C1
C9
IC3b
C5.
{"name":"Imunologia", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Descubra o quanto você sabe sobre imunologia com este quiz desafiador! Este teste foi elaborado para aprofundar seu entendimento sobre o sistema imunológico, suas células e os mecanismos de defesa do corpo humano.Aproveite para:Aprender sobre células do sistema imunológicoCompreender diferentes tipos de imunidadeTestar seus conhecimentos de forma interativa","img":"https:/images/course7.png"}