PSICOPATOLOGIA II REVISÃO B2

Create a thought-provoking and engaging illustration representing psychological concepts, focusing on themes like human behavior, emotional conflicts, and the complexity of sexual disorders, with a balance of professional and artistic styles.

Explore a Deeper Understanding of Psychopathology

Test your knowledge on psychopathology and sexual disorders with our comprehensive quiz. Delve into key concepts, definitions, and psychological theories that shape our understanding of human behavior.

Prepare yourself with essential topics such as:

  • Paraphilias
  • Sexual aversions
  • Psychosexual development
  • Personality disorders
  • Therapeutic approaches
14 Questions4 MinutesCreated by InsightfulMind42
Name:
Pode ter origem em diferentes fatores, que podem variar de pessoa para pessoa. Alguns possíveis fatores que contribuem para incluem: Experiências traumáticas: Traumas sexuais passados, como abuso sexual, estupro ou experiências sexuais coercitivas, podem levar a associações negativas e aversão ao sexo. Crenças culturais ou religiosas: Algumas crenças culturais ou religiosas podem promover uma visão negativa do sexo, resultando nesse estado. Disfunção sexual: Certos problemas de saúde sexual, como disfunção erétil, vaginismo, dor durante o sexo (dispareunia) ou problemas de excitação, podem levar à aversão sexual como uma resposta de proteção contra a dor ou o desconforto. Conflitos emocionais ou relacionais: Questões emocionais, como ressentimento, raiva, medo de intimidade, falta de confiança ou problemas relacionais podem contribuir para esse estado. Transtornos de ansiedade ou depressão: Transtornos de ansiedade, como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno de pânico, assim como a depressão, podem influenciar negativamente o desejo e o interesse sexual, levando a esse estado. Esses fatores se referem à possíveis origens da:
Gênero
Parafilia
Fetichismo
Aversão sexual
Compulsão sexual
Leia o excerto a seguir sobre os meios de abordagem mais utilizados pelos pedófilos virtuais: Mensageiro instantâneo - Programa que permite a comunicação instantânea entre pessoas, individualmente ou em grupo, através de textos, voz ou videoconferência. Essa ferramenta permite ainda o intercâmbio de vídeos e fotos. Ex: MSN Messenger, Google Talk, Skype, ICQ, entre outros. Chat - Canal de um determinado site que é utilizado, exclusivamente, para bater papo. As salas de bate-papo são divididas por temas e idade, porém, é impossível garantir a veracidade das informações fornecidas pelos usuários. Blog e Fotolog - É um registro divulgado na internet, como se fosse um diário, onde o usuário escreve suas idéias, angústias, desejos, e também pode incluir informações pessoais e fotos. E-mail - É um serviço de correio eletrônico, que permite ao usuário enviar e receber mensagens (textos, fotos, etc.) Redes de relacionamento - São espaços virtuais capazes de reunir indivíduos e instituições com afinidades ou objetivos comuns, mantendo e ampliando relacionamentos interpessoais. Ex: Orkut, MySpace, entre outros. Fonte: https://www.mpsc.mp.br/navegacao-segura-na-internet-e-combate-a-pedofilia/sobre-a-pedofilia A Responda, qual linha de intervenção para o tratamento de um paciente diagnosticado com esse transtorno é o recomendado segundo o artigo Avaliação e tratamento do Transtorno Pedofílico?
Como as mídias sociais podem influenciar negativamente a saúde mental e quais seus benefícios?
Segundo nossos estudos a respeito de parafilias, transtornos sexuais, o que representa o fetiche para a psicologia? Explique em no máximo 5 linhas.
O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição) classifica os transtornos de personalidade em três grupos: grupo A, grupo B e grupo C. No grupo A, são encontrados os transtornos de personalidade cujas características são descritas como estranhas ou excêntricas. Esses transtornos estão relacionados a dificuldades na interação social e podem ser percebidos como peculiares pelos outros.
Transtorno de Personalidade Esquiva, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Esquizoide.
Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Esquizoide, Transtorno de Personalidade Dependente.
Transtorno de Personalidade Paranóide, Transtorno de Personalidade Esquizoide, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Esquiva.
Transtorno de Personalidade Paranóide, Transtorno de Personalidade Esquiva, Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Esquizoide.
Paranoide, esquizoide, esquizotípico.
Podemos começar entendendo o desenvolvimento psicossexual pensando no seguinte conceito: À medida que uma pessoa cresce fisicamente, certas áreas do corpo se tornam importantes como fontes de uma frustração em potencial, fontes de prazer ou fontes de ambas, tanto prazer como frustração. Cada um dos 5 estágios psicossexuais está associado a um conflito específico. Esse conflito deve ser resolvido antes que o indivíduo possa avançar com êxito para o próximo estágio. Fonte: Desenvolvimento Psicossexual: as 5 fases de Freud - Saúde Interior (saudeinterior.org) Quais são os cinco estágios do desenvolvimento psicossexual propostos por Freud são? Assinale a alternativa correta:
Estágio oral - Estágio anal - Estágio fásico - Estágio de latência - Estágio genital.
Estágio oral - Estágio anal - Estágio fálico - Estágio de latência - Estágio sexual.
Estágio oral - Estágio carnal - Estágio fálico - Estágio de latência - Estágio genital.
Estágio oral - Estágio anal - Estágio fálico - Estágio de latência - Estágio genital.
Estágio oral - Estágio anal - Estágio fágico - Estágio de latência - Estágio genital.
Qual o principal foco da terapia humanista existencial?
O homem é um ser consciente e, portanto, responsável somente por sua existência.
É possibilitar o autoconhecimento e a auto compreensão, visando a resolução de conflito, a produção de uma consciência de si- mesmo e uma abertura do ser às possibilidades de autorrealização.
Tanto uma como outra buscam uma atitude fundamental, que não se expressa por definições simples e lógicas, pois antecede a toda lógica.
O indivíduo sente-se num mar de dor e desatino, e sua estrutura psicológica fica comprometida, levando-o a sentir frustração e tormento.
A consideração positiva incondicional, a empatia, a congruência.
O que é a teoria do inconsciente coletivo criada por Carl Jung na escola psicologia analítica?
Segundo a teoria do inconsciente coletivo de Carl Jung, configuram uma espécie de herança psíquica, significados que herdámos como grupo social e que, de certa forma e segundo esta teoria, incidem sobre o nosso comportamento e as nossas emoções.
Deriva da forma como nos adaptamos ao mundo; são nossas máscaras, nossa maneira de ser socialmente.
É representado pelos sentimentos e ideias reprimidas, desenvolvidas durante a vida de um indivíduo.
Segundo a teoria do inconsciente coletivo de Carl Jung, configuram uma espécie de herança psíquica.
A TCC se pauta no tratamento das queixas do paciente que são trazidas no momento da procura pelo tratamento. Ou seja, seu foco principal parte do sofrimento que o indivíduo está vivenciando naquele momento da sua vida. De acordo com a afirmativa descrita, a TCC tem como objetivo: Assinale a alternativa correta:
A TCC tem como objetivo promover o reforço positivo , técnica que visa, por meio da introdução de recompensas, incentivar e consolidar comportamentos desejados.
A TCC tem como objetivo promover mudanças no comportamento para que as pessoas aprendam a lidar com as fases psicossexuais de criança
A TCC tem o autoconhecimento e a autocompreensão, para que o sujeito em seu próprio ser encontre a resolução de conflitos, com a produção de uma consciência de si-mesmo e uma abertura do ser às possibilidades de autorrealização
A TCC tem como objetivo promover mudanças no comportamento para que as pessoas aprendam a lidar com as suas emoções e demandas pessoais usando as suas habilidades cognitivas.
A TCC tem como objetivo autoconhecimento e compreensão de si mesmo como responsável por suas escolhas e consequências sobre si e sobre os outros, através de suas experiências vivenciadas, encontrando no conhecer a si mesmo a resposta para o equilíbrio.
Qual a intervenção para transtorno de personalidade na abordagem TCC?
Foca o presente, os problemas no aqui e agora, é educativa, objetiva orientar o paciente a ser o seu próprio terapeuta. As sessões da TCC são estruturadas, se propõe ensinar os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais, as técnicas diversas, objetivando as mudanças do pensamento, do humor e do comportamento dos pacientes.
Foca o presente, os problemas no aqui e agora, é educativa, objetiva orientar o paciente a sempre precisar de um terapeuta. As sessões da TCC são estruturadas, se propõe ensinar os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais, as técnicas diversas, objetivando as mudanças do pensamento, do humor e do comportamento dos pacientes.
Foca o passado, os problemas no aqui e agora, é educativa, objetiva orientar o paciente a ser o seu próprio terapeuta. As sessões da TCC são estruturadas, se propõe ensinar os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais, as técnicas diversas, objetivando as mudanças do pensamento, do humor e do comportamento dos pacientes.
Foca o presente, os problemas no aqui e agora, é educativa, objetiva orientar o paciente a ser o seu próprio terapeuta. As sessões da TCC são semi estruturadas, se propõe ensinar os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais, as técnicas diversas, objetivando as mudanças do pensamento, do humor e do comportamento dos pacientes.
Foca o presente, os problemas no aqui e agora, é educativa, objetiva orientar o paciente a ser o seu próprio terapeuta. As sessões da TCC são estruturadas, se propõe ensinar os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais, as técnicas diversas, objetivando as mudanças do teraupeta.
A teoria psicológica que aborda a regressão é a teoria psicanalítica, desenvolvida por Sigmund Freud. Segundo essa teoria, a regressão ocorre quando um indivíduo volta a um estágio anterior de desenvolvimento psicossexual em resposta a situações de estresse ou ansiedade. De acordo com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, a regressão é definida como "Um mecanismo de enfrentamento que envolve a repetição de estágios anteriores de desenvolvimento em resposta ao estresse." Assinale "V" para asserção verdadeira ou "F" para Falsa.
True
False
Com o lançamento da 5a edição do DSM, há distinção entre o comportamento humano atípico e o comportamento decorrente de um transtorno, que é aquele que causa sofrimento, ameaça física ou psicológica para si ou para o bem-estar de outros indivíduos. De acordo com a nova classificação, a maioria das pessoas com interesses sexuais atípicos não tem um transtorno mental. Para o diagnóstico do transtorno parafílico, o DSM-5 requer que a pessoa com interesses sexuais atípicos: • sinta angústia pessoal sobre o seu interesse sexual, não apenas sofrimento resultante da desaprovação da sociedade, ou • tenha desejo ou comportamento sexual que envolva o sofrimento psicológico, lesões ou morte de outra(s) pessoa(s), ou prática sexual que envolva pessoas que não querem ou que sejam incapazes de dar o seu consentimento legal. Adicionalmente, no DSM-5 a nomenclatura dos transtornos parafílicos é revisada. O Masoquismo Sexual no DSM-IV, por exemplo, passa a ser denominado Transtorno do Masoquismo Sexual no DSM-5. Fonte: LUCENA e ABDO, 2014. USP/SP. Qual das seguintes alternativas representa corretamente as principais parafilias de acordo com o DSM-V? ?
Transtorno de Exibicionismo, Heterossexualidade, Transtorno de Voyerismo, Transtorno de Masoquismo, Transtorno de Sadismo.
Transtorno de Fetichismo, Frotteurismo, Pedofilia, Transtorno de Homossexualidade, Transtorno de Voyerismo.
Voyerismo, Homossexualidade, Fetichismo transvéstico, Pedofilia, Sadismo.
Transtorno de Fetichismo transvéstico, Transtorno de Heterossexualidade, Frotteurismo, Pedofilia, Masoquismo.
Transtorno de Voyerismo, Transtorno de Homossexualidade, Fetichismo transvéstico, Pedofilia, Sadismo.
Leopold von Sacher-Masoch, mais conhecido como Conde Masoch, foi um escritor austríaco do século XIX. Ele ficou famoso por suas obras literárias que exploravam temas eróticos, sendo o autor que deu origem ao termo "masoquismo". Já o Marquês de Sade, cujo nome era Donatien Alphonse François de Sade, foi um escritor francês também do século XIX. Ele é conhecido por suas obras que exploram temas de também de libertinagem, sendo o autor que deu origem ao termo "sadismo". Ambos os escritores tiveram grande influência na literatura erótica e filosófica, e seus nomes se tornaram associados aos conceitos de masoquismo e sadismo, respectivamente. Fonte: Nathanson, Shelby. Bite Me: Sadomasochistic Gender Relations in Contemporary Vampire Literature. 2014. Tese de Licenciatura. STARS: Showcase of Text, Archives, Research & Scholarship. Qual das seguintes opções descreve corretamente a diferença entre masoquismo e sadismo? Está correto o que se afirma em:
O masoquismo envolve a obtenção de prazer através da submissão e dor infligida a si mesmo, enquanto o sadismo envolve a obtenção de prazer através da infligição de dor e dominação sobre outros.
O masoquismo envolve a obtenção de prazer através da infligição de dor e dominação sobre outros, enquanto o sadismo envolve a obtenção de prazer através da submissão e dor infligida a si mesmo.
O masoquismo e o sadismo são termos intercambiáveis e referem-se à mesma prática de obtenção de prazer através da dor e submissão.
O masoquismo e o sadismo são termos intercambiáveis e referem-se à mesma prática de obtenção de prazer através da infligição de dor e dominação sobre outros.
O masoquismo e o sadismo são comportamentos patológicos associados a transtornos mentais, e não estão relacionados à obtenção de prazer através da dor.
{"name":"PSICOPATOLOGIA II REVISÃO B2", "url":"https://www.quiz-maker.com/QPREVIEW","txt":"Test your knowledge on psychopathology and sexual disorders with our comprehensive quiz. Delve into key concepts, definitions, and psychological theories that shape our understanding of human behavior.Prepare yourself with essential topics such as:ParaphiliasSexual aversionsPsychosexual developmentPersonality disordersTherapeutic approaches","img":"https:/images/course5.png"}
Powered by: Quiz Maker